Conheça 7 matérias que você estudará na Faculdade de Educação Física!

professora ed fis

As aulas de educação física no ensino fundamental e médio geralmente são 100% práticas, sem provas, leituras ou teorias envolvidas. O mesmo em academias e treinamentos esportivos. Porém, os profissionais que atuam como professores, técnicos e instrutores têm uma formação superior, o que leva à pergunta: quais são as matérias de educação física? O que você estuda na faculdade de educação física?

Se você tem interesse em atuar nessa área, essa é uma pergunta muito importante. Em qualquer curso, você precisa saber se as matérias com as quais precisará lidar são algo pelo qual você tem interesse ou, pelo menos, está disposto a fazer para poder atuar nessa área. E há muito mais conhecimento envolvido na educação física do que aparenta à primeira vista.

Acompanhe e veja o que você precisa saber sobre o assunto.

Qual é o perfil do estudante de educação física?

Antes de falar sobre as matérias de educação física, vale a pena entender também qual é o perfil esperado de um estudante e, por consequência, de um profissional da área. Não é apenas uma questão de conhecimento, mas de ter certas qualidades e inclinações pessoais que ajudam a exercer essa função.

Alguns exemplos disso são: ser comunicativo, paciente, didático, empático e saber trabalhar em equipe. Afinal, qualquer uma das carreiras envolve lidar com uma ou mais pessoas passando por um processo de treinamento, melhorando o próprio corpo por razões de saúde ou para atingir alta performance em um esporte. Para isso, um instrutor deve ter paciência e saber como auxiliar nesse desenvolvimento.

Quais são as principais matérias de educação física?

A faculdade de educação física oferece uma base ampla para o profissional que pretende atuar na área, envolvendo a teoria, a prática e também questões relacionadas à ética e à didática. Confira aqui algumas das principais matérias com as quais você terá que lidar.

Anatomia

A educação física é, em essência, um estudo do corpo, suas capacidades, suas limitações e como elas podem ser superadas. Para isso, é fundamental ter uma compreensão razoável sobre o aparelho locomotor, seu funcionamento e como ele se desenvolve ao longo dos anos. Tanto de forma geral quanto em resposta a exercícios.

Para isso, todo curso de educação física inclui alguns períodos de anatomia. Lá, você aprende os fundamentos sobre a anatomia do corpo, classificação de ossos e músculos, funcionamento do sistema nervoso, respiratório, sistema digestório, cardiovascular etc. Todas as partes do corpo humano que influenciam diretamente sua locomoção e qualidade de vida.

aula anatomia
Todo curso de educação física inclui alguns períodos de anatomia. Fonte: Shutterstock.

Cinesiologia

Além de estudar o corpo em si, também é importante estudar seu movimento, a forma como esses sistemas interagem para gerar forças e promover sua movimentação ativa. O processo é muito mais complexo do que aparenta, resultado de anos de evolução e também de instrução correta no desenvolvimento da postura e dos movimentos.

Como parte do curso, você também vai estudar a cinesiologia, que é o estudo dos movimentos do corpo humano. Essa matéria envolve uma compreensão mais aprofundada do papel dos ossos, músculos e demais sistemas na movimentação, assim como formação do equilíbrio e do centro de gravidade do corpo.

Veja também: Se você está gostando do conteúdo sobre a faculdade de Educação Física, então assista o vídeo que preparamos com todas as informações desse curso na Anhanguera!

Desenvolvimento motor

Bebês, quando nascem, podem levar até um ano para começar a andar. Ainda levam mais algumas décadas para desenvolver sua destreza manual e motora por completo. E, depois disso, ainda há grande variação em sua performance final de acordo com o preparo, treinamento e predisposição genética.

Uma das matérias de educação física mais importantes diz respeito a esse processo de desenvolvimento, como essas funções se ampliam e quais são os principais fatores que influenciam esse processo. Algo especialmente importante para quem vai trabalhar em escolas ou instituições de saúde.

Medidas e Avaliação em Educação Física

Para poder realizar qualquer avaliação do corpo humano, é importante ter alguns critérios de análise bem definidos. O mesmo se aplica à atividade física e algumas de suas particularidades.

Durante o curso, você também fará uma matéria sobre esses indicadores e como eles podem ser usados para avaliar o progresso no desenvolvimento físico. Eles envolvem medir a capacidade aeróbica de um indivíduo, força muscular, equilíbrio, etc.

Metodologias de atividades físicas

Há muitas matérias de educação física voltadas para atividades específicas, como musculação, lutas, ginástica, entre outras. Nessas aulas, o estudante aprende mais sobre como essas atividades são executadas e como podem auxiliar em sua implementação, garantindo o melhor desempenho e saúde.

professor ed fis
Na Faculdade de Educação Física há muitas matérias voltadas para atividades específicas, como musculação, lutas, ginástica, entre outras. Fonte: Shutterstock.

As instruções aqui são bem abrangentes, aplicando-se a vários tipos de treinamentos comuns. A musculação, por exemplo, é aplicada como parte de rotinas para vários esportes.

Práticas Corporais em Academias

Uma das carreiras mais famosas para os formandos em educação física é a de instrutor de academia. Um profissional que acompanha as séries e treinos dos clientes, ajudando em seu desenvolvimento.

Nessa matéria, você estuda toda a parte prática e mecânica da execução de exercícios em equipamento de treino, assim como a logística, administração, alongamentos e segurança. Todas funções importantes nesse tipo de estabelecimento.

Treinamento Esportivo

A prática de esportes em alto nível exige bastante orientação e conhecimento teórico. Não apenas no tipo de esporte praticado, mas sobre todos os princípios envolvidos no planejamento de treinos para alcançar a performance mais elevada do atleta.

Seu estudo aqui tem a intenção de aprofundar o conhecimento na área, para que os treinos tenham efeito positivo no curto, médio e longo prazo. Você pode decidir atuar com atletas de alta performance ou em outros ambientes com maior foco em saúde, bem-estar e na interação comunitária.

Como a Anhanguera auxilia em sua carreira?

Como você pôde ver, as matérias de educação física são mais variadas do que aparentam à primeira vista. Sem mencionar que os temas abordados também apresentam um grau maior de profundidade. Tudo isso ainda levando em conta o teor prático da formação e sua aplicabilidade.

Se você tem intenção de se formar em educação física, seja para atuar como instrutor, seja como professor ou pesquisador, precisa contar com uma boa faculdade. E aqui na Anhanguera, você tem acesso a todos os recursos de que precisa para se tornar um excelente profissional!

Não perca mais tempo! Inscreva-se hoje mesmo na Faculdade de Educação Física da Anhanguera e inicie sua carreira profissional!

Perguntas Frequentes

Quantos anos tem a faculdade de Educação Física?

Em média, 4 anos e meio, para um total de 9 períodos. Pode ser feita com grau de bacharelado ou licenciatura.

Na licenciatura, o aluno estuda também a parte pedagógica e didática, que dará base para o futuro professor de educação física.

Quem é formado em Educação Física pode se especializar em quê?

Após se formar em educação física, o egresso dessa faculdade pode se especializar na prática e instrução de um esporte específico, em aulas para escolas ou, mesmo, desenvolver pesquisas na área.

É essencial ter em mente a grande variedade de atuações possíveis. Sendo assim, a especialização vai dar suporte para que o graduado em educação física possa desenvolver seu papel junto a instituições ou como profissional autônomo.

Tem matemática no curso de Educação Física?

Não há matemática na faculdade de educação física. Todo o curso é voltado para a área da biologia e para sua aplicação prática.

Ainda que não exista especificamente essa matéria de educação física, quem for atuar na área da educação poderá se beneficiar de alguns conhecimentos, principalmente quando aplicar conteúdos transversais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima