O que se estuda em Odontologia? Conheça 10 matérias desse curso!

alunos-odonto

Profissionais que cuidam da estética e da saúde bucal são muito requisitados no mercado. Se você se identifica com esse trabalho e deseja ter uma formação na área, precisa saber o que vem pela frente. Nesse caso, o primeiro passo é pesquisar as principais matérias de Odontologia.

Esse curso é bem interessante, já que mescla os conteúdos teóricos e as atividades práticas. O foco se dá na construção de um perfil profissional completo, capaz de construir uma carreira de destaque e que faça a diferença na vida dos pacientes.

Se quer conhecer as principais matérias de Odontologia, continue a leitura!

1. Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal

Nessa matéria de Odontologia, os alunos aprendem a reconhecer os meios de cultura usados em Microbiologia e entendem como manipular swabs e alças para o cultivo de microrganismos.

Além disso, você fica apto para identificar as diferenças em relação às características e à morfologia de colônia de microrganismos.

2. Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal

Nessa disciplina, os estudantes conhecem a organização geral das estruturas do sistema urinário (uretra, bexiga, ureter e rins), além de entender os processos fisiológicos de secreção, reabsorção e filtração tubulares e excreção renal.

Outros temas abordados nessa matéria da Odontologia são as demais funções endócrinas e renais, medicamentos para o sistema urinário e doenças do sistema renal-urinário.

3. Clínica Integrada de Atenção à Pessoa com Deficiência

O tratamento de pessoas com deficiência necessita de especializações e noções para garantir o sucesso. Nessa matéria, você aprende os aspectos das áreas odontológicas que se relacionam ao atendimento desses pacientes.

Ficar por dentro dos aspectos gerais dessa disciplina é fundamental nos dias atuais, já que abrange vários tipos de atendimentos que necessitam de preparo.

4. Periodontia

Enquanto algumas matérias de Odontologia são focadas no cuidado com os dentes, a Periodontia mira nos componentes que sustentam e fixam a estruturas visíveis do sorriso. Logo, é uma disciplina que trata, previne e estuda os problemas que afetam os tecidos periodontais.

Infecções, perda óssea, abscessos e gengivite são alguns exemplos de assuntos tratados durante as aulas. Quem tem um bom domínio dos conteúdos pode atuar no ramo clínico, médico e, ainda, na Odontologia Estética.

dentistas-olhando-arcada-dentaria
A Periodontia é uma disciplina que estuda os componentes que sustentam e fixam a estruturas visíveis do sorriso. Fonte: Shutterstock.

Essa área gera excelentes oportunidades em um mercado cada vez mais interessado em aliar cuidados de saúde e tratamentos de beleza.

5. Propedêutica Clínica Odontológica

Essa é uma disciplina comum em outros cursos da área da saúde, como Fisioterapia e Farmácia. Ela corresponde ao conjunto de informações que podem ser obtidas com a utilização de procedimentos ou diagnósticos específicos.

A Propedêutica Clínica abrange várias técnicas para chegar a uma conclusão sobre a condição dos pacientes. Podem ser dados de exames físicos, informações orais e anamnese.

dentista-raio-x
A Propedêutica Clínica Odontológica é fundamental para o estudante aprender a fazer exames e diagnósticos clínicos. Fonte: Shutterstock.

Após esse período, os profissionais partem para o exame clínico para avaliar toda a região bucal da pessoa. As manobras envolvidas nessa fase incluem olfação, palpação, auscultação, inspeção e percussão. É essencial que os estudantes conheçam todas para ter sucesso nas aplicações futuras.

6. Odontologia Legal e Deontologia

Essa matéria de Odontologia é responsável por estudar os fenômenos físicos, psíquicos, químicos e biológicos que atingem o homem. É a área de estudo voltada para os profissionais que desejam atuar no ramo forense, fazendo vários exames em arcadas dentárias.

A grande curricular de Odontologia não abrange apenas conteúdos relacionados à prática clínica. Na parte legal, o dentista pode elaborar laudos técnicos, produzir relatórios e emitir atestados que favorecem muitos processos. Isso inclui perícias nas áreas civil, administrativa, ética, trabalhista e criminal.

7. Saúde Pública: uma das principais matérias de Odontologia

Saúde Pública é uma das matérias de Odontologia mais importantes, pois aborda a missão básica de um dentista: prezar pela saúde dos pacientes de todos os perfis e idades. É a partir dos estudos dessa disciplina que os alunos começam a entender todas as suas funções e possibilidades de trabalho.

Muitos percebem, por exemplo, que é possível associar o atendimento em consultório próprio àqueles feitos nas redes públicas de saúde. Nesse caso, é comum o desenvolvimento de procedimentos de clínica geral nas unidades básicas, ao passo que as especialidades são aplicadas em âmbito particular.

8. Fundamentos para Reabilitação Oral

Essa matéria de Odontologia abrange um conjunto de especialidades odontológicas utilizadas para reconstruir a arcada dentária de uma pessoa e devolver o seu sorriso. Alguns exemplos incluem a endodontia, a implantodontia, a periodontia e a ortodontia.

Logo, a disciplina aborda os tratamentos necessários para a recuperação da saúde, da funcionalidade e da boa estética bucal. Quem tem o sonho de ser um dentista deve entender muito bem os principais procedimentos da área.

Não é à toa que a Reabilitação Oral sempre aparece entre os principais conteúdos de Odontologia. As aulas ensinam o básico sobre a execução de raspagens, canal e demais processos que melhoram a harmonia da área tratada. Você também descobrirá como personalizar o atendimento às condições de cada paciente.

9. Odontologia Pré-Clínica

Essa matéria de Odontologia prepara os estudantes para fazer restaurações, remover cáries e realizar o preparo das cavidades dentárias. Dessa maneira, aprende-se em laboratórios especializados, com manequins que simulam a realidade.

Ficar por dentro dessa disciplina é essencial para quem vai seguir na área da Dentística, campo em que os profissionais realizam procedimentos populares, como restauração dentária.

dentista-aluna-manequim
A Odontologia Pré-Clínica é muito importante para o aluno aprender a fazer alguns procedimentos como restaurações e tratar de cáries. Fonte: Shutterstock.

10. Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar, Locomotor e Reprodutor

Essa matéria de Odontologia tem o objetivo de fazer os alunos conhecerem e compreenderem a morfofisiologia da pele, sua origem e organização micro e macroscópica. A histologia da hipoderme, derme, epiderme e anexos da pele e as estruturas que compõem o sistema esquelético também são conteúdos estudados.

Dê o primeiro passo rumo ao sucesso com a Anhanguera!

Viu só como as matérias de Odontologia são completas e auxiliam na formação de excelência dos estudantes? Para ter acesso ao melhor ensino, é importante estudar em uma boa faculdade.

A Anhanguera conta com uma grade curricular atualizada constantemente, além de apresentar laboratórios de ponta e bem-equipados para as aulas práticas. Tudo isso para que você tenha acesso a um ótimo ensino e possa sair preparado para atuar no mercado de trabalho!

Gostou do conteúdo e quer ter um futuro de sucesso? Então, inscreva-se no curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Tem cálculo em Odontologia?

A Odontologia é um curso que faz parte das Ciências Biológicas e da Saúde e, assim como em qualquer outra graduação dessas áreas, há a presença de cálculo e matemática.

A matemática é estudada para que o aluno aprenda a calcular composições de amálgamas, doses de anestésicos, posologias e também para ajudar no dimensionamento de aparelhos corretivos e próteses.

É muito difícil passar em Odontologia?

O curso de Odontologia é um dos mais concorridos do país. A possibilidade de atuar em diversas áreas, trabalhar por conta própria e ainda receber excelentes salários, fazem com que muitos estudantes decidam cursar essa graduação.

Portanto, é difícil passar em Odontologia, mas saiba que com bastante estudo e esforço, é possível ser aprovado nesse vestibular e realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Qual é o salário de um dentista?

Por ser um profissional muito importante para as pessoas, o salário médio de um dentista é de R$ 4.503,94 por mês para uma jornada de trabalho de 33 horas semanais.

Contudo, essa remuneração pode mudar de acordo com a atuação em instituições de ensino, órgãos públicos ou clínicas particulares de terceiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima