O que é Enfermagem do Trabalho? Entenda e veja exemplos de atuação!

enfermeira sorrindo

Quando se fala em carreira profissional, o desejo de muitos estudantes é se especializar em um campo em desenvolvimento constante, que tenha salários atrativos e um amplo mercado de trabalho. Se o seu sonho é se tornar um enfermeiro de sucesso, então, precisa saber o que é Enfermagem do Trabalho.

Em meio a tantas alternativas dentro da profissão, essa é uma vertente que vem crescendo à medida que a preocupação e a necessidade das empresas de ter um enfermeiro responsável aumentam. Com esse profissional, é possível melhorar a produtividade dos colaboradores, fazendo com que eles atuem com mais segurança.

Neste post, vamos explicar o que é Enfermagem do Trabalho e alguns exemplos de atuação. Confira!

O que é Enfermagem do Trabalho?

A Enfermagem do Trabalho é uma área direcionada para as empresas que desejam ter profissionais de saúde em sua equipe, principalmente o enfermeiro. Mas, afinal, por que as corporações necessitam desse profissional?

Além de fazer o atendimento de emergência em casos de acidentes, a sua atuação é voltada para a segurança do trabalho e proteção da saúde dos trabalhadores de um modo mais abrangente.

Um fator que contribuiu para aumentar a demanda do enfermeiro do trabalho nas empresas foi a Norma Regulamentadora 4 (NR4). Muitas organizações são obrigadas a segui-la por lei, já que o não cumprimento pode gerar multas.

No entanto, mais do que evitar prejuízos, as corporações seguem as regras porque procuram oferecer um ambiente saudável e seguro para os funcionários. Com isso, é possível melhorar a qualidade de vida, se refletindo, inclusive, em mais produtividade.

Quem pode atuar com a Enfermagem do Trabalho?

Nesta área de atuação, podem trabalhar todos os técnicos, graduados e auxiliares de Enfermagem — desde que sejam especializados em Enfermagem do Trabalho. Uma das diferenças é que o grau de formação de cada profissional será determinante para as atribuições de cada um e, por consequência, para a ocupação de vagas disponíveis.

Os estudantes que fazem uma graduação na área são responsáveis pelo cargo de enfermeiro do trabalho, com capacidade de desempenhar atividades complexas e responder pelo setor de uma instituição ou empresa.

Já os auxiliares e os técnicos de Enfermagem são aqueles que cursaram um curso de curta duração, geralmente de nível médio. Isso não impede que eles atuem com a Enfermagem do Trabalho, mas quer dizer que devem integrar o time como auxiliares.

O que faz o profissional de Enfermagem do Trabalho?

Os enfermeiros do trabalho desempenham um papel muito importante na saúde dos colaboradores, integrando a equipe multiprofissional do serviço especializado em Medicina, Engenharia e Segurança do Trabalho.

O profissional responsável pelo setor prestará serviços relacionados à saúde em alguma corporação, e suas atividades permearão em torno do planejamento de ações e diretrizes no ramo da Enfermagem.

Confira, abaixo, algumas funções desempenhadas pelo enfermeiro do trabalho!

Elabora e implementa programas de promoção e proteção à saúde dos trabalhadores

Ao analisar dados sobre absenteísmo (ausência no trabalho), ocorrência de acidentes e afastamento por doenças, é possível planejar medidas que diminuam esses problemas.

Para isso, o enfermeiro do trabalho reflete, coleta e discute soluções junto aos colegas e às lideranças da empresa. Essa dinâmica pode resultar em programas e planos customizados para cada grupo e departamento.

Segue os princípios de biossegurança

No curso de Enfermagem, os estudantes aprendem vários conteúdos relacionados à saúde. Nesse caso, você entenderá a importância da biossegurança no ambiente de trabalho do qual será encarregado em zelar pela integridade e segurança de todos.

O cuidado inclui desde a orientação sobre o descarte correto do lixo hospitalar até a importância do uso de EPIs (equipamentos de proteção individual). Logo, é muito importante investir em treinamentos e capacitações para que todos consigam preservar sua saúde.

Atua no serviço de primeiros socorros no ambiente de trabalho

Apesar de as empresas seguirem algumas normas regulamentadoras que garantem a integridade e a saúde da rede de talentos, sempre existem casos de pequenos acidentes que necessitam do auxílio dos primeiros socorros.

enfermeira primeiros socorros
O Enfermeiro do Trabalho também pode atuar no serviço de primeiros socorros no ambiente de trabalho. Fonte: Shutterstock.

Além disso, pode haver a necessidade de passar medicações e demais orientações que solucionem alguns problemas. Afinal, isso contribui para que o trabalhador melhore e tenha uma boa qualidade de vida.

Registra os dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho

Dados sobre doenças e acidentes de trabalho devem ser coletados pelas corporações para evitar problemas junto à Previdência Social. Nesse caso, o enfermeiro pode elaborar documentos que comprovem uma atuação preventiva, o que evita que a corporação seja alvo de ações trabalhistas e condenada a pagar indenizações.

enfermeira computador
O Enfermeiro do Trabalho também registra os dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho. Fonte: Shutterstock.

Realiza a coordenação e atuação em ambulatório dentro das empresas

Rotinas de saúde também são uma das responsabilidades da Enfermagem do Trabalho, área capacitada para fazer inalações, aferir pressão e aplicar vacinas. A equipe poderá coletar material para testes de laboratório, auxiliar na condução de tratamentos e aplicar medicamentos receitados pelo médico.

enfermeira vacina
Entre as funções do Enfermeiro do Trabalho, estão fazer inalações, aferir pressão e aplicar vacinas. Fonte: Shutterstock.

Como trabalhar com Enfermagem do Trabalho?

Ao fazer a graduação em Enfermagem, você deverá cumprir o estágio obrigatório — uma excelente oportunidade de conhecer a profissão na prática e os vários segmentos que ela oferece. Com isso, ficará pronto para atuar no mercado de trabalho, procurando por vagas no ramo que mais combinem com o seu perfil.

Ao obter o diploma, a próxima etapa é fazer o registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) de seu estado, órgão que fiscaliza e normatiza a profissão. Para trabalhar com a Enfermagem do Trabalho, o recomendado é buscar uma especialização nessa área, por conta das particularidades do segmento.

O curso de pós-graduação ensina diversos tópicos, como:

  • biossegurança;
  • legislação em saúde do trabalhador;
  • segurança do trabalho;
  • doenças ocupacionais.

Veja também: Está gostando do conteúdo sobre Enfermagem do Trabalho? Então assista também o vídeo que preparamos sobre as áreas de atuação da Enfermagem. Não deixe de conferir!

Invista na carreira de Enfermagem!

Agora que já sabe o que é Enfermagem do Trabalho e as funções desempenhadas pelo profissional, saiba que, para ter uma formação de qualidade e ser contratado por diversas empresas, é importante investir na formação superior.

Na Anhanguera, o curso de Enfermagem está disponível nas modalidades presencial e semipresencial, e você terá aulas com um corpo docente qualificado e preparado. Além disso, temos laboratórios de ponta, formas de ingresso facilitadas e portal de empregabilidade que facilita a sua entrada no mercado de trabalho!Não perca mais tempo e invista na carreira como enfermeiro.

De o primeiro passo para trabalhar na área de Enfermagem do Trabalho! Inscreva-se no curso de Enfermagem da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que se estuda em Enfermagem do Trabalho?

O curso de Enfermagem do Trabalho pode ser encontrado em duas modalidades: técnico e pós-graduação. Na primeira, a especialização é voltada para quem concluiu o ensino médio, e a segunda, para graduados em Enfermagem. As disciplinas estão relacionadas à saúde ocupacional, como segurança do trabalho, doenças ocupacionais etc.

Quanto ganha um enfermeiro do trabalho?

Um enfermeiro do trabalho ganha, em média, R$ 3.937,53 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. O teto salarial pode atingir um valor de R$ 7.248,91, mas tudo depende da experiência do trabalhador, do local de trabalho e da região.

Qual é a diferença entre Enfermagem e Enfermagem do Trabalho?

A diferença é que o enfermeiro do trabalho concluiu uma especialização na área e atuará no mercado ocupacional, com uma rotina diferente de um enfermeiro que trabalha em um hospital ou em uma clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima