O que é um microscópio? Conheça essa importante ferramenta da área da saúde!

microscopio

Se você tem interesse em biologia, química ou qualquer outro segmento das ciências naturais, já deve ter uma ideia do que é um microscópio. Essa é uma das ferramentas mais importantes em diversos setores de pesquisa.

Se você pretende trabalhar na área de saúde, vale a pena saber não só o que é um microscópio, mas como funciona, sua origem e sua importância. Acompanhe.

Para que serve um microscópio?

O nome microscópio significa “ver algo pequeno”. É um conjunto de lentes que permitem ampliar várias vezes um objeto sem que a imagem perca o foco. É assim que cientistas, farmacêuticos e médicos podem analisar uma amostra de sangue e ver se há algo dentro dela, por exemplo.

Quais são os tipos de microscópio e como funcionam?

Existem dois tipos principais de microscópios usados em laboratório. O primeiro é o microscópio óptico. Ele funciona usando duas lentes: a lente objetiva, que fica próxima da amostra, e a ocular, por onde você observa a amostra.

Há também um espelho ou fonte de luz abaixo da lâmina da amostra, que a ilumina. A luz passa por ela e leva a imagem até o conjunto de lentes, permitindo uma visão clara do objeto observado. Também há um mecanismo de ajuste da distância, para focar em partes diferentes.

microscopio- optico
O microscópio óptico tem duas lentes: a lente objetiva, que fica próxima da amostra, e a ocular, por onde você observa a amostra. Fonte: Shutterstock.

O outro tipo é o microscópio eletrônico. E ele também pode ser de varredura (MEV) ou de transmissão (MET).

No microscópio de varredura, em vez de lentes, ele emite um feixe de elétrons sobre a amostra, os quais são captados para gerar uma imagem estrutural. É bem similar ao funcionamento do raio-x.

Já o microscópio de transmissão emite um feixe de elétrons de alta voltagem sobre uma amostra com espessura nanoscópica. Assim, o feixe atravessa o material com suas propriedades um pouco modificadas. Esses elétrons são projetados sobre uma tela fosforescente, o que cria a imagem.

mulher-microscopio eletronico
O microscópio eletrônico emite feixes de elétrons sobre a amostra para gerar a imagem, semelhante ao funcionamento do raio-x. Fonte: Shutterstock.

Outro ponto importante é que, antes de ser observada no microscópio, a amostra deve ser preparada. Em um microscópio óptico, por exemplo, pode ser necessário usar corantes para destacar certas estruturas celulares. Em alguns experimentos, são usados elementos químicos radioativos, para que fiquem mais visíveis.

Por que ele é tão importante na área de saúde?

Não é sem motivo que o microscópio é tão profundamente associado à ciência e à biologia. Ainda mais na área de saúde. Sem essa ferramenta, várias descobertas seriam impossíveis.

Primeiro, ele permite observar a estruturas celulares e objetos inorgânicos. É assim que os cientistas conseguiram entender o funcionamento das células, dos tecidos e sua interação com diversas substâncias.

Segundo, ainda é uma ferramenta usada no diagnóstico de doenças. Mesmo com maquinário avançado, a observação de um profissional de saúde ainda é fundamental para esclarecer o diagnóstico.

Também é uma grande parte dos estudos de medicina. Na maioria dos segmentos da saúde, é necessário usar o microscópio ao menos algumas vezes em laboratório.

Mais do que saber o que é um microscópio, você deve entender qual é sua importância e seu peso na história da saúde. E assim, também valorizar um pouco mais o que você aprender através deles em seus estudos.

Veja também: Se interessou pelo conteúdo e quer seguir na área da saúde? Preparamos esse vídeo falando sobre as matérias estudadas na faculdade de Biomedicina. Não deixe de conferir!

Inicie sua formação na área da saúde na Anhanguera!

Agora você já sabe o que é um microscópio. Vai seguir carreira na área da saúde? Então uma boa ideia é conhecer os cursos da Anhanguera. Medicina, enfermagem, odontologia, entre outras formações estão na lista para novos estudantes. Conheça o HUB do Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera e veja mais sobre os cursos e suas modalidades.

Perguntas Frequentes

Como o microscópio surgiu?

O primeiro microscópio óptico foi inventado na década de 1590, por Hans e Zacharias Janssen, dois fabricantes de óculos holandeses.

A princípio, era apenas um brinquedo, mas veio a ser adotado pelos cientistas Robert Hook, na Inglaterra, e Anton Van Leeuwenhoek, na Holanda.

Quanto custa um microscópio óptico?

O valor varia bastante de acordo com a marca, qualidade e finalidade.

Um microscópio óptico ideal para uso costuma ficar entre R$2000 e R$2500, com alguns modelos podendo ficar bem acima desses preços.

Qual é o tipo de microscópio mais usado?

O microscópio óptico é o tipo mais comum, tanto em laboratórios quanto em pesquisas.

Além de ter um custo inferior, é um modelo mais prático e acessível, ideal para múltiplos experimentos e observações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima