Você sabe o que é Genética Humana? Aprender sobre esse tema é um exercício de formação humana, principalmente por conta da sua interface com áreas que vão desde a saúde e tecnologia até a ética e suas implicações jurídicas.
É com base nos estudos dos genes que a Genética busca entender de modo mais aprofundado os mecanismos que regem o desenvolvimento e o funcionamento dos seres vivos.
Nos tópicos a seguir, você entenderá o que é Genética Humana, qual é a sua importância e os seus principais conceitos. Acompanhe a leitura!
O que é Genética Humana?
A Genética Humana é uma área da Biologia que estuda a hereditariedade. Assim, ela se ocupa em compreender os mecanismos que operam entre as gerações de seres vivos na perpetuação de determinados traços em detrimento de outros.
Qual é a história da Genética?
Toda ciência nasce de dúvidas e questionamentos sem respostas imediatas. Com a Genética não foi diferente. Estima-se que os primeiros estudos sobre o tema começaram por volta de 410 anos a.C, com a teoria da Pangênese.
Ela foi proposta por Hipócrates, que acreditava que os órgãos do corpo humano produziam gêmulas, que carregavam características que seriam herdadas pelas próximas gerações.
Após muitos anos, o monge Gregor Mendel se tornaria o pai da Genética por suas teorias e contribuições, formuladas com base em seus estudos com ervilhas. Por meio de diversos experimentos realizados, ele percebeu que alguns fatores eram relevantes para determinada característica dos descendentes que era fornecida por ambos os pais.
Por mais que Mendel seja considerado o pai da Genética, durante muito tempo os seus trabalhos não foram devidamente valorizados. Somente após os anos 1900 que alguns botânicos, como De Vries, Correns e Tschermark, ao estudarem plantas híbridas, conseguiram dar importância aos estudos de Mendel.
A partir daí, a genética começou a evoluir e, hoje, há muitos avanços na área, principalmente na pesquisa médica para identificação de doenças e mapeamento genético.
Quais são os conceitos básicos da Genética Humana?
Agora que você já sabe o que é Genética e a história desse ramo, chegou o momento de conhecer os principais conceitos da área. Veja!
Genes
Se a Genética Humana trata da hereditariedade, o gene seria a sua primeira unidade fundamental de medida. Ele foi o primeiro termo utilizado para definir o elemento celular que é transmitido de um ser vivo para outro, dando continuidade às características fundamentais do primeiro.
Com a evolução da ciência, o termo sofreu alterações em sua definição. Hoje, os genes fazem parte dos cromossomos da cadeia de DNA.
DNA
O ácido desoxirribonucleico (DNA) é a molécula principal que contém toda a informação genética de determinado ser vivo. Ele é um composto químico presente em nosso corpo a nível celular.
A composição de suas bases proteicas fornecem as informações para todas as nossas características físicas, constituindo o que chamamos de fenótipo de cada pessoa.
Mutação genética
Uma das características que chama a atenção nas propriedades do DNA é a sua influência direta e determinante na composição orgânica dos animais. Por isso, qualquer alteração em suas bases pode gerar diferenças marcantes em um indivíduo.
De modo geral, essas variações ocorrem raramente, de maneira que a maior parte dos organismos que as carregam não têm a chance de passar a frente os seus genes.
Células haploides e diploides
As células haploides (n) apresentam apenas um conjunto de cromossomos, com metade do número de cromossomos da espécie. Elas estão presentes, por exemplo, nas células sexuais ou gametas.
Já as células diploides (2n) são aquelas que contam com dois conjuntos de cromossomos, como é o caso do zigoto. Ele tem um conjunto de cromossomos originários da mãe e um conjunto originário do pai. Outros exemplos são neurônios, células dos ossos, da epiderme etc.
Como a Genética Humana determina as características de cada um?
A genética desempenha papel fundamental na determinação das características de cada pessoa. Elas são influenciadas pela interação entre seus genes e o ambiente em que ela se desenvolve.
Como vimos, os genes são unidades de informação presentes no DNA de um organismo. Eles apresentam instruções para a produção de proteínas específicas, que são importantes no funcionamento e no desenvolvimento do organismo.
A sequência específica de bases nitrogenadas no DNA determina a sequência de aminoácidos nas proteínas, sendo que cada uma delas desempenha funções diferentes. Os seres humanos têm dois conjuntos de cromossomos, um herdado da mãe e outro do pai.
Alguns genes geram um efeito direto na determinação de características observáveis, como a cor dos cabelos e dos olhos. Já outros influenciam características mais complexas, como altura, predisposição a certas doenças ou habilidades cognitivas.
Alguns traços são determinados por um único gene e seguem um padrão de herança mendeliano, em que a presença ou ausência de um alelo específico determina o fenótipo observado. Contudo, muitas características são influenciadas por diversos genes, fatores ambientais e interações genéticas complexas.
Agora é com você!
E aí, gostou de saber o que é Genética Humana? Se você curtiu o tema e se interessou em cursar uma graduação na área da saúde, saiba que a Anhanguera pode ajudar!
Aqui, você encontrará formas de ingresso facilitadas, bolsas de estudos e um corpo docente preparado e experiente para oferecer uma formação completa! Gostou? Então estude em uma das faculdades mais conceituadas do país. Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e saia na frente!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.