O que faz um Enfermeiro Sanitarista? Conheça 6 funções desse cargo!

limpando chao

Você sabia que a área da Enfermagem vai além dos cuidados de pacientes em hospitais? A profissão é muito abrangente e engloba diversos ramos, como a Enfermagem Sanitária. Nesse sentido, você sabe o que faz um enfermeiro sanitarista?

O profissional da área é fundamental para o planejamento e a implementação de ações de prevenção e controle de doenças no âmbito coletivo. Assim, esse tipo de enfermeiro desempenha um papel importante na promoção da saúde da população.

Ficou interessado e quer saber o que faz um enfermeiro sanitarista em seu dia a dia de trabalho? Então acompanhe a leitura!

O que é a Enfermagem Sanitária?

A Enfermagem Sanitária é uma área da Enfermagem que se concentra na promoção da saúde pública, na prevenção de doenças e na melhoria das condições de saúde da população em geral. É uma especialidade que busca abordar as questões de saúde de maneira ampla, envolvendo não apenas o cuidado individual, mas também a saúde coletiva e os determinantes sociais da saúde.

O que faz um enfermeiro sanitarista?

Na prática, o enfermeiro sanitarista realiza o levantamento de dados de saúde, vistorias e diagnósticos, planejamento de políticas públicas, boletins e informes. Assim, o profissional é essencial para o SUS (Sistema Único de Saúde), contribuindo para a sua consolidação e o seu desenvolvimento.

Veja, abaixo, mais detalhes das funções desempenhadas pelo enfermeiro sanitarista!

1. Vigilância epidemiológica

O enfermeiro sanitarista é responsável por monitorar e controlar epidemias, surtos e doenças infecciosas. Assim, é necessário coletar e analisar dados de saúde para identificar padrões e tendências de doenças na população.

maos
O enfermeiro sanitarista é responsável por monitorar e controlar epidemias, surtos e doenças infecciosas. Fonte: Shutterstock.

2. Educação em saúde

Desenvolve programas educacionais para a comunidade, escolas e grupos específicos para promover hábitos de vida saudáveis, prevenção de doenças e uso correto de medicamentos também são funções do enfermeiro sanitarista. Logo, o profissional ajuda a disseminar informações importantes e que auxiliam a prevenir patologias.

3. Controle de infecções

Implementa medidas de controle de infecções em ambientes de saúde, escolas e outras instituições para prevenir a disseminação de doenças.

4. Saúde ambiental

O profissional avalia a qualidade do ar, água e solo para identificar riscos à saúde pública. Trabalha para prevenir a exposição a substâncias tóxicas e melhorar a qualidade ambiental.

5. Controle de doenças crônicas

O enfermeiro sanitarista desenvolve estratégias para prevenir e controlar doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e obesidade, por meio de educação, rastreamento e intervenções.

6. Participação em políticas de saúde

O enfermeiro sanitarista contribui para o desenvolvimento de políticas de saúde pública em níveis local, estadual e nacional, usando seu conhecimento para influenciar decisões que afetam a saúde da população.

Como é o mercado de trabalho para o enfermeiro sanitarista?

O mercado de trabalho para enfermeiros sanitaristas pode variar de acordo com a região, o país e as políticas de saúde locais. No entanto, em geral, os enfermeiros sanitaristas são profissionais altamente demandados devido à importância da promoção da saúde pública e da prevenção de doenças.

Veja onde o profissional pode atuar!

Setor público

Muitos enfermeiros sanitaristas encontram oportunidades de emprego no setor público, trabalhando em departamentos de saúde governamentais, agências de saúde pública e órgãos reguladores. Eles podem estar envolvidos em programas de vacinação, controle de doenças, vigilância epidemiológica e resposta a emergências de saúde pública.

Hospitais e centros de saúde

Alguns hospitais e centros de saúde empregam enfermeiros sanitaristas para gerenciar programas de saúde comunitária, prevenção de infecções, educação em saúde e outras atividades relacionadas à promoção da saúde.

O Enfermeiro Sanitarista pode trabalhar em hospitais e centros de saúde. Fonte: Shutterstock.

Organizações Não Governamentais (ONGs)

ONGs dedicadas à saúde pública, prevenção de doenças, acesso a cuidados de saúde e outras questões relacionadas também podem contratar enfermeiros sanitaristas para implementar programas de base comunitária.

Organizações internacionais

Em contextos globais, organizações internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências das Nações Unidas, frequentemente contratam profissionais de enfermagem sanitarista para trabalhar em projetos de saúde pública em diferentes países.

Pesquisa e consultoria

Alguns enfermeiros sanitaristas podem optar por seguir carreiras de pesquisa em saúde pública, conduzindo estudos epidemiológicos, avaliações de programas e pesquisas para informar políticas de saúde. Além disso, eles podem oferecer consultoria a governos, organizações e instituições de saúde.

Setor privado

Embora menos comum, algumas empresas privadas podem contratar enfermeiros sanitaristas para gerenciar programas de saúde ocupacional, prevenção de doenças no local de trabalho e promoção da saúde entre os funcionários.

Invista no seu futuro!

E aí, gostou de saber o que faz um enfermeiro sanitarista? Para se destacar na área e encontrar boas oportunidades de trabalho, é fundamental estudar em uma faculdade conceituada e renomada.

Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores mestres e doutores experientes. Além disso, temos formas de ingresso facilitadas, bolsas de estudos e infraestrutura completa para as aulas práticas e teóricas. Gostou? Então inscreva-se no vestibular da Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima