Entenda o que é Psicologia Social, e suas aplicações na saúde das pessoas!

psicologg

O ambiente no qual uma pessoa vive afeta diretamente seu comportamento e desenvolvimento. Não apenas no que diz respeito à sua capacidade de raciocínio ou controle de impulsos, mas todo o seu jeito de pensar o mundo. Naturalmente, também há várias disciplinas que estudam essa relação e seus impactos no desenvolvimento do indivíduo. Por exemplo, você sabe o que é Psicologia Social?

Para aqueles que não entendem a fundo a psicologia, o conceito em si pode ser um pouco estranho. Afinal, ela sempre é citada como “a ciência da mente”, focada no indivíduo e seu funcionamento interno. Porém, para aqueles que se aprofundam nesse campo, é fácil ver como ela inclui vários outros objetos de estudo além do indivíduo.

Se você quer estudar psicologia, então vale a pena conhecer também essa vertente um pouco mais a fundo. Acompanhe e entenda melhor o que é Psicologia Social, sua importância e suas aplicações hoje.

O que é Psicologia Social?

A Psicologia Social é um campo da psicologia que estuda a relação do indivíduo com seu contexto social, sua cultura e as expectativas impostas pelo grupo. Isso inclui não apenas interações simples com outros indivíduos, mas a forma como certos conceitos mais abstratos que permeiam esse grupo também impactam em seu desenvolvimento psicológico.

Essa vertente muitas vezes se põe em oposição a outras perspectivas teóricas, como a psicanálise ou o behaviorismo, que têm um grande foco no indivíduo. Para a psicanálise, o foco está na vida interna do indivíduo e em dinâmicas familiares. No behaviorismo, a vida interna não é considerada, apenas observando o comportamento. A Psicologia Social, por sua vez, dá prioridade aos fatores externos, aos costumes e à relação do indivíduo com o grupo.

Qual é a importância dessa vertente?

No mundo atual, a Psicologia Social tem um papel cada vez mais importante na compreensão da população e da forma como indivíduos se relacionam. Veja aqui alguns dos seus principais objetivos.

Reconhecer como a cultura afeta o indivíduo

O ambiente onde uma pessoa é criada afeta diretamente seus pensamentos, autoimagem e seu comportamento. Porém, isso vai muito além do contato apenas com pais e tutores. A cultura com a qual uma pessoa mais tem contato é um dos fatores mais determinantes para compreender esse desenvolvimento, informando quais são os comportamentos aceitos ou tolerados e quais são repreendidos.

Entender a relação entre o meio social e adoecimento

Apesar de ter um objeto de estudo mais amplo, a Psicologia Social ainda é utilizada na promoção de saúde e bem-estar. Afinal, a forma como um indivíduo interage com seu grupo ou com a cultura onde está inserido também pode ser fonte de adoecimento. Entender como esse processo ocorre pode ajudar a desenvolver melhores formas de enfrentamento.

grupo
A Psicologia Social também é importante para entender a relação entre o meio social e adoecimento. Fonte: Shutterstock.

Avaliar fatores históricos que ainda são presentes no grupo

A história de uma cultura nunca é realmente apagada, ela apenas evolui com o tempo. E, mesmo que não seja algo visível, essa trajetória tem sempre um impacto notável nas e dinâmicas configurações sociais atuais. Reconhecer esses fatores é indispensável na construção de uma sociedade mais empática e tolerante.

Como ela é aplicada na saúde?

Para entender melhor o que é Psicologia Social na prática, o ideal é reconhecer também a forma como esses conhecimentos são aplicados. Veja aqui alguns de seus principais exemplos.

Cuidado com grupos marginalizados

Uma das principais questões abordadas pela Psicologia Social é como prestar assistência a grupos em situação de risco, minorias sociais que estão mais expostas a discriminação e têm menor acesso a certos direitos.

maos
A Psicologia Social atua no cuidado com grupos marginalizados. Fonte: Shutterstock.

A Psicologia social se dedica a entender melhor as experiências desses grupos, como elas foram sua psique e como se relacionam com seu comportamento. Em alguns casos, isso envolve melhorar o atendimento a esses indivíduos. Em outros, propor soluções para lidar com a discriminação.

Elaboração de políticas públicas

Ainda seguindo a mesma linha do tópico anterior, não há uma solução única e determinística para problemas históricos que afetam diferentes grupos. Essas relações são complexas e se fazem presentes, mesmo que de forma indireta.

Porém, esse campo de estudos ainda contribui bastante com a criação de políticas públicas contra a discriminação. Algumas dessas ações têm objetivos de curto prazo, para garantir acesso a direitos, enquanto outras são de longo prazo, modificando a forma de pensar da população. 

Atuação no marketing

Dentro do ramo empresarial, o psicólogo social também pode lidar com a análise do comportamento do consumidor. Por isso, esse profissional é bastante consultado na elaboração de campanhas, tanto para analisar a audiência quanto para servir como consultor de sensibilidade.

Integração dentro das empresas

Vários negócios também dedicam tempo e recursos para criar um ambiente de trabalho mais acolhedor e tolerante, especialmente com relação a grupos marginalizados. E mesmo quando essa não é uma questão imediata, vale a pena compreender como as diferentes perspectivas dos colaboradores impactam seu comportamento.

Nesses casos, a Psicologia Social dialoga com o trabalho de RH e desenvolvimento de pessoas. É feita uma análise mais aprofundada do ambiente de trabalho, dos valores presentes nele e como gerir possíveis conflitos entre eles.

Pesquisa científica

Como em muitas áreas de formação, a Psicologia Social também é fundada principalmente na pesquisa científica, o que inclui tanto a análise quantitativa de dados quanto observações longitudinais sobre diferentes grupos. Se você quiser se aprofundar nesse meio, essa é uma ótima opção. O foco principal dessas pesquisas pode variar bastante, se dedicando a uma área específica, um grupo ou seguindo outro critério. 

Conte com a ajuda da faculdade Anhanguera!

Agora que você entende o que é Psicologia Social, pode decidir com mais clareza se essa é a vertente teórica na qual pretende focar. Quanto mais você aprender sobre essa área de estudos, mais clara fica a relação do contexto social com a forma como as pessoas pensam e agem.

E para alcançar suas metas, o melhor é contar com uma instituição de ensino renomada. A Anhanguera traz não só os melhores professores e metodologia de ensino como também excelente infraestrutura e materiais de apoio para sua formação.

Seja qual for a formação que você busca, estamos aqui para auxiliar em sua jornada. Inscreva-se no vestibular online Anhanguera e se informe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima