Conheça os diferentes tipos de exame de imagem!

raio x

O avanço da tecnologia proporcionou muitos benefícios para a Medicina, principalmente na área da Radiologia, que conta com exames de imagem cada vez mais nítidos. De modo geral, eles utilizam técnicas que envolvem radiação para adquirir imagens do corpo e dos órgãos para sua avaliação.

Assim, os diferentes tipos de exame de imagem são fundamentais para facilitar o diagnóstico e o tratamento de doenças ou lesões. Portanto, são indispensáveis para uma análise clínica precisa e eficiente.

Neste post, vamos apresentar os principais tipos de exame de imagem e como são feitos. Confira!

Raio-X

O raio-X é um dos exames de imagem mais usados na Medicina. Isso porque ele é capaz de analisar diversas regiões do corpo de uma pessoa, como fraturas nos ossos e contusões.

O equipamento de raio-X produz um feixe de radiação que atinge a parte do corpo a ser examinada. Esses feixes não conseguem atravessar os ossos e, por essa razão, aparecem em branco na imagem.

Já em estruturas preenchidas de ar e em tecidos moles, os feixes de radiação conseguem ultrapassar, deixando essas áreas com uma tonalidade mais escurecida. O exame também exibe bloqueios intestinais ou a concentração de líquidos nos pulmões de uma pessoa, ajudando no diagnóstico de algumas doenças.

Uma das vantagens do raio-X é que o exame não é invasivo. Isso significa que ele não gera desconfortos para a pessoa durante a sua realização. O processo é bem rápido, sendo necessário deitar em uma maca ou ficar em pé contra uma superfície.

Ultrassonografia

A ultrassonografia, também conhecida como ultrassom, é um exame que não utiliza radiação, mas, sim, a emissão de ondas sonoras de alta frequência. Ao alcançar as estruturas do corpo, conseguem reproduzir as formas em imagens.

Uma das vantagens do ultrassom é que o equipamento usado avalia em tempo real o organismo da pessoa. Com um aparelho específico, o profissional examinador aplica um gel em cima dele para percorrer a região a ser investigada.

ultrassonografia-
O ultrassom é muito importante para diagnosticar a gravidez e acompanhar o desenvolvimento do bebê. Fonte: Shutterstock.

O preparo para o exame pode ser necessário, dependendo do tipo de ultrassom. Os mais comuns são uso prévio de medicamentos ou estar com a bexiga cheia. A ultrassonografia é responsável por avaliar várias áreas do corpo, sendo muito solicitado durante a gravidez.

O exame também é indicado em casos de suspeita de doenças no abdômen, além de conseguir examinar anatomicamente a tireoide.

Tomografia Computadorizada

A tomografia computadorizada é um tipo de exame de imagem que possibilita que o médico veja seções transversais do corpo. Nesse caso, elas produzem imagens mais detalhadas do que uma radiografia convencional.

Além disso, a tomografia computadorizada é solicitada quando algo suspeito aparece em um raio-X. O scanner TC é uma máquina em formato de rosca, em que o paciente permanece no centro à medida que o aparelho captura as imagens.

Para alguns testes, a pessoa pode beber um contraste oral ou receber uma injeção, que auxilia na visualização das imagens.

Mamografia

O objetivo da mamografia é mostrar toda a estrutura das mamas. Desse modo, é possível visualizar a anatomia, os cistos e nódulos que podem ser monitorados para a identificação do câncer de mama.

O exame é feito por meio de um mamógrafo, que captura as imagens das mamas. Durante o procedimento, as mamas são colocadas entre duas placas, que aplicam uma pressão. Esse equipamento consegue capturar as imagens em diferentes ângulos.

A mamografia é fundamental para examinar os cistos e nódulos que podem causar o câncer de mama. Fonte: Shutterstock.

Ressonância magnética

A ressonância magnética captura imagens transversais por meio de um tubo em que a pessoa é colocada. Contudo, em vez de radiação ionizante, o aparelho usa ondas de rádio que formam um campo magnético em torno da pessoa.

Esse é considerado um dos tipos de exame de imagem mais precisos, o que permite a visualização em alta resolução mesmo de estruturas muito pequenas. Portanto, é indicado para o diagnóstico de doenças complexas, como tumores.

Por outro lado, também é um exame caro e que pode gerar um desconforto ao paciente, sendo recomendado em casos que não foi possível realizar a confirmação de doenças de outras maneiras.

ressonancia-magnetica
A ressonância magnética é utilizada para o diagnóstico de doenças mais complexas, como tumores. Fonte: Shutterstock.

Alguns problemas que podem ser detectados pela ressonância magnética são:

  • derrame em estágio inicial;
  • tendinite;
  • lesões no ombro;
  • infecção na medula espinhal;
  • infecções no cérebro e nas articulações;
  • tumores no cérebro;
  • esclerose múltipla.

Fluoroscopia

A fluoroscopia é um exame de imagem que mostra partes do corpo em movimento. A técnica é feita com corantes de contrastes, que mostram como eles fluem por meio do organismo.

Enquanto isso ocorre, emite-se um feixe de raio-X que envia sinais para um monitor. A fluoroscopia é feita para avaliar tecidos moles e duros, incluindo vasos, órgãos, articulações e ossos.

Para a realização do exame, o profissional deve posicionar o paciente na mesa. Ao contrário de outros procedimentos em que a pessoa é solicitada a ficar imóvel, o médico pode pedir que ela se mova durante a fluoroscopia para ter uma ideia de como o corpo reage ao movimento.

Ecocardiograma bidimensional com doppler

Este tipo de exame de imagem funciona com os mesmos princípios do ultrassom. No entanto, seu uso é voltado para a cardiologia, sendo essencial para avaliar doenças no coração, o funcionamento do órgão, anatomia e fluxo sanguíneo.

De modo geral, o ecocardiograma bidimensional com doppler é solicitado quando há suspeita de:

  • estrutura cardíaca acometida;
  • formação de coágulo;
  • estreitamento na passagem de sangue;
  • valvopatias.

O procedimento é feito com um transdutor que percorre a área com um gel. A pessoa deve permanecer de costas e, em alguns casos, precisa se virar lateralmente para que se possa realizar uma avaliação completa.

Agora é com você!

Agora que já conhece os tipos de exame de imagem, saiba que você poderá aprofundar os conhecimentos nesse assunto ao fazer um curso superior da área da saúde. Na Anhanguera, você encontrará várias opções disponíveis nas modalidades presencial, semipresencial e EAD.

Além disso, todas as graduações contam com grade curricular atualizada e corpo docente qualificado. Por fim, também oferecemos vantagens exclusivas, como acesso ao Canal Conecta, formas de ingresso facilitadas e possibilidade de concorrer a bolsas de estudos!Gostou do conteúdo e quer investir na formação superior? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual é o melhor exame de imagem?

De modo geral, a ressonância magnética é o exame de imagem mais completo que existe. Por meio dele, é possível analisar os tecidos do corpo, assim como órgãos e músculos. Ele é solicitado para estudos neurológicos e para investigação de mamas e tendões.

Qual o nome do exame que mostra o corpo todo?

O exame de imagem que mostra o corpo todo é a ressonância magnética de corpo inteiro. Nesse caso, ele é responsável por estudar o sistema osteomuscular, com o objetivo de identificar cânceres e tumores.

Qual o exame de imagem mais caro?

O exame de imagem mais caro é o de ressonância magnética. O valor varia entre R$ 600,00 e R$ 1.000,00, dependendo da área diagnosticada e complexidade do exame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima