O que se estuda em Enfermagem? Conheça 8 matérias dessa graduação!

enfermeiros-alunos

Você tem o sonho de trabalhar com Enfermagem, mas fica em dúvida se dará conta de estudar esse curso? Então, é interessante buscar informações sobre a grade curricular dessa faculdade!

Assim, você pode analisar as matérias de Enfermagem para entender se vai se dar bem nesse curso. Além disso, é sempre bom saber com antecedência o que vai encarar, não é mesmo?

Pensando nisso, trouxemos 8 das principais matérias que se estuda em Enfermagem para você ficar por dentro do assunto!

Confira!

1. Anatomia

Uma das matérias básicas dos cursos da área da saúde é a anatomia. Afinal, para cuidar do corpo humano é preciso entender como ele é composto e como funciona, não é mesmo? Assim, essa matéria estuda os órgãos e sistemas no que se refere à sua localização e relação estrutural.

Com isso, a disciplina ensina sobre os sistemas respiratório, cardiovascular, digestivo, urinário, reprodutor e etc. Dessa maneira, o aluno fica craque em corpo humano e pode entender melhor as demais matérias de Enfermagem.

2. Biossegurança

A biossegurança é a matéria que vai ensinar o aluno as normas e medidas para garantir a segurança individual e coletiva no atendimento da Enfermagem. Com ela, os alunos aprendem os riscos biológicos, químicos e físicos nos quais eles, como profissionais, e os pacientes estão expostos.

A seguir, veja alguns exemplos do que se aprende em biossegurança:

  • utilização de equipamentos de proteção individual, como luvas, máscara, óculos e avental;
  • higienização correta das mãos e do ambiente;
  • esterilização de materiais;
  • descarte adequado de resíduos químicos e biológicos;
  • manipulação de medicamentos e outras substâncias.

3. Farmacologia

A farmacologia também costuma ser uma matéria básica da área da saúde, e na Enfermagem isso não é diferente. A disciplina ensina os efeitos que os medicamentos geram no organismo.

enfermeiro-pilula
É importante que o Enfermeiro saiba como funcionam e quais os efeitos dos fármacos no corpo humano. Fonte: Shutterstock.

Assim, o aluno aprende as interações entre os fármacos, modo de agir, os efeitos colaterais, as contraindicações, as vias de administração e outras questões fundamentais na hora de exercer a profissão.

4. Psicologia

Não, você não leu errado. Na Enfermagem também se estuda psicologia! Isso porque a profissão deve saber como lidar com a complexidade humana. Então, a matéria tem como objetivo melhorar o relacionamento enfermeiro-paciente-família.

Dessa maneira, o profissional pode ter uma postura mais adequada diante do paciente e exercitar a inteligência emocional no atendimento. Imagine um enfermeiro insensível na hora de dar uma notícia desagradável para a família. Não dá, né?

5. Enfermagem Ginecológica e Obstétrica

Entrando nas matérias específicas do curso, você pode encontrar a enfermagem ginecológica e obstétrica. Nessa disciplina, são estudadas a saúde reprodutiva e sexual de mulheres.

Dessa maneira, o aluno aprende sobre as doenças que acometem o aparelho urinário e reprodutor feminino, prevenção de câncer de mama, acompanhamento de gestação e, até mesmo, planejamento familiar!

Veja também: Se você está gostando desse post, assista esse vídeo com todas as informações sobre o curso de Enfermagem da Anhanguera. Não deixe de conferir!

6. Enfermagem Cirúrgica

Já na enfermagem cirúrgica, como o próprio nome já sugere, é possível aprender sobre o atendimento de enfermagem no pré, durante e pós-operatório. Desse modo, ela ensina a organizar sala cirúrgica, as normas para esterilização e armazenamento de materiais etc.

Além disso, a matéria aborda o papel do enfermeiro durante uma cirurgia, como oferecer suporte ao cirurgião e ao paciente. Ela também ensina os cuidados de preparação do paciente para a operação, pós-operatórios e de recuperação.

aula-enfermagem-cirurgia-
A Enfermagem Cirúrgica é fundamental para que o Enfermeiro aprenda lidar com situações no pré, durante e no pós-operatório. Fonte: Shutterstock.

7. Enfermagem Clínica

Na enfermagem clínica, o aluno aprende a atender o paciente no ambiente hospitalar. Assim, ele adquire conhecimentos sobre os procedimentos de diagnóstico, avaliação da condição de saúde, tratamento clínico, alimentação do paciente, entre outras atividades.

8. Práticas da Enfermagem na Saúde Coletiva

Por fim, na matéria de práticas da enfermagem em saúde coletiva, o estudante aprende as técnicas para atender a comunidade, especialmente, em programas sociais e políticas públicas de saúde.

Entre os temas abordados estão o conceito de saúde coletiva, os principais problemas de saúde que acometem a população brasileira e as normativas do sistema de saúde brasileiro. Desse modo, o formado se torna apto para exercer cargos em unidades básicas de saúde, programas de saúde da família etc.

Saiba mais sobre os cursos da área da saúde!

Se você tem interesse em atuar na área da saúde, mas ainda não se decidiu que quer estudar Enfermagem, não pode deixar de conferir o Hub exclusivo da área da Saúde e Bem-estar da Anhanguera!

Nesse espaço, você encontra tudo o que precisa saber sobre diversos cursos da área da saúde, além de dicas e artigos sobre saúde e bem-estar. Legal, né?

Neste post, você descobriu 8 matérias que se estuda no curso de Enfermagem. Agora, você tem uma noção dos assuntos que verá na faculdade e pode decidir se essa é a profissão da sua vida!

Não perca mais tempo! Inscreva-se na Faculdade de Enfermagem da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual é a matéria mais difícil do curso de Enfermagem?

É difícil mensurar a matéria mais difícil do curso de Enfermagem, pois a dificuldade no aprendizado é algo individual e depende da afinidade de cada pessoa com o tema.

Contudo, de modo geral, os estudantes costumam achar as disciplinas mais específicas da área da saúde as mais complicadas. Entre elas, estão a anatomia, a fisiologia, a bioestatística e a citologia aplicada à enfermagem.

Como saber se tenho dom para Enfermagem?

Muitas pessoas querem cursar Enfermagem, mas não sabem se têm dom para a profissão. Por isso, é importante conhecer o perfil desse profissional para entender se você está alinhado a ele.

Na prática, o enfermeiro precisa saber lidar com as pessoas e ter afinidade com a área da saúde. Além disso, é necessário ter calma, paciência e empatia.

Em qual período começa o estágio de Enfermagem?

O estágio é obrigatório para obtenção do diploma e costuma ser pedido a partir do sétimo período de Enfermagem. Dessa maneira, é importante entrar no curso sabendo que para se formar e poder atuar na profissão, terá que cumprir essa obrigação.

Contudo, vale reforçar que o estágio ajuda você a entender na prática a atuação do enfermeiro, lapidando as suas habilidades!

1 comentário em “O que se estuda em Enfermagem? Conheça 8 matérias dessa graduação!”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima