O que é anatomia? Entenda a área que estuda o corpo humano!

aula-anatomia-

Um dos principais focos da área de biomédicas é o estudo do corpo humano, suas funções e como ele é regulado. Saber o que é anatomia é apenas o primeiro passo para avaliar o corpo e trabalhar na área de saúde, bem-estar e cuidados.

Esse é um campo de conhecimento muito mais antigo do que algumas pessoas imaginam. Acompanhe e entenda melhor o que é anatomia e como essa área de estudos é formada.

O que é anatomia?

A anatomia é o campo de conhecimento que estuda a organização e estruturação dos seres vivos, em essência. Dentro da área biomédica, o termo geralmente é usado para se referir ao estudo da anatomia humana em específico.

Dentro dessa área, é incluído o estudo de todos os componentes do corpo, desde suas substâncias químicas fundamentais, sua organização e como estes blocos básicos formam sistemas complexos. O fato de que outros seres vivos têm estruturas similares aos seres humanos também contribui bastante para esses estudos.

Como esse campo de estudos surgiu?

O estudo da anatomia, no geral, vem desde a antiguidade. Pode-se, até, estimar que a pré-história tinha sua própria encarnação dessa ciência, nos cortes de animais e preparação das carnes. Porém, o estudo da anatomia humana em si remonta à Grécia Antiga, em torno de 300 a.C.

Os principais nomes dessa época foram Erasístrato e Herófilo, dois estudiosos da Escola de Alexandria. Suas observações e dissecações do corpo humano foram referência para o desenvolvimento de vários conhecimentos, mas a prática da dissecação foi proibida no ano 2 d.C., por razões principalmente religiosas e éticas.

No próximo século, o maior avanço no estudo da anatomia foi feito por Galeno e Andreas Vesalius, médico dos gladiadores do imperador Marco Aurélio, no século III d.C. Seus estudos foram baseados principalmente na dissecação de animais e observações dos gladiadores durante o tratamento.

O estudo aprofundado da anatomia só pode ser retomado no século XVI, principalmente graças a Andrea Vesalius. Sua principal obra, De humani corporis fabrica, finalizada em 1543, continha várias ilustrações do corpo humano, obtidas através da dissecação. Ele foi um grande defensor dessa técnica como a melhor forma de descobrir as funções do corpo humano.

Muitas dessas descobertas se tornaram referência para os estudos da anatomia humana moderna. Sem suas ilustrações e seu posicionamento firme em defesa das técnicas de estudo, seria bem mais difícil chegar ao nível de conhecimento atual.

Quais são os métodos da anatomia?

Além de entender o que é anatomia humana, também é importante lembrar que ela vem em vários tipos. Esses critérios de divisão ajudam cientistas e estudiosos a se comunicar melhor em sua documentação.

Confira aqui os dois métodos principais de divisão do estudo da anatomia.

Método de observação

O primeiro critério usado é a forma como a estrutura do corpo é observada. Afinal, isso impõe alguns limites no que pode ser visto com clareza e no escopo das conclusões. Existem dois métodos de observação usados nesse campo.

O primeiro deles é a observação macroscópica, quando o corpo é estudado sem o auxílio de aparelhos, focando nas estruturas que podem ser vistas e compreendidas a olho nu. A segunda é a microscópica, onde são observadas estruturas menores, como as células, o que requer o auxílio de aparelhos.

Ambos os métodos de observação devem ser levados em conta no estudo da anatomia. Uma observação macroscópica é mais eficiente para notar os efeitos visíveis de certas mudanças no corpo. Já a microscópica auxilia no entendimento de processos mais sutis, mas que ainda têm grande efeito na saúde e bem-estar.

Método de estudo

O segundo critério é a forma como o corpo humano é estudado. Isso inclui as ferramentas usadas e sua metodologia. Dentro desse espectro, existem três categorias.

Um estudo sistêmico, ou descritivo, separa o corpo em sistemas orgânicos. Por exemplo, sistema respiratório, circulatório, nervoso etc. E cada um desses sistemas orgânicos é estudado separadamente.

sistema-nervoso
A anatomia sistêmica separa o corpo em sistemas. Fonte: Shutterstock.

A anatomia topográfica, ou regional, divide o corpo de acordo com suas regiões, mas sem divisão entre funções orgânicas. Esse método deixa mais fácil comunicar quais partes do corpo são observadas, mas raramente oferece uma visão completa de cada sistema.

partes-do-corpo
A anatomia topográfica divide o corpo em partes. Fonte: Shutterstock.

Também vem ganhando força um estudo holístico da anatomia humana. Isso significa olhar para todos os componentes do corpo como um todo, entendendo cada sistema e como eles se influenciam.

Assim como acontece na divisão por método de observação, ambos os métodos de estudo apresentam suas próprias utilidades.

Um estudo sistêmico é focado em uma função corporal, que remete às especialidades médicas. Um estudo topográfico dá uma visão mais plural e facilita a divulgação de descobertas. Uma visão holística requer mais tempo e trabalho, mas tem melhores chances de promover o bem-estar dos pacientes.

Como a anatomia é estudada na faculdade?

Quando você chega a um curso da área biomédica, é certo que terá aulas explicando o que é anatomia em diversas outras nuances. Na medicina, naturalmente, esse tema engloba vários campos de especialização. Também há maior ênfase na prática desses estudos, para que o estudante entenda com clareza como cada órgão e sistema funcionam.

Porém, existem outros cursos que também abordam esse estudo. A psicologia, por exemplo, tem suas raízes na medicina, além de abordagens que levam em conta esses sistemas orgânicos. Sendo assim, também é comum incluir matérias voltadas para a neuroanatomia em sua grade curricular.

Se você tem interesse em cursar a área biomédica, então certamente já teve algum contato com o estudo da anatomia desde cedo, mesmo que apenas por curiosidade. Aqui, conseguimos aprender um pouco mais sobre suas origens e como ela é estruturada é um bom ponto de partida para seus estudos.

Amplie seus horizontes na Anhanguera!

Entender o que é anatomia é apenas o primeiro passo para quem deseja atuar na área de biomédicas. Seja com pesquisa científica, seja atuando diretamente com pacientes na promoção de saúde e bem-estar. 

A Anhanguera tem diversos cursos voltados para o setor, com infraestrutura, aulas práticas e tudo que você precisa para aprender sobre anatomia. Visite o HUB do Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera e veja mais sobre os cursos oferecidos nas áreas de medicina e afins.

Perguntas Frequentes

O que é posição anatômica?

É a posição padrão usada nos estudos de anatomia, para facilitar a descrição de certas estruturas do corpo.

Uma pessoa em posição anatômica está de pé, olhando para o horizonte, membros inferiores juntos, membros superiores estendidos para baixo, formando um pequeno ângulo em relação ao tronco, e com as palmas das mãos voltadas para frente.

Qual é a diferença entre anatomia e fisiologia?

A anatomia é um estudo da forma do corpo humano.

Já a fisiologia é um estudo principalmente das funções do corpo.

Quem criou o termo Anatomia?

O termo foi cunhado pelo grego Teofrasto, no século III a.C., responsável por várias dissecações.

A palavra vem de anatemnō, que significa “cortar em partes”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima