O que é Psoríase? Entenda essa doença de pele bem comum!

psoriase

Você sabe o que é psoríase? Ela é uma das condições dermatológicas mais comuns em todo o mundo. Por conta de seus sintomas desconfortáveis, ela pode ter um impacto significativo na qualidade de vida das pessoas afetadas.

Embora a psoríase não tem cura, ela tem tratamento multidisciplinar que, se seguido à risca, pode gerar maior conforto e bem-estar para os pacientes. Portanto, quem tem interesse na área da saúde deve entender mais sobre essa condição.

Esse é o seu caso? Então bora lá aprender sobre a psoríase!

O Que é Psoríase?

Como você viu, a psoríase é uma doença de pele crônica que se manifesta como manchas vermelhas, escamosas e inflamadas na superfície da pele. Essas manchas, frequentemente cobertas por escamas prateadas, podem variar em tamanho e intensidade, mas não são contagiosas.

Mas como surge essa condição? Ela é o resultado de uma resposta anormal do sistema imunológico, que faz com que as células da pele se reproduzam de forma acelerada. Normalmente, as células da pele são substituídas a cada 28-30 dias, mas na psoríase, esse processo ocorre em apenas 3-4 dias. Isso resulta em uma acumulação de células da pele na superfície, causando as lesões características da psoríase.

Causas da Psoríase

Embora as causas exatas da psoríase ainda não sejam totalmente compreendidas, é possível entender que ela uma combinação de fatores genéticos, imunológicos e ambientais. 

Entenda!

Genética

A psoríase tem uma forte predisposição genética. Assim, se um ou ambos os pais têm psoríase, a chance de seus filhos desenvolverem a doença é maior. Além disso, vários genes associados ao sistema imunológico estão envolvidos na suscetibilidade à psoríase.

Sistema imunológico

A psoríase é classificada como uma doença autoimune, na qual o sistema imunológico ataca erroneamente as próprias células do corpo. Nesse caso, o ataque imunológico se concentra nas células da pele, levando à inflamação e ao rápido crescimento celular.

Fatores ambientais

Embora a genética desempenhe um papel importante, fatores ambientais desencadeantes também podem influenciar o desenvolvimento da psoríase. Desse modo, lesões na pele, infecções, estresse, tabagismo e certos medicamentos podem agravar ou desencadear os sintomas da psoríase em pessoas geneticamente predispostas.

Tipos de Psoríase

A psoríase pode assumir várias formas, cada uma com suas características distintas. Os tipos mais comuns incluem:

Psoríase em placas

É o tipo mais comum e representa cerca de 80% dos casos. Caracteriza-se por manchas vermelhas e escamosas na pele, cobertas por escamas prateadas. As lesões podem causar coceira, ardor e desconforto.

Psoríase Guttata

Geralmente ocorre após uma infecção, manifestando-se como pequenas manchas em forma de gota na pele. Além disso, ela é mais comum em crianças e jovens adultos.

Psoríase inversa

Esse tipo afeta áreas de dobras da pele, como axilas, virilha e sob os seios. No entanto, diferentemente de outros tipos, as lesões da psoríase inversa são lisas e vermelhas, sem escamas.

Psoríase pustulosa

Esse é o tipo menos comum, e se caracteriza pela formação de pústulas, que são pequenas bolhas cheias de pus, na pele, acompanhadas de vermelhidão e inflamação. Este tipo é menos comum.

Psoríase Eritrodérmica

É uma forma grave de psoríase que afeta grande parte da superfície corporal, causando vermelhidão intensa e descamação, o que costuma gerar grande desconforto ao paciente.

Sintomas da Psoríase

Os sintomas da psoríase podem variar amplamente entre os indivíduos e, como você aprendeu, dependem do tipo específico da doença. No entanto, existem sintomas comuns que incluem:

  • manchas vermelhas e escamosas na pele;
  • escamas prateadas que se desprendem das lesões;
  • coceira, ardor ou dor na área afetada;
  • unhas grossas, deformadas ou descoladas, que caracterizam a psoríase ungueal;
  • rigidez e dor nas articulações, em casos de psoríase artropática.

É fundamental destacar que a psoríase não afeta apenas a pele, mas também pode ter impactos emocionais significativos, afetando a autoestima e a qualidade de vida dos pacientes.

medico psoriase
Os sintomas da psoríase incluem vermelhidão, descamação e coceira na pele. Fonte: Shutterstock.

Opções de Tratamento para Psoríase

Apesar de não haver cura definitiva para a psoríase, existem várias opções de tratamento disponíveis para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida. 

Algumas das opções de tratamento incluem:

Medicamentos tópicos

São aplicados diretamente na pele e incluem corticosteroides, análogos de vitamina D e alcatrão. Eles ajudam a reduzir a inflamação e a descamação da pele, aliviando os sintomas.

psoriase diagnostico
Medicamentos tópicos são opções comuns de tratamento para psoríase. Fonte: Shutterstock.

Fototerapia

A exposição controlada à luz ultravioleta (UV) pode aliviar os sintomas da psoríase. Desse modo, os tratamentos com luz UV podem ser realizados sob supervisão médica, em clínicas especializadas.

Medicamentos sistêmicos

Em casos mais graves ou resistentes, os médicos podem prescrever medicamentos orais ou injetáveis que afetam o sistema imunológico para reduzir a inflamação.

Terapia combinada

Em alguns casos, a combinação de tratamentos tópicos, fototerapia e medicamentos sistêmicos pode ser mais eficaz para controlar os sintomas.

Mudanças no estilo de vida

Evitar fatores desencadeantes, como estresse, tabagismo e infecções, pode ajudar a controlar os sintomas. Além disso, manter a pele bem hidratada e adotar uma dieta saudável podem ser medidas úteis.

Você tem interesse na área da saúde? Então, acompanhe nosso perfil no TikTok @academia.health para ver mais vídeos como esse abaixo!

Play video Play video

Venha estudar na Anhanguera!

O tratamento da psoríase requer uma equipe multidisciplinar. Assim, diversos tipos de profissionais da área da saúde podem ajudar a gerar mais qualidade de vida para os pacientes. 

Se você se interessa em ajudar as pessoas, que tal estudar na Anhanguera e ter uma carreira brilhante na área da saúde? Aqui, você encontra professores feras e uma infraestrutura top que ajudam a ter uma formação sólida!Está esperando o quê? Aproveite que está por aqui e se inscreva no vestibular Anhanguera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima