Veja o que é nutrição comportamental e entenda sua importância atualmente!

comida cerebro

A relação entre as pessoas com a comida engloba diversos fatores que vão além do simples ato de repor as energias por meio dos alimentos. Existem várias questões emocionais, culturais e até psicológicas relacionadas ao tema. Por isso, muitos nutricionistas acreditam que a abordagem clínica não pode se resumir apenas à análise da dieta do paciente.

Os profissionais defendem que o tratamento deve levar em consideração os hábitos e comportamentos que podem interferir na rotina alimentar, conceito chamado de Nutrição Comportamental.

E aí, ficou interessado e quer saber o que é Nutrição Comportamental e a sua importância? Então, continue a leitura!

O que é Nutrição Comportamental?

O termo Nutrição Comportamental surgiu em 2014 e foi criado pelo Instituto de Nutrição Comportamental por meio da sistematização e unificação de publicações e estudos da área, resultando em um encontro científico para a discussão do tema.

De modo geral, apesar da enorme quantidade de informações sobre dietas e alimentos, as pessoas continuam enxergando a comida como uma inimiga. A Nutrição Comportamental é responsável por tentar mudar essa relação, fazendo com que o indivíduo sinta prazer, e não culpa, em comer.

Essa técnica leva em consideração aspectos sociais, fisiológicos e emocionais da alimentação. A mudança do comportamento alimentar proposta pelo método envolve estratégias de terapia cognitivo-comportamental, de aconselhamento nutricional, entrevista motivacional e táticas para comer com atenção plena.

O objetivo é fazer com que a hora da refeição seja tratada com a devida importância, sem deixar de lado o prazer da degustação. Logo, contrariando as ações que restringem a alimentação e causam a sensação de culpa, a Nutrição Comportamental busca o equilíbrio entre apreciar sabores e nutrir o organismo.

Qual a importância da Nutrição Comportamental?

Quem está em busca de uma dieta encontra diversas alternativas, como dukan, paleo, low carb, jejum etc. O problema é que várias dessas abordagens envolvem a eliminação completa ou a restrição da ingestão de determinados alimentos.

Por isso, o resultado de adotá-las tende a funcionar somente por alguns dias. Para muitas pessoas, é impossível manter as práticas a longo prazo, já que isso demanda um controle intenso das refeições e preocupações constantes sobre os efeitos do consumo de cada tipo de alimento.

Assim, não parece algo saudável para a mente e o corpo, não é mesmo? Nesse caso, uma alternativa à proibição de alguns alimentos é apostar na manutenção de uma relação adequada e equilibrada com a comida.

mulher sorrindo
É fundamental ter uma relação saudável com o alimento. Fonte: Shutterstock.

Isso é o que propõe a abordagem da Nutrição Comportamental. Por focar no perfil do paciente e considerar diferentes detalhes no modo como ele se alimenta, o tema vem ganhando espaço no mercado.

Aos nutricionistas interessados nessa nova maneira de atender, é fundamental investir na especialização e procurar por estágios no ramo para ganhar experiência nessa abordagem.

Como a Nutrição Comportamental funciona na prática?

Agora, vamos entender como a Nutrição Comportamental funciona na prática. Tudo começa pela desconstrução da imagem do nutricionista, ou seja, aquele profissional que só prescreve receitas e dietas com base na constituição física do paciente, com o objetivo de ganho de peso ou emagrecimento.

Ainda que isso seja importante em algumas situações, como em pessoas com transtornos alimentares ou obesidade, a Nutrição vai além. A alimentação saudável reflete não apenas no corpo, mas na saúde mental, o que proporciona aumento da concentração, da produtividade, da disposição etc.

suco tenis
A Nutrição Comportamental auxilia na saúde mental e em novos hábitos. Fonte: Shutterstock.

Além das pesagens e medições, os profissionais também conversam com os pacientes para compreender quais problemas estão por trás da alimentação desbalanceada.

Aconselhamento nutricional

No aconselhamento nutricional, os nutricionistas investigam o histórico comportamental da pessoa antes de indicar um programa alimentar. Essa orientação é muito importante para que o paciente entenda o que atua como um gatilho para comer de menos, de mais ou descontar determinados sentimentos na comida.

A consulta consiste em uma conversa aberta sobre as dificuldades, relação com as refeições, entre outros pontos que podem impulsionar a alimentação atual do indivíduo. Logo, por meio da prática clínica e da comunicação, os dois trabalham juntos.

Mindful eating

Uma das técnicas mais utilizadas na Nutrição Comportamental é o Mindful eating, que tem como base o conceito de Mindfulness — um tipo de meditação que promove a atenção plena no momento presente.

crianca comendo
É importante manter a atenção plena e foco no que está comendo. Fonte: Shutterstock.

O objetivo é fazer com que o paciente tenha foco no que ingere durante as refeições. É um grande desafio em meio ao dia a dia agitado, que faz com que muitas pessoas almocem em frente ao computador, por exemplo.

Quando foi a última vez que você sentiu o cheiro da comida? Que experimentou o sabor dos temperos e tentou descobrir o que foi utilizado? Que sentiu a textura do alimento na boca? Esses pontos passam despercebidos quando comemos com pressa ou de maneira desenfreada, atrapalhando a percepção dos sinais internos de saciedade e fome.

Técnica do comer intuitivo

Ainda é possível adotar outra técnica da Nutrição Comportamental que propõe a autoanálise no momento de iniciar as refeições ou de montar um prato. Antes de “comer com os olhos”, é importante se perguntar qual é o verdadeiro tamanho da sua fome.

Isso faz com que a pessoa não caia na armadilha de confundir o emocional com questões físicas. Na maior parte dos casos, os indivíduos comem movidos por raiva, tristeza, ansiedade, estresse e até mesmo pela alegria.

É também a famosa busca por algo para mastigar após o almoço ou outros gatilhos que sabotam a alimentação equilibrada e saudável. Outras perguntas também devem ser feitas:

  • Será que ainda estou com fome para repetir a refeição?
  • Eu realmente preciso de um pedaço desse tamanho?
  • O que eu estou sentindo agora?

Essas e outras questões auxiliam a indagar os pensamentos dos pacientes, para que eles possam refletir sobre sua alimentação no ato de comer.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Nutrição Comportamental e a sua importância, saiba que você poderá aprender essa técnica em detalhes no curso de Nutrição da Anhanguera!

Aqui, você encontrará uma grade curricular atualizada de acordo com as demandas do mercado, corpo docente experiente e formas de ingresso facilitadas.Invista no seu futuro e seja um profissional de sucesso. Inscreva-se no curso de Nutrição da Anhanguera através do nosso hub de Saúde e Bem-Estar!

Perguntas Frequentes

Quando procurar um nutricionista comportamental?

A procura por um nutricionista comportamental pode envolver diversas situações. Caso queira mudar os hábitos alimentares, melhorar a qualidade de vida, prevenir doenças ou tratar alguma patologia relacionada à alimentação, saiba que poderá marcar uma consulta com o profissional.

Quanto ganha um nutricionista comportamental?

Um nutricionista comportamental ganha, em média, R$ 3.134,24 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O teto salarial desse profissional pode chegar a R$ 5.561,63. Contudo, saiba que esses valores podem variar de acordo com a região de atuação, experiência, empresa em que trabalha etc.

Qual a atuação do nutricionista na Nutrição Comportamental?

O nutricionista atua como um verdadeiro agente da mudança de comportamento. Ele busca entender o que está por trás da forma como o paciente se alimenta. A partir disso, busca soluções de como tornar o hábito alimentar mais natural e intuitivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima