Entenda o que é megalofobia, e seus impactos na qualidade de vida

melancia-gigante

O medo é um sentimento natural e saudável para todo ser humano. Ele serve como um mecanismo de defesa para manter o corpo e a mente alertas diante de perigos, além de disparar reações de luta ou fuga quando necessário. Porém, há os casos em que o medo se transforma em uma fobia e afeta sua qualidade de vida. Um exemplo que trouxemos hoje para você entender: o que é megalofobia.

Para quem pretende trabalhar na área de saúde e bem-estar, especialmente voltada para a psicologia, esse é um dos vários transtornos que você pode encontrar. Não é um dos mais comuns, mas ainda é interessante aprender mais a respeito. No mínimo, esse é um bom exemplo dessa condição e como ela se manifesta.

Acompanhe e entenda melhor o que é megalofobia e seus impactos.

O que é megalofobia?

Megalofobia significa “medo de coisas grandes”. Ou seja, uma pessoa que tem medo de algo ou algum lugar que pareça muito maior do que ela. Por exemplo, medo de edifícios muito altos, de estátuas gigantes, grandes navios, baleias ou cachoeiras.

É bom lembrar que “fobia” e “medo” são coisas bem diferentes. Enquanto o medo é uma reação natural causada por uma possível ameaça, a fobia é uma reação irracional e involuntária. Pessoas com fobia têm grande aversão a algo muito específico, mas nem sempre com um motivo claro ou compreensível.

Como ela afeta a qualidade de vida?

Todo tipo de fobia costuma ter algum impacto direto no seu dia a dia, impedindo o aproveitamento de certas atividades ou de visitar alguns locais. No mínimo, ela pode provocar uma reação corporal intensa, como tremedeiras, sudorese, tontura e respiração acelerada.

mulher-com-medo
A megalofobia pode atrapalhar muito a vida da pessoa que tem essa condição. Fonte: Shutterstock.

Uma pessoa com megalofobia provavelmente tem dificuldades para estar em vários tipos de ambiente comuns, especialmente em grandes centros urbanos. Edifícios muito elevados, assim como vários pontos turísticos, podem desencadear uma reação de fuga, por exemplo.

Qual profissional lida com a megalofobia?

O tratamento de fobias está dentro do trabalho realizado por profissionais de psicologia. Por meio das consultas, o paciente pode elaborar melhor este medo, tentar entender sua origem e passar por um tratamento para amenizar ou eliminar seus efeitos.

Um exemplo disso é a terapia de exposição. Nela, o paciente é gradualmente exposto ao objeto de sua fobia e monitora as próprias reações, tentando mantê-las sob controle. A intenção é que, no mínimo, ele possa agir de forma funcional, mesmo quando exposto ao objeto ao qual é fóbico. Nesse caso, o paciente deve ser capaz de estar próximo de objetos ou locais gigantes sem reações adversas.


crianca-na-psicologa
O tratamento para a megalofobia é feito pelos psicólogos, por meio da terapia da exposição. Fonte: Shutterstock.

Como a Anhanguera ajuda na sua formação?

Entender o que é megalofobia significa perceber que ela é apenas um pequeno exemplo de como algumas fobias podem se manifestar, além de não ser uma das mais comuns. Existe uma grande variedade delas, todas com grande impacto na rotina e no bem-estar do paciente. E a melhor forma de lidar com essas dificuldades é com ajuda profissional.

Se você pretende atuar na área de psicologia e ajudar pessoas com diferentes tipos de fobia no futuro, venha conhecer os cursos da Anhanguera. Aqui você conta com os melhores professores e toda a infraestrutura para sua graduação ou pós-graduação.

Visite o HUB do Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera e conheça melhor os cursos.

Perguntas Frequentes

Como saber se você tem megalofobia?

Somente um profissional da saúde poderá atestar se você tem o distúrbio da megalofobia. 
Os principais sintomas são falta de ar, tremores, palpitação, taquicardia, entre outros relacionados ao pânico de enfrentar algo grande.

Qual é a fobia com maior nome?

É hipopotomonstrosesquipedaliofobia, que é o medo irracional de pronunciar palavras muito longas ou complicadas.
Assim como a megalofobia, há diversos problemas causados por quem desenvolve esse tipo de transtorno.

Qual é a fobia mais comum do mundo?

É a aracnofobia, o medo irracional de aranhas. Nesse caso, esse medo tem justificativas evolutivas, já que afeta a sobrevivência do ser humano.

Qual o medo mais raro?

A thrihexafobia, que é o medo do número 666. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima