Uma boa saúde bucal é fundamental para o bem-estar de qualquer pessoa. Mesmo quem não cuidou bem dos dentes por muito tempo ou teve algum acidente ainda pode corrigir esses problemas com bons tratamentos odontológicos. Por exemplo, você sabe o que é restauração no dente ou como é feita?
Continue sua leitura e saiba mais sobre o assunto. Veja como é o trabalho do profissional que faz esse tipo de restauração!
Como é feita a restauração no dente?
Como o nome diz, é um procedimento de restauração da estrutura de um dente danificado. Quando uma pessoa tem uma cárie profunda ou quebra um dente, é necessário preencher a parte danificada para que ele mantenha sua funcionalidade.
Esse é um procedimento bem comum na odontologia e pode ser indicado para várias pessoas, independentemente da idade. O que varia é a forma como ela é feita e os materiais mais usados.
Quais são os tipos de restauração do dente?
Existem dois tipos principais de restauração, baseados principalmente no quão danificado está o dente. O primeiro é a restauração direta, que consiste em aplicar o material sobre o dente danificado para restaurar sua forma.
É como fazer um remendo no dente. Se os danos não forem muito profundos, não é necessário retirar o dente nem nada do tipo.
Porém, quando o dano é muito extenso, aí é necessária uma restauração indireta. Um bom exemplo disso é quando o dentista faz um tratamento de canal, que é a remoção da polpa do dente. Depois do tratamento, é feita uma prótese personalizada para ser colocada no lugar do dente.
Quais são os materiais usados na restauração do dente?
Seja para fazer a prótese ou o preenchimento, o dentista precisa de materiais adequados. Veja aqui alguns dos mais usados.
Resina composta
São um tipo de plástico com boa durabilidade e melhor relação entre custo e benefício. A resina é fácil de moldar para que fique no formato ideal para cada dente lesionado, além de terem uma cor parecida com a dos dentes, um acabamento estético bem melhor.
O material é aplicado diretamente sobre a lesão e deixado para endurecer. É mais usado em lesões pequenas e superficiais.
Amálgama
Nesse caso, a restauração do dente é feita com ligas metálicas. É bem usado em obturações antigas e apresenta alta resistência e baixo custo.
Seu maior problema, na verdade, é a estética. O material cinzento não combina com a arcada dentária, então não é muito usado nos dentes da frente.
Porcelana
As próteses de porcelana são bem famosas na restauração de dentes. Elas são fortes, bem seguras, resistentes a manchas e têm o aspecto de um dente branco quase perfeito. Muitos pacientes preferem esse material, mesmo que seja um pouco mais caro.
Ouro
Alternativamente, você também pode optar por uma restauração à base de ouro. Como você deve imaginar, é a opção mais cara, mas esse material também é bem eficaz. Pode durar até 20 anos e é aceito facilmente pelos tecidos da gengiva. Por último, o ouro tem melhor acabamento que o amálgama.
Entender o que é restauração no dente e como ela funciona é fundamental para quem pretende atuar em odontologia. Conhecimento técnico e prático faz toda a diferença na hora de atuar nessa área.
Veja também: Preparamos esse vídeo com todas as informações sobre o curso de Odontologia da Anhanguera. Não deixe de conferir!
Quer cursar odontologia? Faça na Anhanguera!
Com certeza, você já é bem curioso sobre temas relacionados à odontologia e vem pesquisando sobre o que é restauração do dente.
Para aprender tudo o que precisa, uma boa recomendação é a Anhanguera. Com o curso de Bacharelado, terá toda a capacitação que precisa para realizar esses procedimentos e se especializar. Conheça o HUB do Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera e veja mais sobre o curso.
Redator por vocação. A experiência em contar histórias também é um diferencial e uma forma de enriquecer toda a trajetória na escrita. Para isso, tudo contribui: meu gosto por leitura, games e conversas, principalmente. Com formação em Psicologia, tenho muita experiência em escrever sobre temas relacionados à saúde e bem estar.