O que faz um Enfermeiro do Trabalho? Conheça as 7 principais funções desse profissional!

enfermeira

Quando se fala em carreira, o sonho de muitos profissionais é se especializar em uma área em pleno desenvolvimento e que tenha um mercado de trabalho disponível em vários locais de atuação — com os enfermeiros isso não é diferente.

Além de trabalhar em clínicas e hospitais, é possível desempenhar as funções em outros locais, como em empresas, por exemplo. Nesse caso, vale a pena saber o que faz um enfermeiro do trabalho e como é a sua rotina profissional.

E aí, ficou curioso e quer saber o que faz um enfermeiro do trabalho? Então continue a leitura para descobrir!

O que é a Enfermagem do Trabalho?

A Enfermagem do Trabalho é uma especialidade nova, que surgiu da necessidade de se ter um profissional de saúde atuando internamente em empresas e instituições de vários segmentos.

Na verdade, a ideia já existe há algum tempo, mas a Enfermagem do Trabalho como especialização e profissão só se desenvolveu nos últimos anos. A princípio, era vista somente dentro de um parâmetro micro, em que os profissionais poderiam realizar apenas o atendimento emergencial dentro de um ambiente de trabalho específico.

Hoje, depois de passar por uma ampliação e com maior entendimento do mercado, a área reconhece que o desempenho do profissional também é estabelecido. Um fato que contribuiu para isso foi a regularização das medidas de segurança e proteção à saúde dos trabalhadores por meio da Norma Regulamentadora (NR4).

Assim, os profissionais com essa formação passaram a integrar a equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) dentro das corporações.

Nesse campo, podem atuar todos os graduados, auxiliares e técnicos de Enfermagem, desde que especializados em Enfermagem do Trabalho. A diferença é que o grau de formação é determinante para as atribuições de cada um.

O que faz um enfermeiro do trabalho?

O enfermeiro do trabalho tem um papel muito importante na saúde dos trabalhadores, integrando a equipe multiprofissional do serviço especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho.

As principais funções desempenhadas pelos profissionais giram em torno de ações e planejamentos, como elaboração de palestras, cursos e projetos que auxiliam a minimizar acidentes e doenças relacionados ao trabalho.

Confira, a seguir, algumas atividades realizadas pelo enfermeiro do trabalho!

1. Cria campanhas de prevenção de acidentes

Em vez de agir somente no cuidado corretivo, é preciso atuar de maneira preventiva. Afinal, essa é uma das principais propostas da Enfermagem do Trabalho. Nesse caso, o profissional promove e desenvolve campanhas para a prevenção de doenças no ambiente de trabalho.

A ideia é criar algumas ações que os trabalhadores devem colocar em prática, desde utilizar equipamentos de proteção até tomar outras medidas para evitar a propagação de doenças.

2. Avalia as condições de segurança no local de trabalho

Um problema muito comum nas empresas é o afastamento dos trabalhadores no ambiente de trabalho. É claro que existem faltas justificáveis, mas há outras que ocorrem por conta de algumas fatalidades, como contaminações ou acidentes no ambiente.

Nessa situação, o enfermeiro do trabalho investe na higiene ocupacional e evita casos de doenças que podem aparecer no ambiente corporativo.

3. Segue os princípios da biossegurança

No curso de Enfermagem, você ficará por dentro de vários assuntos sobre saúde. Os alunos entendem a importância da biossegurança no ambiente de trabalho dos quais eles estão encarregados em zelar pela integridade e segurança de todos.

enfermeira-vacina
A Enfermagem do Trabalho segue rigorosamente os princípios da biossegurança. Fonte: Shutterstock.

Os cuidados se estendem desde a orientação sobre o descarte correto do lixo hospitalar até a importância do uso de Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) e Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Logo, é fundamental investir em treinamentos e capacitações para que todos preservem sua saúde.

4. Atua no serviço de primeiros socorros

Apesar de as corporações seguirem determinadas normas regulamentadoras que garantem a saúde e a integridade do time de trabalho, sempre existem casos de pequenos acidentes que necessitam do auxílio dos primeiros socorros.

enfermeira-curativo
A Enfermagem do trabalho atua em primeiros socorros. Fonte: Shutterstock.

Outra situação comum é a necessidade de passar medicações e outras orientações que solucionem alguns problemas. Afinal, isso contribui para que a pessoa melhore e tenha uma boa qualidade de vida.

5. Realiza o registro de acidentes e doenças no local de trabalho

Uma das principais atribuições do enfermeiro do trabalho é registrar todos os acidentes e doenças que os colaboradores tiverem. Caso contrário, a corporação será alvo de ações trabalhistas e pode ter problemas com a Previdência Social.

Sob esse ponto de vista, é necessário manter a organização dos dados e ter o suporte tecnológico para colocá-lo em um lugar seguro.

6. Coordena e atua em ambulatórios dentro da empresa

Rotinas de saúde também ficam sob responsabilidade do enfermeiro do trabalho, que é capacitado para aferir pressão arterial, aplicar vacinas e fazer inalações. A equipe pode coletar material para testes de laboratório, ajudar na condução de tratamentos e aplicar medicamentos receitados pelo médico.

Os enfermeiros ainda estão autorizados a coordenar ambulatórios dentro das organizações, controlando a liberação de medicações.

7. Presta atendimento inicial a casos de doenças

Sabe quando alguém está no trabalho e se queixa de uma dor forte de cabeça? Ou quando um colaborador começa a ter sintomas atípicos? A Enfermagem do Trabalho é o campo responsável por prestar o primeiro atendimento.

Você terá a função de avaliar as condições iniciais de saúde e, se for o caso, dar encaminhamento para o tratamento adequado. Inclusive, a sua presença é fundamental para que muitas pessoas comecem a dar a atenção necessária à saúde.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que faz um enfermeiro do trabalho, saiba que os profissionais da área são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores nas empresas. Para desenvolver uma atuação de excelência e obter todos os conhecimentos necessários, é fundamental investir na formação superior.

Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores mestres e doutores experientes na área da Enfermagem do Trabalho. Além disso, as aulas práticas acontecem em laboratórios de ponta e bem equipados, tudo isso para garantir uma educação de qualidade aos alunos!

Gostou do post e quer fazer o curso de Enfermagem em uma boa faculdade? Então inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual é o salário de um enfermeiro do trabalho?

A média salarial do enfermeiro do trabalho é de R$ 3.984,71 para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais. No entanto, com experiência e dependendo do local de atuação é possível receber um salário de R$ 7.335,48.

Onde o enfermeiro do trabalho pode atuar?

O enfermeiro do trabalho pode exercer suas funções em praticamente qualquer tipo de empresa. Dependendo do segmento e do porte, a corporação é obrigada a manter uma equipe de segurança do trabalho, incluindo o enfermeiro. Geralmente, esse profissional é requisitado em linhas de produção e indústrias.

Qual a diferença entre um enfermeiro e um enfermeiro do trabalho?

A diferença do enfermeiro e um enfermeiro do trabalho é que o segundo cursou uma especialização (residência ou pós-graduação) em Enfermagem do Trabalho. Já o enfermeiro concluiu o ensino superior e pode atuar em vários ambientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima