O que é radioproteção? Entenda o que é e sua importância!

radiacao-aparelho

Quem gosta da área da saúde e tem interesse em seguir carreira no ramo da Radiologia precisa entender o que é radioproteção. Esse termo se refere a um conjunto de ações que visa proteger o ambiente de trabalho e as pessoas de possíveis efeitos provocados pelas radiações ionizantes.

Apesar de serem muito usadas em procedimentos de imagem médica e no tratamento contra tumores, elas podem gerar efeitos nocivos à saúde. Por isso, é fundamental entender o que é e quais são os princípios da radioproteção.

Continue a leitura para saber mais!

O que é radioproteção?

A radioproteção consiste em um conjunto de medidas que protegem tanto as pessoas quanto o meio ambiente dos efeitos nocivos provocados pela exposição à radiação.

De modo geral, a radiação ionizante é uma energia capaz de modificar moléculas. Suas fontes podem ser de dois tipos:

  • artificiais: materiais ou equipamentos, criados ou modificados pelo homem, capazes de emitir radiação ionizante;
  • naturais: materiais existentes no meio ambiente capazes de emitir radiação ionizante de modo natural.

A radioproteção é utilizada em várias aplicações, como na agricultura, indústrias nucleares, Medicina etc.

Quais são os princípios da radioproteção?

A radioproteção funciona de acordo com 3 princípios fundamentais. Veja quais são eles!

Justificação

Significa que todas as atividades envolvendo radiação ou a exposição a materiais radioativos devem ser justificadas em relação a outras alternativas. Além disso, o uso de fonte radioativa precisa gerar benefícios específicos para a sociedade.

mulher-sala-raio-x
O uso da radiação deve ser justificada em relação a outras alternativas. Fonte: Shutterstock.

Otimização

Está relacionado aos esforços envolvidos na proteção e nos danos gerados pela radiação. Esse princípio ressalta que uma otimização em termos quantitativos pode ser feita com base em uma avaliação de custo-benefício das medidas de radioproteção.

Limitação

É um princípio fundamentado nos limites anuais de doses de radiação para as pessoas e também especificamente direcionados aos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos (IOEs).

Os limites de doses anuais são estabelecidos pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN). A função da radioproteção é monitorar os limites e tomar as medidas de segurança necessárias.

Qual a importância da radioproteção?

O organismo de uma pessoa exposta à radiação pode apresentar diversos efeitos colaterais como resultado dessa interação. Nessa situação, eles dependem de fatores como o tempo de exposição e a dose de radiação.

mulher-dentista-raiox-
A radioproteção é importante para evitar os possíveis efeitos colaterais dessa interação. Fonte: Shutterstock.

Essa energia é capaz de afetar as células, provocando danos em seus elementos, além de gerar mutações genéticas e induzir a morte celular. Como consequência, há um aumento do risco de doenças como o câncer.

Assim, a radioproteção é fundamental para proteger as pessoas desses efeitos nocivos causados pela radiação.

Faça um curso superior na Anhanguera!

Agora que você já sabe o que é radioproteção, já imaginou investir na formação superior e se especializar para entender mais sobre radioproteção?

Existem diversos cursos de graduação na área da saúde que abordam essa temática, como Radiologia, Biomedicina etc. E o melhor: eles podem ser encontrados na Anhanguera!

Aqui, você terá acesso a vantagens exclusivas, como corpo docente especializado, diferentes formas de ingresso e bolsas de estudos que facilitam a sua permanência na graduação.

Gostou de saber o que é radioproteção e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Quais são os cuidados de radioproteção?

A radioproteção determina alguns cuidados que devem ser tomados. Algumas recomendações gerais são usar sempre o monitor individual na jornada de trabalho, evitar a presença desnecessárias de pessoas dentro da sala de exames e manter as portas fechadas durante os exames.

O que emite radiação ionizante?

As fontes naturais de radiação ionizante são os raios cósmicos e os radionuclídeos provenientes da crosta terrestre. Fontes não naturais incluem a radioterapia, a tomografia computadorizada e os raios-X.

Quanto tempo dura a radiação no corpo?

Dependendo dos fatores de exposição e como se deu a forma de exposição, a radiação pode permanecer por muitos anos no corpo. Contudo, na radioterapia, a radiação permanece no organismo apenas durante o tempo em que a pessoa fica no aparelho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima