Conheças os tipos sanguíneos e qual doa para qual!

tipos-de-sangue-

Você provavelmente já ouviu falar que se alguém está precisando receber uma bolsa de sangue para tratar alguma doença, precisa ter compatibilidade com um determinado tipo de sangue, não é mesmo?

Assim, para que as transfusões ocorram de modo eficaz e seguro, há a necessidade de as hemácias do sangue do doador e do receptor serem compatíveis. Se você tem interesse no tema saiba que, neste post, vamos apresentar os tipos sanguíneos e o processo de doação. Confira!

O que são os tipos de sangue?

No final do século XIX, o médico Karl Landsteiner descobriu os tipos sanguíneos após perceber que quando algumas amostras de sangue eram misturadas, formavam-se aglomerados de hemácias (glóbulos vermelhos), gerando um coágulo.

Mais tarde, concluiu-se que essas reações aconteciam por causa da incompatibilidade entre os tipos sanguíneos. Essa classificação é feita com base na análise dos seguintes elementos presentes no sangue:

  • proteínas presentes nas hemácias, podendo haver aglutinogênio B ou aglutinogênio A;
  • ausência ou presença de aglutininas (anticorpos aglutinantes) no plasma (atualmente chamadas de anti-A e anti-B).

Quais são os tipos de sangue?

Os tipos sanguíneos servem para classificar o sangue de acordo com a presença de duas proteínas no plasma, conhecidas como aglutinogênio B ou aglutinogênio A. Logo, o tecido sanguíneo foi classificado de acordo com os tipos: A, B, AB e O, conhecido como sistema ABO.

Além disso, você provavelmente já ouviu falar de alguém que tem o sangue negativo ou positivo, certo? Isso se deve ao fator Rh, que determina a ausência ou presença de aglutinina nas hemácias. O sangue que tem Rh- não possui aglutinina, enquanto o Rh+ possui.

Logo, os tipos de sangue podem ser classificados de acordo com o tipo e com o fator Rh. Eles são:

  • A+;
  • A-;
  • B+;
  • B-;
  • O+;
  • O-;
  • AB+;
  • AB-.
homem-testando-tipo-de-sangue-
Ao receber o sangue do doador, são feitos exames para determinar o tipo e o fator RH de cada um. Fonte: Shutterstock.

Qual tipo de sangue doa para qual?

Como mencionamos, os tipos de sangue se classificam de acordo com a ausência ou presença dos antígenos. Assim, eles contam com compatibilidade para receber ou doar sangue. Veja só:

  • A+: pode doar para A+ e AB+ e receber doação dos tipos A+, A-, O+ e O-;
  • A-: pode doar para A+, B-, AB+ e AB- e receber doação dos tipos A- e O-;
  • B+: pode doar para B+ e AB+ e receber doação dos tipos B+, B-, O+ e O-;
  • B-: pode doar para B+, B-, AB+ e AB- e receber doação dos tipos B- e O-;
  • AB+: pode doar para AB+ e receber doação de todos os tipos (é também chamado de receptor universal);
  • AB-: pode doar para AB+ e AB- e receber doação dos tipos AB-, A-, B- e O-;
  • O+: pode doar para O+, A+, B+ e AB+ e receber doação dos tipos O+ e O-;
  • O-: pode doar para todos e receber doação do tipo O- (é também chamado de doador universal).
pessoa-doando-sangue-
A doação só pode ser feita se houver compatibilidade entre os tipos de sangue. Fonte: Shutterstock.

Invista no seu futuro!

Agora que já conhece os tipos sanguíneos, que tal se especializar e fazer um curso de graduação na área da saúde para ficar por dentro de temas como esse? Para isso, existem diversas opções, como Ciências Biológicas, Biomedicina, Farmácia etc.

Eles estão em alta e contam com um mercado de trabalho muito aquecido. E sabe o que é melhor? Esses cursos estão disponíveis na Anhanguera! Sabia que a Anhanguera conta com um hub que apresenta vários cursos de saúde e bem-estar? Então, acesse a página da Anhanguera e confira!

Perguntas Frequentes

Qual é o tipo de sangue mais comum?

O sangue O+ é o mais comum entre os tipos sanguíneos. Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, cerca de 39% da população possui esse sangue.

Ele tem como característica o fato de apresentar anticorpos anti-B e anti-A. Por essa razão, quem tem esse sangue só pode receber doações de sangue do tipo O.

Qual o tipo sanguíneo mais inteligente?

O tipo sanguíneo pode influenciar na personalidade das pessoas. De modo geral, quem tem o tipo A costumam ser mais inteligentes, apaixonados, sensíveis e muito espertos para enfrentar uma vida mais complexa.

Além disso, pessoas com sangue do tipo A costumam lidar com o estresse e um estilo de vida urbano sedentário mais intenso.

Quais os tipos de sangue mais raros?

O sangue do tipo B é considerado um dos mais raros. Ele apresenta anticorpos contra o sangue do tipo A- e pessoas com o sangue tipo B só podem receber sangue dos tipos B e O.

Ainda mais raro, o sangue tipo AB não apresenta anticorpos contra o sangue tipo A nem do tipo B. Assim, pessoas desse grupo podem receber sangue de qualquer tipo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima