O que se estuda em Biomedicina? Conheça as principais matérias dessa Faculdade!

biomedica-analisando

Você está à procura da faculdade, mas ainda não sabe o que se estuda em Biomedicina? Para te ajudar, nós separamos as principais matérias da grade curricular de Biomedicina. 

O curso de bacharelado em Biomedicina tem a duração média de 4 anos. Além disso, também é possível optar pela modalidade de mestrado. Além das diversas oportunidades de trabalho na área, os biomédicos podem receber salários de até R$ 4.820,10. A seguir, confira mais sobre este curso tão procurado!

Saiba o que se estuda em Biomedicina

O curso de Biomedicina estuda as áreas de Biologia e Medicina. Seu principal campo de estudo são os processos clínicos e biológicos. Seu objetivo é analisar organismos vivos para o tratamento, prevenção e diagnóstico de doenças. 

A área de Biomedicina também tem papel fundamental em pesquisas científicas, análises clínicas, toxicológicas e laboratoriais, além da criação de vacinas para diversas doenças. 

Por isso, se você gosta das matérias de Química, Biologia, Física e Matemática, essa faculdade tem tudo a ver com você! Confira agora as principais matérias que você vai encontrar no curso de Biomedicina. 👩‍🔬

Anatomia Humana

A matéria de Anatomia Humana é essencial para iniciar os estudos do nosso organismo. O objetivo desta disciplina é conhecer as funções e características fisiológicas de órgãos, tecidos e membros do corpo humano. 

Dessa forma, é possível entender como as doenças e substâncias afetam cada parte do corpo. As principais áreas estudadas em Anatomia Humana são:

  • Anatomia regional ou topográfica: ela estuda a função de cada região do corpo humano, em vez de estudar os sistemas. Por exemplo, o cérebro, abdômen, tórax, vasculatura, pelve, membros inferiores e superiores.
  • Anatomia sistêmica: essa área estuda o corpo humano dividido por sistemas, como o sistema digestório, cardiovascular, nervoso, muscular, esquelético, circulatório, respiratório etc.

Além disso, o biomédico pode concentrar seus estudos na área de Anatomia caso queira trabalhar com diagnóstico clínico ou com pesquisas científicas. 

Genética

Outra matéria que é fichinha na área de Biologia, e não poderia faltar no curso de Biomedicina, é a de Genética. O objetivo da disciplina é estudar os genes e processos genéticos, ou seja, processos responsáveis por passar características hereditárias.

Portanto, são estudados as estruturas genéticas humanas e de animais de várias espécies. Assim como os genes de bactérias, fungos e vírus. Dessa forma, é possível entender o mecanismo das doenças hereditárias. 

biomedico-testando-genetica-
A Genética é fundamental no curso de Biomedicina para estudar os genes e os processos responsáveis por passar características hereditárias. Fonte: Shutterstock.

Você verá conceitos de Genética como: engenharia genética, genes, cromossomos, DNA, mutação genética, clones, fenótipo, genótipo etc. 

Microbiologia Básica

Se você quer entender o que se estuda em Biomedicina, você precisa entender o básico de Microbiologia. Esta matéria é de longe a principal do curso, pois apresenta as propriedades mais estudadas nos microrganismos vivos. 

Seu principal papel é entender os agentes patogênicos, ou seja, organismos capazes de criar doenças infecciosas, como o coronavírus. E, assim, prevenir ou tratar essas doenças. Os seres mais debatidos na área de Microbiologia são os fungos, bactérias, vírus, protozoários e fungos.

Se você quer trabalhar com pesquisa de vacinas, ou até mesmo com produção e fermentação de alimentos, esta é uma matéria que você vai adorar!

Veja também: Se você está gostando desse conteúdo, assista também o vídeo que preparamos falando sobre as principais matérias estudadas no curso de Biomedicina. Não deixe de conferir!

Citopatologia

Esta disciplina aborda a Citopatologia, que analisa células e suas mudanças morfológicas, no intuito de diagnosticar doenças. 

Na Biomedicina é muito aplicado o exame de cipatologia, uma técnica de diagnóstico que examina por meio de amostras doenças como câncer no colo do útero.

Os exames citopatológicos mais conhecidos são os raspados, escovados e preventivos, como o teste de Papanicolau. Ele é capaz de diagnosticar também infecções, como a HPV, sífilis, clamídia, candidíase, e até cistos e nódulos. 

Biologia Molecular e Biotecnologia

Como vimos, a Genética é vital na grade curricular de Biomedicina, portanto, a disciplina de Biologia Molecular também. Ela estuda as interações celulares nos organismos, como os ácidos nucleicos, DNAs, RNAs e proteínas.

Logo, você verá, sob o ponto de vista molecular, os principais processos genéticos como transcrição e tradução de material genético. É uma matéria bem complexa, né?😅

Enquanto isso, a Biotecnologia é uma área que estuda o uso de sistemas tecnológicos para manipular e modificar organismos vivos, com o intuito de fabricar produtos. Essas técnicas são muito usadas para produzir diversos alimentos presentes na nossa mesa, como pães, queijos, cerveja, bolos etc. Legal, não é? 🤓

Instrumentação e Deontologia Biomédica

A área de Instrumentação Biomédica aborda o uso de instrumentos tecnológicos para realizar experimentos biológicos. É uma disciplina muito importante para que estudantes de Biomedicina conheçam técnicas adequadas para o uso de aparelhos e materiais.

Alguns exemplos são: funis, balão de destilação, pinças, condensadores, tubos de ensaio, entre outros itens. 🧪Mas o profissional biomédico não se faz só com aparelhos e técnicas, não é mesmo? É muito importante conhecer a ética da profissão, as suas normas e leis. 

A área de Deontologia Biomédica vai te ensinar as principais noções de ética da profissão, os problemas sociais da Biomedicina e a Legislação Biomédica. Você não vai fugir de Humanas nem aqui, viu? 😁

Patologia

A Patologia é muito ligada aos estudos da Medicina Laboratorial. Ela estuda as mudanças bioquímicas e estruturais das células para a identificação de patologias. 

Em português, o significado de Patologia é “estudos das doenças”, logo o biomédico especializado em Patologia também realiza testes em laboratórios, descoberta de doenças e até diagnósticos de necropsias.

patologia
O estudo das Patologias é fundamental para investigar e descobrir doenças. Fonte: Shutterstock.

Saúde Coletiva

Essa é uma matéria da Biomedicina focada em vigilâncias epidemiológicas, sanitárias e ambientais. Seu objetivo principal é atuar na prevenção e controle de doenças, além de tratar problemas sanitários que afetam a saúde pública.

O biomédico especializado nos estudos de Saúde Coletiva pode trabalhar como biomédico sanitarista. Para isso, é necessário prestar concursos públicos para órgãos vinculados ao Ministério da Saúde. 

Além disso, você também pode fazer uma pós-graduação em Saúde Pública, onde atuará diretamente com criação de políticas de saúde pública.

Conheça o Hub de Saúde e Bem-estar 

Gostou de saber o que se estuda em Biomedicina? Então, que tal investir neste curso? Para isso, é fundamental estudar em uma universidade de referência e com corpo docente formado por especialistas!

Nisso a faculdade Anhanguera se destaca!

No Hub de Saúde e Bem-estar da Anhanguera, você pode acessar diversos cursos do mundo da saúde. É o lugar ideal para pesquisar preços, descobrir a grade curricular de outros cursos e decidir qual é o ideal para você!

Não deixe sua carreira profissional para depois! Inscreva-se hoje mesmo na Faculdade de Biomedicina da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

É difícil a faculdade de Biomedicina?

A faculdade de Biomedicina pode ser difícil, pois requer muita dedicação e estudo. É preciso ler bastante e, para se destacar, é preciso buscar outras especializações na área.

Mas se você gosta de lidar com as disciplinas de Exatas e Biológicas, como fazer cálculos matemáticos, estudar Química, Física e Biologia Celular, será fácil se adaptar!

É fácil arrumar emprego em Biomedicina?

O mercado de Biomedicina está bem aquecido e oferece diversas oportunidades de emprego. O investimento em pesquisas de Biomedicina tem crescido bastante, devido às consequências de doenças como o coronavírus.

Por isso, a demanda de profissionais de Biomedicina em laboratórios, clínicas e hospitais também aumentou. Além disso, existem muitos empregos nas indústrias alimentícias e farmacêuticas.

Quem faz Biomedicina pode abrir laboratório?

Assim como médicos, bioquímicos e farmacêuticos, o profissional formado em Biomedicina também pode abrir um laboratório para exercer análises clínicas.

No entanto, se você quer ter seu próprio negócio, é preciso ter um alvará da Vigilância Sanitária Municipal e um registro de classe no Conselho Regional de Biomedicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima