Você sabe o que é Biotecnologia? Apesar de o termo ser relativamente novo, os processos que envolvem essa área estão presentes no dia a dia do ser humano há milênios.
Com o passar dos anos e o avanço da ciência, novas ferramentas tecnológicas foram sendo desenvolvidas e passaram a complementar a Biotecnologia. Assim, quem deseja fazer uma graduação na área da saúde, precisa ficar atento a esse campo de estudo.
Ficou interessado no assunto? Neste post, vamos explicar o que é Biotecnologia e a sua importância. Confira!
O que é Biotecnologia?
A Biotecnologia é o ramo da Biologia que aplica os conceitos da engenharia genética na geração de novos produtos na agricultura, na medicina e nos processos industriais. Por meio dessa área, é possível aprimorar os processos biológicos, visando uma aplicação específica.
Qual é a história da Biotecnologia?
As técnicas de Biotecnologia se iniciaram por volta de 6.000 a.C, com os processos de fermentação para a produção de bebidas alcoólicas. Depois, o procedimento começou a ser usado para a fabricação de iogurtes, vinagres, queijos e pães.
Apesar dessa ciência já existir há milênios, o termo Biotecnologia foi criado somente em 1919 pelo engenheiro Karl Ereky. Foi também na época das Guerras Mundiais que houve um aumento expressivo em estudos para a fabricação de munições e explosivos por meio do uso de produtos biotecnológicos.
Após isso, as pesquisas em Biotecnologia continuaram aumentando, levando à criação de novos campos de estudos como a engenharia genética, técnicas como a do DNA recombinante e eventos marcantes, como o nascimento da ovelha Dolly, primeiro mamífero clonado.
Quais são as aplicações da Biotecnologia?
Hoje, as aplicações da Biotecnologia vão além da fermentação. As técnicas que envolvem biologia molecular e engenharia genética são responsáveis por várias descobertas do mundo moderno.
Veja alguns dos usos mais relevantes da Biotecnologia em diferentes campos!
Medicina
O desenvolvimento da insulina, das terapias gênicas e de vacinas como a da hepatite B são alguns dos marcos dessa área. Além disso, a Biotecnologia também é usada no diagnóstico de doenças por conta da sua capacidade de realizar testes complicados em um tempo mais curto e com um custo menor.
Indústria
A Biotecnologia na indústria está relacionada à sustentabilidade e utiliza microrganismos e enzimas durante os processos industriais. Biocombustíveis, como o etanol, bioprodutos e bioquímicos são alguns exemplos de aplicações.
Alimentação
Além dos famosos alimentos transgênicos, graças à Biotecnologia, foram criados produtos como o milho WEMA. Ele consiste em um tipo de cultura resistente às secas e a certos insetos que pode ser essencial para combater a fome em alguns países.
Meio ambiente
Com os processos de biorremediação, muito úteis para a recuperação ecológica, é possível aproveitar as atividades metabólicas de plantas, fungos e enzimas para recuperar ecossistemas contaminados.
Quais são os tipos de Biotecnologia?
A Biotecnologia conta com variados tipos e cada um deles tem a sua aplicação específica. A partir deles, é possível desenvolver produtos e soluções em áreas como agricultura, medicina, pecuária, indústria química, entre outras.
Conheça os principais tipos e as suas aplicações:
- Biotecnologia Branca: é a área que aplica a Biotecnologia em processos industriais. O objetivo é melhorar a sustentabilidade e a eficiência nos processos de fabricação;
- Biotecnologia Cinza: é voltada para a aplicação em áreas ambientais;
- Biotecnologia Azul: é a pesquisa de biomas do fundo do mar. A rica diversidade dos oceanos oferece oportunidades que podem ser aplicadas em outras áreas, como alimentação, agricultura, biocombustíveis etc;
- Biotecnologia Marrom: esse tipo se esforça para buscar soluções inovadoras em formas de vida em locais inóspitos e pouco habitados. Sua aplicação prática é o desenvolvimento de de plantas geneticamente modificadas para suportar a seca;
- Biotecnologia Amarela: é o tipo voltado para a nutrição e alimentação. Ele pesquisa formas de desenvolver alimentos que sejam mais nutritivos;
- Biotecnologia Verde: responsável pela agricultura. Nutrir e fertilizar as plantações e combater pragas são exemplos de sua aplicação.
Quais são os benefícios da Biotecnologia?
Embora o ser humano faça uso da Biotecnologia há milhares de anos, utilizando microrganismos para fazer queijos, bebidas e pães, os conhecimentos em diferentes áreas científicas revolucionaram a maneira de manipular os organismos.
Assim, a Biotecnologia traz muitos ganhos para a sociedade e possibilita que vários processos se tornem mais eficientes e sustentáveis. Confira os benefícios desse ramo:
- diminui custos, simplifica e acelera a produção industrial;
- auxilia a diagnosticar doenças precocemente;
- previne doenças, reduzindo a gravidade e a fatalidade;
- favorece a agricultura saudável;
- ajuda a reduzir a pobreza e a fome.
Agora é com você!
Agora que você já sabe o que é Biotecnologia, que tal aprofundar os conhecimentos neste tema? Para isso, você pode fazer uma graduação na área da saúde na Anhanguera
Em nossa instituição de ensino, você encontrará uma metodologia moderna, corpo docente experiente e infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados!Então não perca mais tempo! Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e escolha o curso da área da saúde dos seus sonhos!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.