O que significa EPIs e qual a importância desses equipamentos?

Segurança deve sempre estar em primeiro lugar no ambiente de trabalho. Isso também vale para médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais de saúde e bem-estar. Mesmo assim, muitos novos profissionais e estudantes não entendem o que significa EPIs nem sua importância no dia a dia.

Geralmente, esse termo é relacionado à área de engenharia e construção civil, mas você também vai se deparar com vários EPIs na área de saúde. Leia o artigo até o final para aprender mais a respeito!

O que significa EPIs?

Essa é uma abreviação para Equipamento de Proteção Individual. São equipamentos usados para a proteção do usuário enquanto realiza determinada função. Bons exemplos disso são capacetes, óculos, abafadores de som etc.

Também existem equipamentos assim na área de saúde, os quais são usados para proteger o profissional. Considerando que trabalhadores neste setor costumam ter muito mais contato com antígenos e toxinas, essas camadas extras de proteção se tornam indispensáveis.

Qual é a importância dos EPIs na área de saúde?

A primeira função de todo EPI é garantir a segurança do usuário. Para médicos e enfermeiros, por exemplo, sua ausência aumenta bastante o risco de contaminação após o contato com pacientes.

Essa proteção também se estende a outros pacientes e membros da equipe de saúde. Por exemplo, se um médico atende um paciente com risco de contágio, mas evita a contaminação com o uso de uma máscara ou luvas, também previne o contágio de outros pacientes. Isso também se aplica a cirurgias, onde a esterilidade é indispensável.

mulher-esterelizando-intrumentos-
Para diminuir os riscos de contágio, é preciso sempre utilizar aparelhos devidamente esterilizados. Fonte: Shutterstock.

Quais são os EPIs mais usados na área de saúde?

Há muitos modelos diferentes de EPIs, cada um com aplicações próprias. Alguns apresentam variações de acordo com sua finalidade, como uso cotidiano, em cirurgias ou experimentos. Estes são alguns dos mais utilizados em todos os segmentos.

  • Óculos de proteção: os olhos são um ponto vulnerável para a entrada de microrganismos e toxinas;
  • Luvas cirúrgicas: além de serem usadas em cirurgias propriamente ditas, também ajudam a evitar que antígenos se espalhem por meio do toque;
  • Máscaras cirúrgicas; como já ficou comprovado, uma máscara simples pode diminuir drasticamente o risco de infecção por doenças transmitidas pelo ar;
  • Máscaras com filtro químico: no caso de experimentos e procedimentos envolvendo químicos fortes, é necessário utilizar máscaras específicas para purificar o ar;
  • Toucas: o cabelo também pode carregar antígenos, por isso deve ficar preso dentro de uma touca durante alguns procedimentos;
  • Roupas isolantes: em casos mais extremos de prevenção, o profissional de saúde pode precisar de uma roupa inteira para reduzir os riscos.
mulher-com-epi-covid-
Os profissionais da saúde utilizam diversos tipos de EPIs como jalecos, toucas, luvas, óculos, entre outros. Fonte: Shutterstock.

Com o tempo, novos modelos de EPIs também são desenvolvidos para proporcionar mais segurança aos profissionais de saúde.

Agora você entende melhor o que significa EPIs e sua importância para a área de saúde. Durante a faculdade, você terá várias aulas envolvendo estes equipamentos, preparando para usá-los em sua carreira.

Como a Anhanguera pode ajudar no seu aprendizado?

Se este é o caminho que você busca para sua formação, então você deve conhecer a Anhanguera. Lá você encontra cursos de graduação e pós-graduação nos mais diversos segmentos da saúde, sem contar a infraestrutura para alcançar conhecimentos completos, tanto teóricos quanto práticos.

Visite o HUB do Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera e se informe sobre os cursos disponíveis.

Perguntas Frequentes

Sou obrigado a usar EPI?

Segundo a Lei n.º 6.514/77 da CLT, o uso de Equipamentos de Proteção Individual é obrigatório. Isso se deve às questões de segurança.

No caso da área de saúde, eles protegem todos os envolvidos em situações de risco ou contaminação, desde pacientes, médicos, enfermeiros e demais membros da equipe.

Quem paga pelo EPI?

Segundo a legislação vigente, o contratante é responsável por fornecer Equipamentos de Proteção Individual aos profissionais.

Isso é válido para qualquer tipo de instituição, incluindo hospitais e outros estabelecimentos de saúde

Quais são os tipos de EPIs que existem?

Os tipos mais comuns de EPI são: para proteção auditiva, visual, para membros superiores e inferiores, tronco, cabeça etc. Luvas, por exemplo, são EPIs.

Eles são divididos de acordo com o tipo de proteção que oferecem. Também é preciso ver o objetivo, se é para indústria, hospitais, entre outros.

Quem define qual EPI usar?

Existem processos específicos que determinam o tipo de risco e as formas de proteção mais adequadas para cada empresa, seja da área da saúde, indústria etc.

Por exemplo, há o PPRA, que é elaborado conforme os riscos de cada procedimento e, a partir de certos parâmetros, vai indicar o EPI correto para cada situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima