O que é sistema digestório? Entenda suas funções e os órgãos que fazem parte dele!

sistema digestorio

Como muitas pessoas, você deve se perguntar o que é sistema digestório, como ele funciona e que órgãos fazem parte dele. Afinal, esse é um dos sistemas mais importantes do corpo humano. 

Para sanar suas dúvidas e te ajudar nos estudos, seja da escola, ou para o vestibular, preparamos este artigo incrível! Confira! 🤓

Afinal, o que é sistema digestório?

O sistema digestório, antes conhecido como sistema digestivo, é um conjunto de órgãos do corpo humano que atua no processo de digestão de alimentos. 🍽 Portanto, ele é responsável por facilitar a absorção de nutrientes importantes para a sobrevivência humana. 

Após a ingestão da comida, o alimento passa por uma série de órgãos, como a boca, a faringe, o estômago e os intestinos. Além de passar por processos mecânicos e químicos, que transformam as substâncias e as levam para outras células. 

Quais são as funções do sistema digestório?

Como você viu antes, o sistema digestório é composto por diversos órgãos que são complementares entre si. 

Cada um exerce uma função importante no processo de quebra dos alimentos, pois as substâncias não podem ser absorvidas da mesma forma em que digerimos os alimentos. Assim, as principais funções do sistema digestório são:

  • absorver proteínas, líquidos, nutrientes, carboidratos e lipídios; 🥗🥘
  • produzir barreiras físicas como mecanismos de defesa de microrganismos estranhos, ou alimentos nocivos ao corpo da pessoa;
  • eliminar as substâncias indesejáveis dos alimentos por meio das fezes.

Como funciona o processo digestivo?

O processo digestivo pode demorar até 12 horas para finalizar a digestão de cada refeição consumida. Ninguém imaginava que demoraria tanto, não é mesmo?😨Mas isso é normal, afinal, o processo possui muitas etapas, que são conhecidas como:

  • Mastigação — essa é a etapa de mastigação primária dos alimentos, onde a boca e os dentes quebram os alimentos em partes com a ajuda da saliva. 
  • Deglutição — depois da primeira etapa, a deglutição ocorre quando o alimento chega até a faringe e, em seguida, é conduzido até o esôfago. 
  • Ingestão — é quando os alimentos são introduzidos no estômago e se misturam com secreções, como ácido clorídrico e enzima pepsina. 
  • Digestão — nesta etapa é onde os alimentos são quebrados em partes ainda menores. Além disso, a mistura com o ácido clorídrico e as enzimas facilitam a absorção das proteínas.
  • Absorção — esta etapa é realizada pelo intestino delgado e o intestino grosso. Nela acontece a absorção da maioria das partes ingeridas, onde o corpo retém aquilo que é benéfico para ele.
  • Defecação — por fim, na última etapa é eliminado as partes que não foram digeridas durante o processo digestório, essa etapa acontece por meio da excreção do anús. 

Quais são os órgãos do sistema digestório?

Boca

O boca é o órgão que tem o objetivo de mastigar os alimentos e então quebrá-los. Ela é formada por bochechas, língua, palatos duros e moles. Na boca acontece o processo de salivação, que ajuda na transformação química dos alimentos em moléculas de glicose e maltose, por exemplo. 👅

Faringe

A faringe é uma espécie de tubo muscular que induz os alimentos da boca para o esôfago. Portanto, ele age por meio da garganta, chegando até o outro lado do esôfago. 

Durante o processo digestivo, a faringe ainda conta com o auxílio da epiglote, que evita a ligação da faringe com a laringe e, assim, os alimentos não são induzidos para o canal respiratório. 

Esôfago

O esôfago é um tubo muscular que começa depois da faringe e liga a garganta ao estômago. Este órgão é responsável por movimentos involuntários que transportam os alimentos para o estômago da forma esperada. 

Estômago

O nosso tão famoso estômago é, de longe, o principal órgão da cadeia digestiva. Responsável pela etapa de digestão, ele está situado no abdômen e é dividido em 4 partes: cárdia, fundo, corpo e piloro. 

O estômago auxilia na produção de secreções gástricas, também conhecidas por suco gástrico. A função do suco é quebrar os alimentos armazenados no estômago e facilitar a absorção de proteínas do que foi mastigado. 

estomago
O estômago é responsável pela etapa de digestão dos alimentos. Fonte: Shutterstock.

Intestino delgado

O intestino delgado é o responsável pela absorção e envio dos nutrientes para os sistemas do corpo. Este órgão fica próximo do intestino grosso e possui 3 partes: duodeno, jejuno e íleo. Cada parte é responsável por transformar as proteínas em aminoácidos.

Depois da passagem no intestino delgado, as substâncias que não forem desejáveis para absorção das células, vão formar uma pasta que será enviada para o intestino grosso. 

Intestino grosso

Esse órgão é o responsável por receber as substâncias indesejadas e transformá-las em fezes para a sua eliminação. O intestino grosso é formado por 3 partes: ceco, cólon e reto. 

O ceco tem a função de receber a pasta do intestino delgado e absorver água recebida. Já o cólon armazena essas substâncias por algumas horas, até serem excluídas pelo reto e o ânus.

O intestino grosso é responsável por receber as substâncias indesejadas e transformá-las em fezes para a sua eliminação. Fonte: Shutterstock.

Órgãos anexos

Os órgão anexos são as glândulas salivares, língua, dentes, fígado, pâncreas e vesícula biliar. 

Eles são chamados de anexos, pois têm apenas a função de criar secreções gástricas, que fazem parte do processo digestório e auxiliam na absorção dos alimentos. Ou seja, eles não têm contato com os alimentos como o resto do sistema digestório. 

Aprenda mais com o Hub de Saúde e Bem-estar 📚

Por fim, você pôde entender o que é sistema digestório, quais são suas funções, principais órgãos e como ele funciona. Esses conhecimentos são vitais no currículo de vários cursos da área de saúde, como Nutrição, Ciências Biológicas, Enfermagem, Farmácia etc. 

Portanto, se você tem interesse na área da saúde, nada melhor do que conhecer quais são as opções de faculdades e, quem sabe, investir na carreira clínica. 😊

No Hub de Saúde e Bem-estar da faculdade Anhanguera você tem acesso a informações de vários cursos da área. Pode tirar dúvidas, conhecer os preços dos cursos, as áreas de atuação e descobrir qual é a melhor para você. Venha conhecer o Hub de Saúde e Bem-estar da Anhanguera! 💛

Perguntas Frequentes

Quais são as principais doenças do sistema digestório?

As doenças que afetam o sistema digestivo são conhecidas como doenças gastrointestinais, e são consideradas doenças crônicas. 

As principais doenças do sistema digestivo são: gastrite, apendicite aguda, câncer no estômago ou de cólon, prisão de ventre, pancreatite, refluxo, infecção intestinal, cálculo na vesícula, síndrome do intestino irritável, úlcera gástrica etc.

O que é bom para regular o sistema digestivo?

Para regular o sistema digestivo é importante investir numa alimentação saudável e rica em alimentos com fibras. Além disso, é necessário beber muita água, pelo menos 2 litros de água por dia.

Como os problemas estomacais também estão relacionados ao estresse, é vital buscar práticas que melhorem a qualidade de vida, como fazer exercícios físicos e evitar situações estressantes.

Qual médico cuida do sistema digestório?

O gastroenterologista é o médico que cuida do sistema digestório. Portanto, ele é responsável por tratar doenças relacionadas aos órgãos que fazem parte do sistema digestivo.

Como por exemplo, doenças do estômago, intestino delgado, intestino grosso, vesícula biliar, pâncreas e fígado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima