O que é Eletrotermofototerapia? Entenda o que é essa terapia!

Se você está pensando em ingressar na área da saúde, é natural que se depare com uma série de termos e práticas que podem parecer complexos à primeira vista. Entre eles, você sabe o que é eletrotermofototerapia?

Essa terapia é muito utilizada por fisioterapeutas, que usam diferentes técnicas com o objetivo de diminuir a dor, inflamações e proporcionar maior relaxamento muscular. Assim, vale a pena entender como ela funciona.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe a leitura e descubra o que é eletrotermofototerapia!

O que é eletrotermofototerapia?

A eletrotermofototerapia é uma modalidade terapêutica que utiliza a combinação de três tipos diferentes de estímulos físicos: eletricidade (eletro), calor (termo) e luz (foto). Essa técnica é muito utilizada por profissionais da área da saúde, como fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

O objetivo é tratar uma variedade de condições musculoesqueléticas, lesões esportivas, dores crônicas e inflamações. Vamos entender um pouco mais sobre cada componente dessa terapia abaixo!

Eletroterapia

Envolve o uso de correntes elétricas para estimular os músculos, nervos e tecidos. Existem diferentes tipos de correntes elétricas utilizadas na eletroterapia, cada uma com objetivos terapêuticos específicos, como alívio da dor, redução de espasmos musculares, melhoria da circulação sanguínea e promoção da cicatrização de tecidos.

Termoterapia

Refere-se ao uso de calor para promover efeitos terapêuticos no corpo. Isso pode ser feito por meio de diferentes métodos, como compressas quentes, bolsas de água quente, banhos de imersão e equipamentos de aquecimento específicos.

O calor pode ajudar a relaxar os músculos, aumentar a flexibilidade das articulações, aliviar a dor e promover a circulação sanguínea.

Fototerapia

Consiste na aplicação de luz visível ou invisível (como a luz infravermelha ou laser) sobre áreas específicas do corpo para promover efeitos terapêuticos. A fototerapia é utilizada para estimular processos de cicatrização, reduzir a inflamação, aliviar a dor, melhorar a circulação sanguínea e promover a regeneração celular.

Ao combinar esses três tipos de estímulos físicos, a eletrotermofototerapia visa proporcionar um tratamento abrangente e eficaz para uma variedade de condições de saúde.

Quais são os aparelhos mais usados na eletrotermofototerapia?

Na eletrotermofototerapia, uma variedade de aparelhos é empregada para fornecer estímulos elétricos, térmicos e luminosos com o intuito de promover os efeitos terapêuticos desejados.

Abaixo, detalhamos alguns dos aparelhos mais utilizados nesse tipo de tratamento!

Ultrassom

O ultrassom é um aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência. Ele pode ou não produzir calor, dependendo da configuração utilizada.

As suas principais funções incluem efeito anti-inflamatório, aceleração da cicatrização, redução da dor, estimulação da formação do calo ósseo e da síntese de proteínas, aumento da circulação sanguínea e diminuição de espasmos musculares.

ultrassom
O ultrassom é um aparelho que emite ondas sonoras de alta frequência. Fonte: Shutterstock.

Corrente russa

A corrente russa consiste na aplicação de corrente elétrica de baixa frequência sobre os músculos por meio de eletrodos colocados na pele. Essa técnica é conhecida como “russa” devido à sua origem na antiga União Soviética, onde foi desenvolvida.

O principal objetivo da corrente russa é promover o fortalecimento muscular e a tonificação dos tecidos, especialmente em áreas específicas do corpo.

Ela é bastante utilizada em tratamentos estéticos para melhorar a aparência e a saúde dos músculos, mas também é empregada em reabilitação física para recuperar a força e a função muscular após lesões ou cirurgias.

A corrente russa funciona por meio da passagem de pulsos elétricos de baixa frequência pelos músculos, induzindo contrações musculares involuntárias. Essas contrações imitam os padrões naturais de atividade muscular, estimulando o desenvolvimento e o fortalecimento dos tecidos.

Além do fortalecimento muscular, a corrente russa também pode ser utilizada para melhorar a circulação sanguínea, reduzir a dor e a inflamação, promover a drenagem linfática e até mesmo ajudar na redução de medidas e na tonificação da pele.

FES (Functional Electrical Stimulation)

A Estimulação Elétrica Funcional (EEF), ou em inglês, Functional Electrical Stimulation (FES), é uma técnica terapêutica que utiliza corrente elétrica de baixa frequência para estimular os músculos de pessoas com deficiências neuromusculares ou lesões no sistema nervoso central.

Esse método visa promover contrações musculares controladas e, assim, ajudar na reabilitação física e na melhoria da função motora. Na FES, eletrodos são colocados sobre a pele em regiões específicas do corpo, geralmente próximos aos músculos que se deseja estimular.

Quando a corrente elétrica é aplicada, ela atua diretamente nos nervos motores, enviando sinais que desencadeiam contrações musculares. Essa técnica é frequentemente utilizada em pessoas com lesões medulares, acidentes vasculares cerebrais (AVC), paralisia cerebral e outras condições que afetam o controle muscular.

Ela pode ajudar a restaurar a função muscular, melhorar a força, a coordenação e a mobilidade, além de prevenir a atrofia muscular e reduzir o risco de contraturas articulares.

TENS (Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation)

A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS), ou em inglês, Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation, é uma técnica de terapia física que utiliza corrente elétrica de baixa frequência para aliviar a dor.

Nesse método, eletrodos são colocados sobre a pele na região afetada pela dor, e então uma corrente elétrica suave é aplicada através desses eletrodos para estimular os nervos subjacentes.

O objetivo da TENS é modular a transmissão do sinal da dor, bloqueando ou reduzindo a percepção da dor pelo sistema nervoso central.

Acredita-se que a estimulação elétrica provoque a liberação de substâncias químicas naturais no corpo, como endorfinas e encefalinas, que têm efeitos analgésicos e podem ajudar a reduzir a sensação de dor.

Ondas curtas

As ondas curtas se referem a um tipo de energia eletromagnética de alta frequência utilizada para promover o aquecimento dos tecidos profundos do corpo como parte do tratamento fisioterapêutico.

Essas ondas fazem parte do espectro eletromagnético e têm frequências que variam entre 13,56 MHz e 27,12 MHz. Na eletrotermofototerapia, as ondas curtas são geradas por um aparelho específico e direcionadas para a região do corpo que requer tratamento.

Quando essas ondas penetram nos tecidos, elas são absorvidas pelas moléculas de água e outros componentes dos tecidos, o que gera um aumento na temperatura local.

Laser

O laser na eletrotermofototerapia é uma modalidade terapêutica que utiliza feixes de luz de alta intensidade e coerência para tratar uma variedade de condições médicas e musculoesqueléticas. Essa forma de tratamento é conhecida como terapia com laser de baixa intensidade (LLLT), também chamada de laserterapia ou fototerapia.

Nessa técnica, o laser emite uma luz monocromática e coerente que pode penetrar nos tecidos biológicos até uma certa profundidade, dependendo das características do laser utilizado. O laser é aplicado diretamente na área do corpo que requer tratamento, sendo guiado pelo profissional de saúde treinado.

Quais são as vantagens da eletrotermofototerapia?

A eletrotermofototerapia oferece diversas vantagens que a tornam uma modalidade terapêutica muito utilizada em diferentes áreas da saúde. Veja:

  • versatilidade: a eletrotermofototerapia engloba diversas técnicas e modalidades terapêuticas, permitindo uma abordagem multifacetada para o tratamento de condições médicas, musculoesqueléticas e dermatológicas;
  • eficácia: cada uma das modalidades terapêuticas utilizadas na eletrotermofototerapia apresenta evidências científicas que comprovam sua eficácia no tratamento de diferentes condições de saúde;
  • segurança: quando aplicada corretamente por profissionais de saúde qualificados, a eletrotermofototerapia é considerada uma modalidade terapêutica segura e não invasiva.
eletros
A eletrotermofototerapia oferece benefícios como alívio da dor, redução da inflamação e melhoria na circulação sanguínea. Fonte: Shutterstock.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que é eletrotermofototerapia, saiba que você pode aprofundar os conhecimentos nessa técnica ao cursar a graduação em Fisioterapia em uma boa faculdade.

Na Anhanguera, o ensino é dinâmico e você terá aulas com um corpo docente qualificado. Além disso, os laboratórios são de ponta e bem equipados.

Inscreva-se no vestibular de Fisioterapia da Anhanguera e saia na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima