O que se estuda em Psicologia? Conheça 10 matérias desse curso!

psiclologa-sorrindo

Hoje você vai conhecer as principais matérias de Psicologia, um dos cursos mais famosos e cobiçados das universidades.

A Psicologia é a área que estuda os processos mentais e os comportamentos humanos. Ela busca analisar as estruturas intelectuais e emocionais do ser humano com o intuito de buscar soluções para problemas que afetam a nossa vida.

Se você gosta de entender a mente humana e de cuidar do bem-estar de outras pessoas, fique ligado neste post!

1. Psicologia, Ciência e Profissão

Essa matéria de Psicologia não é tão técnica. Na verdade, ela foca no comportamento esperado do profissional da área. Nela você irá refletir sobre os códigos de ética da profissão e entender quais são os limites de atuação do psicólogo

Assim como em qualquer área da Saúde, existem condutas que devem ser respeitadas na relação entre profissional e paciente. Quer um exemplo?⁉

É dever do psicólogo manter em sigilo as informações do paciente durante o processo de terapia, a menos que isso seja pedido pela Justiça. Essas e tantas outras regras é um dos pontos que você verá nessa disciplina. 

2. Neuroanatomofisiologia

Essa tem um nome bem grande, não é mesmo?😂No entanto, é uma das matérias de Psicologia mais essenciais para entender a mente humana. Ela estuda as ligações do sistema nervoso humano. 

Além de entender as funções de cada neurônio cerebral, você conhecerá também outras partes do cérebro humano como cerebelo, lobo temporal, lobo frontal etc.🧠 Afinal, conhecer a anatomia do cérebro é essencial para entender o funcionamento de várias doenças.  

3. História da Psicologia

Essa é uma das matérias introdutórias do curso de Psicologia. O objetivo dela é abordar a história dessa ciência desde os seus primórdios até a evolução dos dias de hoje. 

Aqui você vai conhecer as principais ideias discutidas nesta área, assim como conhecerá diversos autores renomados como Wilhelm Wundt, o pai da Psicologia científica.

Além de outros grandes nomes da História e suas teorias: Emil Kraepelin, Ivan Pavlov, Jean-Martin Charcot, Josef Breuer, Granville Stanley Hall, Sigmund Freud, entre outros.

4. Psicologia Social 

A Psicologia Social é uma das matérias de Psicologia e também uma das áreas de atuação de um psicólogo. Essa área de estudo tem como objetivo entender e avaliar a relação das pessoas umas com as outras. E, assim, entender como essas relações influenciam nas estruturas da sociedade. 

pessoas conversando
A Psicologia Social é fundamental para entender como funcionam as estruturas da sociedade e como as relações são formadas a partir disso. Fonte: Shutterstock.

Este estudo é muito importante, pois permite que o psicólogo entenda ações e fenômenos de natureza social. Portanto, o estudante estará apto a trabalhar não só em pesquisas, mas em áreas de bastante contato com pessoas como: assistência social, recursos humanos, comunicação social etc. 

5. Psicologia Escolar e Educacional

Esta disciplina aborda dois ramos diferentes. A Psicologia Escolar é uma das áreas de atuação que o psicólogo pode trabalhar. Enquanto a Psicologia Educacional é uma área de conhecimento da ciência psicológica. 👩‍🏫

Mas para que o profissional atue na prática escolar, em contato com estudantes de uma escola, é preciso conhecer bem a Psicologia Educacional. O seu objetivo é:

  • avaliar e ajudar nas dificuldades de aprendizado dos estudantes:
  • entender o processo cognitivo de cada criança e adolescente;
  • entender como as experiências familiares influenciam no desempenho dos alunos;
  • oferecer ajuda aos professores em relação ao conteúdo escolar;
  • e ajudar na adaptação e inclusão de crianças especiais. 

6. Desenvolvimento Humano I e II

Essa matéria divide-se em duas partes no curso de Psicologia. Mas tanto numa, quanto na outra, abordam os aspectos evolutivos do homem. 

Você sabia que as experiências da infância influenciam na personalidade do adulto?🧒 Além de ser ponto crucial para entender transtornos e crenças limitantes.

Por isso, esta disciplina dedica-se a entender a constituição da infância e suas relações com a vida adulta. Seja no desenvolvimento físico, psicológico, emocional ou intelectual do ser humano. 

7. Matrizes do Pensamento em Psicologia 

Se você sonha em trabalhar como psicólogo clínico, ter seu próprio consultório e clientes, precisará escolher uma abordagem de trabalho! Isso é algo vital!

As abordagens da Psicologia são referenciais teóricos que te ajudarão a analisar o comportamento e as emoções das pessoas. Existem diversas abordagens na Psicologia, em sua maioria elas são baseadas em 4 Matrizes de Pensamento. São elas:

  • Psicanálise — é baseado na ideia de que muitas das escolhas, emoções e comportamentos são originados de informações perdidas na inconsciência; 
  • Behaviorismo — baseia-se na ideia de que todos os comportamentos são resultados de experiências de repetição e condição. Por exemplo, muitos treinamentos de animais costumam ser baseados nessa abordagem psicológica;
  • Existencial Humanista — a Psicologia Humanista é baseada na ideia de que o paciente tem a responsabilidade por sua felicidade, logo é um linha de pensamento que valoriza a auto-realização;
  • Cognitiva-Comportamental —  é uma matriz de pensamento que busca, durante o processo terapêutico, desconstruir crenças do paciente que influenciam diretamente no seu comportamento. 

8. Psicologia Organizacional e do Trabalho I e II

Mais uma das matérias de Psicologia que também é uma área de atuação do psicólogo. A Psicologia Organizacional e do Trabalho são duas áreas diferentes, mas complementares. Afinal, as duas estudam as relações humanas no ambiente de trabalho.

A Psicologia Organizacional estuda o clima entre as pessoas que fazem parte de uma comunidade de trabalho. Enquanto a Psicologia do Trabalho avalia os estímulos de uma pessoa nas atividades do trabalho em si. 

O psicólogo especializado na área pode atuar no setor de RH das empresas ou como gestor de equipes. Aliás, essa é uma área na qual o psicólogo é muito valorizado. Já pensou em atuar nela? 😉

9. Psicopatologia I e II

Essa é uma das disciplinas mais importantes da graduação. É essencial para quem quer atuar como psicólogo clínico. Ela estuda os transtornos mentais, como por exemplo:

  • depressão;
  • transtorno obsessivo-compulsivo (TOC);
  • transtorno bipolar;
  • transtornos alimentares;
  • transtorno de personalidade borderline etc.

10. Psicologia Hospitalar

A Psicologia Hospitalar é um ramo que estuda a saúde mental de pacientes internados em unidades hospitalares. Como nas enfermarias, unidades de terapia intensiva, ambulatórios,  centros cirúrgicos etc. 

psicologia-hospitalar
A Psicologia Hospitalar é fundamental para ajudar os pacientes e familiares a lidar melhor com esses momentos difíceis. Fonte: Shutterstock.

Essas pessoas passam por situações e estímulos delicados que podem interferir no seu bem-estar. Por isso, nesta disciplina o estudante aprende técnicas específicas para ajudar os pacientes a se adaptarem à realidade hospitalar. 🏥👨‍⚕️

Veja também: Gostou das matérias do curso de Psicologia? Então assista esse vídeo que preparamos com todos os detalhes sobre o curso de Psicologia da Anhanguera. Não deixe de conferir!

Conheça o Hub de Saúde e Bem-estar

Agora que você sabe o que se estuda em Psicologia e as matérias de Psicologia, que tal começar os estudos e realizar seu sonho?

No Hub de Saúde e Bem-estar da Anhanguera, você tem acesso a diversos cursos voltados para a área da saúde, como Psicologia. Quer tirar dúvidas, ver preços, conhecer as áreas de atuação e descobrir qual é o melhor curso para você?

Não deixe o futuro na área da saúde para depois! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular de Psicologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que uma pessoa formada em Psicologia pode fazer?

O profissional formado em Psicologia pode atuar de diversas formas. Por exemplo, pode auxiliar em diagnósticos e tratamento de doenças psicológicas em clínicas.

Também pode contribuir na gestão de equipes em empresas, auxiliar pacientes hospitalares, detectar dificuldades de aprendizado em escolas, aplicar conhecimentos da Psicologia para resolver crimes, entre muitos outros.

Como saber se a faculdade de Psicologia é para mim?

A faculdade de Psicologia é ideal para os profissionais que gostam de trabalhar com pessoas e gostam de pesquisar sobre a mente humana.

Afinal, o perfil do psicólogo exige um ótimo relacionamento interpessoal, empatia, boa comunicação, olho apurado e observador. Além disso, para estudar Psicologia é preciso gostar muito de ler e ter perfil analista. 

Qual é a diferença entre psicólogo e terapeuta?

A diferença entre um psicólogo e um terapeuta é que o psicólogo é alguém formado em Psicologia. Enquanto o terapeuta é um psicólogo que atua com psicoterapia clínica.  

Logo, o terapeuta também tem graduação em Psicologia, mas pode ter outras especializações em diferentes abordagens da Psicoterapia,.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima