O que faz um Dentista? Confira suas principais funções!

dentista sorrido

Você sabe o que faz um dentista? Esse profissional é preparado para atuar em várias frentes da Odontologia, desde o diagnóstico até a prevenção e tratamento de doenças bucais.

Assim, quem pensa que o dentista é apto somente para colocar e fazer a manutenção de aparelhos odontológicos, está enganado. Quem decide seguir carreira na área será responsável por realizar o atendimento de pessoas de várias idades, desde crianças até idosos.

E aí, ficou curioso e quer conhecer as principais funções desempenhadas pelo dentista? Então, não deixe de ler o nosso post!

O que faz um dentista?

A seguir, você vai ficar entender, em detalhes, o que faz um dentista em seu dia a dia de trabalho. Confira!

Trata lesões que afetam a polpa dentária

Uma das funções do dentista que segue na área de Endodontia é tratar danos ou lesões que afetam a polpa dentária ou o interior dos dentes, região rica em nervos, arteríolas, vênulas, tecido fibroso, entre outras.

Nesse caso, o profissional é responsável por salvar os dentes naturais pelo maior tempo possível, protegendo também as pessoas dos altos custos e do longo processo de substituição da arcada dentária. Alguns procedimentos feitos em consultório incluem o tratamento de canal, os implantes e as cirurgias.

Cuida da saúde bucal de bebês e crianças

O dentista também é apto para cuidar da saúde bucal de bebês e crianças. Nesse caso, é importante que o profissional faça uma especialização em Odontopediatria, área focada nesse grupo.

Os procedimentos dentários realizados são iguais aos praticados por um dentista que atende o público adulto, mas voltados para a anatomia e as necessidades dos pequenos. De modo geral, uma criança que não está acostumada com o profissional pode ficar com medo ou ansiosa.

dentista criança
Um Dentista pode se especializar em cuidar da saúde bucal de bebês e crianças. Fonte: Shutterstock.

Por essa razão, acaba respondendo de maneira diferente às consultas do dentista, que deve estar preparado para isso. Além de realizar o tratamento em crianças, os profissionais ainda fazem atendimentos em pessoas com necessidades especiais.

Cuida da saúde bucal de idosos

A população idosa vem aumentando e a ideia de perder os dentes conforme a idade deixou de ser vista como algo normal. Portanto, muitos dentistas se especializam para atender esse público, com tratamentos focados em pessoas idosas.

Aqui, os procedimentos também são parecidos com outras especialidades. A diferença está em assegurar a saúde bucal das pessoas que estão na terceira idade. Os dentistas são aptos para oferecer um diagnóstico muito mais preciso e, desse modo, orientar sobre os tratamentos que terão os melhores efeitos.

Os idosos tendem a desenvolver doenças bucais com mais facilidade. Por essa razão, a visita ao dentista é muito importante, para que assim, consigam evitar problemas como a periodontite.

Veja também: Está gostando do conteúdo sobre as funções do Dentista? Então assista também o vídeo que preparamos sobre as principais áreas de atuação em Odontologia. Não deixe de conferir!

Coloca implantes dentários

Os dentistas também são responsáveis pela colocação de implantes dentários. Esse procedimento tem o objetivo de reabilitar as funções mastigatórias e estéticas dos pacientes, devolvendo sua qualidade de vida e autoestima.

Os implantes dentários foram desenvolvidos com a intenção de substituir as próteses totais, ou as famosas dentaduras, principalmente as inferiores. A partir disso, os implantes podem ser feitos para substituir os dentes perdidos tanto na arcada dentária superior quanto na inferior.

Por conta da inovação dos procedimentos odontológicos, os implantodontistas são muito valorizados no mercado, principalmente quando envolve a estética nas suas atividades.

Realiza tratamentos nas gengivas

Outra função desempenhada pelo dentista é a realização de tratamentos nas gengivas. Os procedimentos feitos visam prevenir, tratar e diagnosticar problemas e doenças que atingem os tecidos que sustentam os dentes.

Os profissionais devem tratar e estudar as patologias que afetam a estabilidade da arcada dentária, desempenhando um papel fundamental para manter os dentes no lugar. Uma doença periodontal, por exemplo, pode avançar para um estágio que necessita de cirurgia.

Assim, o dentista deve realizar procedimentos de raspagem e alisamento radicular e ainda cuidam de implantes dentários.

Corrige o posicionamento dos dentes

Os dentistas também desempenham outras funções, como a de corrigir o posicionamento dos dentes e dos ossos maxilares. Dentes que não são alinhados de maneira correta dificultam a limpeza, o que ocasiona em perda precoce ou doenças periodontais.

Além disso, não ter a estrutura óssea do rosto e os dentes alinhados corretamente pode gerar estresse aos músculos da mastigação, levando à síndrome da ATM, dores de cabeça e na região das costas, ombros e pescoço.

O tratamento ortodôntico não deve ser visto somente pela questão estética, pois ele torna a mordida funcional, os dentes fortes e a boca mais saudável.

dentista molde
O Dentista também corrige o posicionamento dos dentes para melhorar a estética e a mordida funcional. Fonte: Shutterstock.

Realiza a prevenção, o diagnóstico e o tratamento de doenças bucais

Os dentistas também realizam várias funções durante a sua rotina de trabalho. Sua responsabilidade é fazer o tratamento, a prevenção e o diagnóstico de várias doenças bucais. Quando necessário, são eles quem encaminham os pacientes para o especialista de outra área da odontologia.

As suas principais funções incluem a limpeza dos dentes, o atendimento a urgências, a remoção de cáries, pequenas restaurações, entre outras.

Trata os tecidos do periodonto

Outra função importante desempenhada pelo dentista é tratar os tecidos do periodonto, responsáveis pela sustentação para os dentes. Então, seu objetivo é conseguir diagnosticar e realizar procedimentos para evitar problemas que possam atingir a gengiva, por exemplo.

Desse modo, se o paciente precisar, é o dentista especializado em periodontia que realizará os procedimentos como a retração de gengiva. Dentro dessa função, os profissionais podem seguir por duas subáreas, que são: periodontia estética e periodontia clínica.

Diagnostica e trata doenças que se desenvolvem na boca

Os dentistas também são responsáveis por diagnosticar e tratar possíveis doenças que se desenvolvem na mandíbula, maxilar e boca. Além disso, eles são preparados para realizar o diagnóstico de patologias que exercem alguma influência ou interação negativa com o tratamento odontológico.

Assim, o profissional é apto para tratar, diagnosticar e prevenir todas as doenças relacionadas com as glândulas salivares, mucosa oral, dentes, lábios, bocas, tonsilas palatinas e outras estruturas.

Nesse caso, você será responsável por realizar biópsias das lesões dos ossos maxilares e da boca. Por isso, os profissionais são verdadeiros aliados no diagnóstico precoce de câncer de boca.

Cuida da estética bucal dos pacientes

O dentista também pode optar por seguir carreira na área da Dentística, ramo de atuação que une a estética e saúde bucal. Ela é dividida em duas partes: dentística estética e dentística restauradora. Veja as diferenças entre elas:

dentística estética — esse campo está em alta e tem o objetivo de oferecer um sorriso único. Portanto, os profissionais utilizam recursos de cosmética dentária, como lentes de contato dental e facetas de porcelana;

dentística restauradora — aqui, os profissionais atuam na restauração dos dentes, principalmente quando existem cáries, para restaurar tanto a função estética quanto a mastigatória.

Realiza exames de identificação dentária

O dentista que deseja trabalhar com a Odontologia Legal, por exemplo, é responsável por identificar as pessoas que estavam desaparecidas, que sofreram algum tipo de acidente ou que faleceram. De modo geral, em casos assim, fica impossível reconhecer o indivíduo, por essa razão, é realizado um exame de identificação dentária.

Também conhecida como Odontologia Forense, os dentistas dessa área podem atuar fora de clínicas comuns. É um campo ideal para quem está em busca de um ambiente diferente, mas é importante ter equilíbrio emocional nessas situações. As possibilidades de trabalho podem ser por contrato ou de funcionário público.

Qual a importância dos dentistas para a sociedade?

A importância dos dentistas é muito maior do que você imagina. Afinal, eles são responsáveis por tratamentos que auxiliam a manter o nosso sorriso em dia ou ainda trazê-lo de volta.

Pode até parecer clichê, mas o sorriso é realmente nosso cartão de visitas e o trabalho do dentista. Mais do que apenas algo estético, é fundamental para devolver ou trazer a autoestima dos pacientes.

Além disso, como você percebeu, a Odontologia é uma área que vai além de tratar uma cárie ou fazer um canal. Quem é dentista é preparado para tratar e estudar problemas de todo o sistema estomatognático, que inclui as áreas das articulações, tecidos, dentes, ossos, músculos mastigatórios, pescoço, cavidade bucal e face.

Onde o dentista pode trabalhar?

Agora, você vai conhecer alguns locais em que os dentistas podem exercer suas atividades. Confira!

Concurso público

Quem sonha em ter uma carreira estável, com bons benefícios e rendimentos, poderá se preparar para cursar um concurso público e ingressar em:

  • Forças Armadas — o dentista pode prestar atendimento em saúde bucal para os quadros da Aeronáutica, Exército e Marinha;
  • Polícia Civil — muita gente não sabe, mas é possível atuar como perito odontolegista;
  • Polícia Militar — presta atendimento de saúde bucal, em clínicas gerais e nas principais especialidades, para militares inativos e ativos;
  • órgãos públicos — unidades de pronto atendimento, postos de saúde, secretarias de saúde e programas de saúde da família para atendimento da população.

Hospitais particulares

Hospitais particulares também são um espaço de atuação com boas perspectivas, principalmente para dentistas especializados no ramo de cirurgia buco-maxilo-facial. É uma área em que os profissionais realizam cirurgias complexas em casos de malformações ou lesões que acometem tecidos e ossos faciais.

Também existe a oportunidade de atuar com a gestão hospitalar para quem busca um MBA ou especialização nesse ramo. É uma excelente alternativa para quem tem perfil de liderança.

Empresas em geral

Os formados em Odontologia também podem atuar em empresas de vários setores, atuando no campo de saúde bucal, com programas de prevenção e realização de atendimentos aos funcionários.

Empresas que desenvolvem materiais odontológicos

É possível desenvolver a carreira como dentista em empresas que fabricam equipamentos e materiais odontológicos. Os profissionais podem atuar com consultoria e pesquisa para o desenvolvimento desses produtos.

Escolas

As escolas procuram esse tipo de profissional para realizar programas de prevenção de saúde bucal junto aos adolescentes e às crianças. Nesse cargo, os dentistas fornecem orientações de como deve ser feita a higienização bucal, um trabalho educativo para a mudança de hábitos dos estudantes.

Carreira acadêmica

Por fim, quem deseja dar aulas poderá atuar na carreira acadêmica. Nesse ramo, é necessário que os profissionais façam mestrado e doutorado para conseguir ocupar as melhores vagas como pesquisador ou professor universitário.

Como ter sucesso como dentista?

Viu só como os dentistas podem trabalhar em diversos ambientes para exercer suas funções? No entanto, independentemente da área, é importante seguir algumas dicas para crescer na carreira. Veja!

Busque qualificação

Além de se dedicar à graduação, é importante que o dentista busque por cursos de pós-graduação, como a especialização. Desse modo, quando você não para de estudar, poderá aumentar os campos de atuação e valorizar o currículo, o que ajuda na conquista das melhores oportunidades.

dentista estudando
É importante que o Dentista sempre busque qualificação para se manter atualizado. Fonte: Shutterstock.

É interessante se especializar em áreas que estão em alta no mercado para se destacar na concorrência e atrair mais pacientes.

Desenvolva soft skills

Além de obter qualificação profissional, as chamadas hard skills, os dentistas também devem desenvolver as soft skills — as habilidades relacionadas à postura e ao comportamento no trabalho.

Como esses profissionais da área da saúde lidam com pessoas, é necessário desenvolver as seguintes competências:

  • flexibilidade;
  • boa comunicação;
  • inteligência emocional;
  • empatia.

Faça networking

Uma das principais dicas para se destacar na carreira como dentista é fazer networking, que é a rede de contato profissional. É bom estar atento para conhecer outros profissionais e, dessa maneira, trocar experiência e conhecimentos. Com ela, é possível ainda conseguir uma indicação para uma vaga de emprego ou firmar uma parceria profissional.

Para manter contato com pessoas do ramo, os dentistas devem participar de eventos de Odontologia e não parar de estudar. Nos cursos de pós-graduação, por exemplo, é possível fazer networking com professores e alunos.

Faça a sua graduação em Odontologia!

Agora que já sabe o que faz um dentista em sua rotina de trabalho, saiba que, para ocupar as melhores vagas do mercado de trabalho, é fundamental investir na formação superior.

Na Anhanguera, você poderá fazer o curso de Odontologia na modalidade presencial, tendo aulas com professores experientes no mercado. Além disso, encontrará formas de ingresso facilitadas, infraestrutura de ponta e com laboratórios completos e um portal que incentiva a sua empregabilidade!Não perca mais tempo e estude em uma excelente faculdade.

Não deixe sua carreira de sucesso como dentista para amanhã! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular de Odontologia da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais são as profissões de dentista?

Quem decide seguir carreira como dentista encontrará diversas áreas de atuação dentro da profissão. Nesse caso, você pode se especializar para trabalhar na Ortodontia, Odontogeriatria, Odontopediatria, Endodontia, Implantodontia, Odontologia Estética etc.

O que precisa estudar para ser dentista?

A faculdade de Odontologia costuma ser densa e conta com vários assuntos para preparar os estudantes para os mais diferentes desafios do ramo. Você estudará disciplinas práticas e teóricas, como Reabilitação Oral, Odontologia Legal, Saúde Pública, Propedêutica Clínica etc.

Quanto tempo dura o curso de dentista?

O curso de Odontologia tem duração média de 5 anos, ou seja, 10 semestres. A carga horária total é de 3.950 horas e, nesse tempo, você aprenderá tudo sobre saúde bucal com matérias práticas e teóricas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima