O que é sistema nervoso? Entenda suas funções e os órgãos que fazem parte dele!

neuronios-

Se você quer entender de uma vez o que é sistema nervoso e porque ele é tão importante para os estudos da Neurociência, hoje vamos tirar suas dúvidas!🧠

Acompanhe as principais funções desse sistema no corpo humano, como ele é formado e as principais características dos órgãos que fazem parte dele. Confira agora e fique preparado para os estudos!📚

O que é sistema nervoso?

O sistema nervoso, também conhecido como sistema neural, é uma rede de nervos que envia estímulos do corpo para o cérebro. Portanto, ele é responsável por comunicar ao cérebro diversas ações voluntárias e involuntárias, como por exemplo: correr, andar, ou ações vitais como respirar, bater o coração etc. 

Para entender o que é sistema nervoso, é preciso entender que ele é essencial para sobrevivermos. Afinal, ele avisa o cérebro sobre feridas no corpo por meio da dor. Dessa forma, o seu cérebro é capaz de se prevenir, ou se defender mediante as ameaças, e, assim, manter a sua sobrevivência. 

Quais são as funções do sistema nervoso?

O sistema nervoso tem diversas funções no organismo humano.Todas elas tem o intuito de preservar o corpo. Além disso, o sistema nervoso tem ligações sensíveis com outros sistemas do corpo, como o sistema sensorial, excretor, reprodutor, digestório e muitos outros. Conheça agora as principais funções do sistema nervoso!

Sensitiva

A função sensitiva do sistema nervoso é formada pelos neurônios receptores, ou seja, receptores sensitivos. Seu objetivo é levar as sensações dos órgãos de sentido para o cérebro; como a pele, ouvidos, olhos, nariz e boca.👁‍🗨👄

Assim, esses receptores são os responsáveis por avisar ao cérebro sobre estímulos, dores, ameaças etc. 

Transmissora

A função transmissora é realizada pelas células nervosas, também conhecidas como neurônios conectores. 

Eles tem como objetivo conectar os receptores sensitivos até o cérebro, ou seja, sua função é analisar, processar e armazenar as informações que foram enviadas ao cérebro. Por isso, essas células do sistema nervoso têm efeito transmissor. 

Motora

Por fim, a função motora é responsável pela última fase do processo de transmissão sensitiva. Ela é formada pelos neurônios motores, ou efetuadores. 

Responsável por enviar a mensagem processada para os órgãos efetores, ou seja, que efetuam as ações do corpo, como por exemplo, os músculos, as glândulas etc. 

Qual é a composição do sistema nervoso?

O sistema nervoso é composto por duas subdivisões: o Sistema Nervoso Central e o Sistema Nervoso Periférico.

O primeiro é composto pelo crânio (encéfalo) e a medula espinhal, logo, sua função é processar as informações, tomar decisões e ações. Enquanto o segundo, é formado por uma rede de nervos e gânglios, que tem função de transmitir estímulos do corpo para o sistema nervoso central e os órgãos efetores. 

sistema-nervoso
O sistema nervoso central é composto pelo cérebro e pela medula espinhal. Fonte: Shutterstock.

Quer entender melhor a formação de cada um desses sistemas? Conheça, a seguir, todos os órgãos que formam o sistema nervoso!😉

Quais são os órgãos do Sistema Nervoso Central?

Cérebro

Quem não conhece nosso famoso cérebro, não é mesmo?🧠Este órgão faz parte do encéfalo e está situado no sistema nervoso central. É o órgão mais importante do sistema nervoso, pois ele armazena informações da memória, criatividade e lógica. 

Além disso, as suas funções são baseadas na divisão de hemisférios: enquanto o lado esquerdo cuida do raciocínio, o lado direito é responsável pela criatividade humana.  

Cerebelo

O cerebelo é uma parte do encéfalo e está situado entre o cérebro e o tronco encefálico. Ele é muito importante no sistema nervoso, pois é responsável pela movimentação voluntária do corpo, como a postura, o equilíbrio, a aprendizagem corporal etc. 

Quando o cerebelo é afetado por lesões, você pode ter dificuldades motoras, como falta de coordenação motora, problemas na movimentação muscular, entre outros.  

Tronco encefálico

O tronco encefálico também é encontrado no encéfalo, e está entre o diencéfalo e a medula espinhal. Sua principal função no sistema nervoso é conectar as estruturas nervosas do cérebro para a medula espinhal. 

Dessa forma, ele é responsável por práticas vitais, como controle da pressão arterial, respiração e batimentos do coração. 

tronco-encefalico
O tronco encefálico é responsável por ligar as estruturas do cérebro com as da medula espinhal. Fonte: Shuttterstock.

Medula espinhal

Outro órgão do sistema nervoso central, a medula espinhal é uma espécie de cordão de tecido que possui células nervosas. 

Ela está situada na parte interna da coluna vertebral. Sua principal função é conectar impulsos nervosos do corpo para o encéfalo, dessa forma, ela impulsiona os movimentos musculares. 

coluna-vertebral-
A medula espinhal está dentro da coluna vertebral e contém células nervosas. Fonte: Shutterstock.

Quais são os órgãos do Sistema Nervoso Periférico?

Gânglios

O Sistema Nervoso Periférico é formado por gânglios, que são conjuntos de neurônios que existem fora do sistema nervoso central. Eles servem para interligar células nervosas aos sistemas do organismo. Os gânglios nervosos podem se dividir em: gânglios sensitivos e gânglios autônomos.

Nervos

Os nervos são feixes de fibras nervosas, e envoltos por tecido conjuntivo, que estão distribuídos em todo o corpo humano. 

Sua principal função é comunicar as informações sensitivas do sistema nervoso periférico ao sistema nervoso central. Logo, os nervos podem ser classificados como: nervos raquidianos ou espinhais, e nervos cranianos.

Veja também: Preparamos esse vídeo para você que gosta da área da saúde e está pensando em seguir nela. Não deixe de conferir!

Invista na faculdade e aprenda mais!🤓

Por fim, você descobriu o que é sistema nervoso, quais são as suas funções e conheceu um pouco mais da anatomia humana. Esses conhecimentos fazem parte da grade curricular de diversos cursos na área da saúde. 📚

Logo, se você tem interesse na área, nada melhor do que conhecer quais são as melhores faculdades de saúde. E, assim, investir numa carreira que possui mais de 50% de demanda no mercado. Para isso, o Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera te ajuda!

No Núcleo da faculdade Anhanguera você tem acesso a informações de vários cursos da área da saúde, como por exemplo, Psicologia, Ciências Biológicas, Medicina, Farmácia, Biomedicina, Fisioterapia e muito mais. Assim, você pode tirar dúvidas, conhecer preços dos cursos e as áreas de atuação. Ficou curioso?
Então, venha conferir o Núcleo de Saúde e Bem-estar Anhanguera! 💙

1 comentário em “O que é sistema nervoso? Entenda suas funções e os órgãos que fazem parte dele!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima