O que faz um Psicólogo? Conheça 7 funções desse profissional!

psicologa-sorrindo

Você descobriu que deseja seguir carreira na área da Psicologia e está curioso para saber o que faz um psicólogo em seu dia a dia de trabalho? Esse profissional estuda a mente e seu comportamento, identificando problemas relacionados a essas questões, bem como ajudar no tratamento de distúrbios e de doenças mentais.

Além do atendimento clínico, o profissional pode trabalhar em empresas, escolas e hospitais, já que o mercado de trabalho é amplo e tem crescido nos últimos tempos. Se quer saber o que faz um psicólogo em sua rotina de atuação, continue a leitura!

1. Oferece apoio aos pacientes internados

Uma das funções do psicólogo é oferecer apoio aos pacientes internados, com o objetivo de auxiliá-los a enfrentar o sofrimento e as apreensões por estarem em um hospital — longe de casa e passando por procedimentos muitas vezes dolorosos e invasivos.

Nesses casos, a pessoa pode ficar emocionalmente frágil e desenvolver sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Logo, em conjunto com outros profissionais da saúde, os psicólogos ajudam os pacientes a equilibrar suas emoções e superar o desconforto psicológico.

2. Auxilia no alívio do sofrimento enfrentado pelo paciente

A Psicologia Clínica é uma das áreas mais ocupadas pelos profissionais. Se quer saber o que faz um psicólogo nesse campo de atuação, saiba que ele é responsável pela prevenção, alívio e compreensão dos transtornos psicológicos sofridos pelo paciente.

As sessões acontecem de modo presencial, mas também é permitido fazer atendimentos de orientações online. Logo, em alguns casos, os psicólogos podem usar a internet para entrar em contato com a pessoa e exercer seu trabalho.

psicologa-problemas
O Psicólogo auxilia na prevenção e no alívio do sofrimento psíquico enfrentado pelo paciente. Fonte: Shutterstock.

3. Intervém em situações que afetam o desenvolvimento cognitivo de alunos

Os psicólogos são cada vez mais requisitados no ambiente escolar, sendo importantes desde a educação básica até o ensino superior. O objetivo é acompanhar os processos de aprendizagem, levando em conta não apenas a aquisição de conteúdos, mas também o aprendizado por socialização.

psicologa-adolescente
Esse profissional também intervém em situações que afetam o desenvolvimento cognitivo e a capacidade de aprendizagem de alunos. Fonte: Shutterstock.

Desse modo, o psicólogo intervém em várias questões que afetam o desenvolvimento cognitivo e socioemocional dos alunos, incluindo transtornos emocionais, problemas de relacionamento com os colegas, dificuldades familiares etc.

Além disso, os profissionais também propõem orientação vocacional e direcionam o estudante diante de outros possíveis conflitos.

4. Investiga e estuda as manifestações psíquicas das crianças

Se tem dúvidas sobre o que faz um psicólogo, saiba que ele também pode trabalhar com crianças, investigando e estudando suas manifestações psíquicas, o que inclui características cognitivas, perceptivas, linguísticas, físicas e emocionais.

Esse tipo de psicologia é destinado principalmente às crianças de 3 a 11 anos, e pode ser feito de maneira individual ou em grupo, dependendo dos problemas a serem tratados. Os psicólogos ajudam as crianças a se restabelecerem de maneira saudável, além de orientar os pais para a continuação do processo de melhora em casa.

psicologa-crianca
O Psicólogo também pode trabalhar com crianças, investigando e estudando suas manifestações psíquicas. Fonte: Shutterstock.

Logo, é fundamental ter cuidado no modo de falar, pois as palavras usadas podem criar um ambiente de confiança, no qual os psicólogos conseguem colher a informação sobre o que está acontecendo com a criança.

5. Estuda a interação do ser humano com o grupo o qual está inserido

Quem trabalha na área da Psicologia Social não analisa somente transtornos individuais, mas estuda os seres humanos em interação com o grupo nos quais estão inseridos. Trata-se de um importante campo de pesquisa para entender o comportamento em sociedade.

Os psicólogos sociais realizam atividades em todos os espaços que envolvem interação entre grupos, como centros de referência em atenção social, grupos de apoio de interesses diversos, instituições privadas, organizações do terceiro setor etc.

6. Auxilia atletas durante campeonatos esportivos

Os atletas profissionais não necessitam apenas de músculos para vencer: também é essencial que a mente esteja em equilíbrio com o corpo. Assim, a atuação dos psicólogos vem aumentando dentro dos clubes e das agremiações.

O objetivo dos profissionais é auxiliar os atletas em processo de vitória, de derrota, de concentração e de ansiedade e até orientar em problemas relacionados às substâncias proibidas.

O psicólogo deve desenvolver atividades individuais ou em grupos, prestando um atendimento a toda a equipe. Além disso, também é um aliado em casos de organização pós-carreira, ajudando na preparação para a aposentadoria.

Muitos atletas podem se sentir perdidos ou desesperados nesse momento, e acabam se envolvendo com bebidas ou drogas. O psicólogo é um verdadeiro aliado nessa transição de carreira.

7. Atua no diagnóstico e no tratamento de disfunções cerebrais

O psicólogo também estuda as limitações e as possibilidades de pessoas que tenham algum comprometimento neurológico. Por essa razão, é possível se especializar em Neuropsicologia, uma área bastante buscada pelos profissionais.

Se tem dúvidas sobre o que faz um psicólogo nesse campo, saiba que ele é responsável por atuar no tratamento e diagnóstico de disfunções cerebrais, além de oferecer conhecimentos importantes sobre a influência dos aspectos orgânicos no comportamento humano.

Essa área tem sido procurada principalmente no caso de adolescentes e crianças com transtornos de desenvolvimento ou de aprendizagem. A intervenção e a avaliação neuropsicológica, junto ao trabalho de outros profissionais podem fazer toda a diferença na aprendizagem e na rotina dos pacientes.

Veja também: Se interessou pela área da Psicologia e deseja seguir carreira nela? Então assista o vídeo que preparamos sobre o salário do Psicólogo no Brasil. Não deixe de conferir!

Inicie uma carreira de sucesso na Anhanguera!

Agora que já sabe o que faz um psicólogo em seu dia a dia de trabalho, saiba que existem ótimas opções de atuação para os profissionais recém-formados. Por isso, caso esteja interessado nesse curso, lembre-se de escolher uma boa faculdade para ter uma formação completa.

Na Anhanguera, você encontrará uma estrutura e corpo docente qualificado para preparar o estudante nas principais áreas da Psicologia com maior empregabilidade. Por lá, você também encontra bolsas de estudos que ajudam a concretizar o seu sonho de ingressar no ensino superior! Gostou do conteúdo e quer estudar em uma ótima faculdade?

De o primeiro passo em uma carreira de sucesso! Inscreva-se no curso de Psicologia da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

É difícil passar em Psicologia?

É comum que muitos estudantes que desejam ingressar no curso de Psicologia se perguntem se é difícil passar no vestibular dessa área. Saiba que não é complicado ser aprovado, mas é necessário ter bastante dedicação aos estudos.

Para isso, é muito importante pesquisar as instituições de ensino que oferecem essa graduação, ler o edital completo da prova de Psicologia e fazer um bom cronograma de estudos.

Quais as desvantagens de ser psicólogo?

Muitas pessoas conhecem as vantagens de ser um psicólogo, como horário de trabalho flexível, visualização da melhoria dos outros etc. Contudo, também existem algumas desvantagens de atuar na profissão.

Uma delas é encontrar um tempo para os clientes, dificuldade para achar um bom emprego, aumento do nível de estresse e preconceito sobre a profissão.

O que o psicólogo não pode fazer?

O psicólogo, assim como outros profissionais, devem seguir seu trabalho de acordo com o código de ética da profissão. Contudo, como ele lida com questões delicadas e íntimas de uma pessoa, é importante ter uma conduta coerente fora do trabalho.

Assim, o psicólogo não pode fazer contato físico em excesso, receitar medicamentos, falar de si mesmo e minimizar os problemas do paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima