Fisioterapia Aquática: Entenda tudo sobre essa área da Fisioterapia!

A Fisioterapia é uma profissão bastante diversa, apresentando diferentes especialidades de atuação. Nesse sentido, você conhece ou já ouviu falar em Fisioterapia Aquática?

Essa área consiste no uso dos princípios físicos da água para alcançar um alto grau de eficiência na reabilitação física. Assim, o objetivo é evitar o uso de medicamentos ou realização de cirurgias, auxiliando na saúde.

Quer saber o que é Fisioterapia Aquática? Então acompanhe a leitura para entender mais!

O que é Fisioterapia Aquática?

A Fisioterapia Aquática é uma modalidade terapêutica realizada em piscinas com temperatura controlada, geralmente em torno de 35ºC. Essa prática é reconhecida como uma especialidade pela regulamentação do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO).

O tratamento consiste em adaptar as técnicas de fisioterapia ao ambiente aquático, aproveitando as propriedades únicas da água e a sua temperatura elevada em comparação ao ambiente terrestre.

Ela pode ser conduzida de forma individualizada ou em pequenos grupos, sendo tanto o método principal de tratamento quanto um complemento a outras abordagens terapêuticas.

A água aquecida proporciona um ambiente relaxante, contribuindo para a eficácia do tratamento. Além disso, a Fisioterapia Aquática é versátil, podendo ser aplicada para prevenção, tratamento e reabilitação de diversas condições.

Seja para aliviar dores, melhorar a mobilidade, fortalecer músculos ou promover relaxamento, essa especialidade oferece benefícios terapêuticos abrangentes. Assim, ela se destaca por integrar o cuidado físico e a utilização estratégica de um ambiente aquático controlado, proporcionando aos pacientes uma experiência terapêutica única e eficaz.

Em quais situações a Fisioterapia Aquática é indicada?

A Fisioterapia Aquática é indicada em diversas situações por conta da sua versatilidade e benefícios terapêuticos. Essa especialidade pode ser aplicada tanto para a prevenção quanto para o tratamento e reabilitação de lesões e condições diversas, abrangendo áreas como ortopedia, cardiologia, neurologia etc.

As situações em que a fisioterapia aquática é indicada incluem:

  • lesões ou fraquezas musculares: a água proporciona resistência controlada, auxiliando no fortalecimento muscular de forma suave;
  • incapacidade de sobrecarregar membros inferiores: indicada para casos em que a carga de peso nos membros inferiores precisa ser reduzida, facilitando movimentos e exercícios;
  • problemas posturais: a Fisioterapia Aquática permite trabalhar a postura de forma eficaz, proporcionando alívio de dores relacionadas;
  • problemas cardíacos ou respiratórios: exercícios aquáticos controlados contribuem para o condicionamento cardiovascular e respiratório;
  • falta de equilíbrio corporal: a água oferece suporte, permitindo o treinamento do equilíbrio de forma segura;
  • estados de ansiedade e estresse: o ambiente aquático relaxante pode ter efeitos positivos no bem-estar mental, auxiliando no controle do estresse e das emoções.

Além disso, a Fisioterapia Aquática é aplicada em diferentes faixas etárias, tratando condições como hérnia de disco, acidente vascular cerebral (AVC), lombalgias, artrose e paralisia cerebral. Atletas lesionados, como jogadores de futebol, também se beneficiam, já que a água reduz a força gravitacional, aliviando o impacto nas articulações tratadas.

Vale ressaltar que, embora seja uma opção terapêutica eficaz, existem contraindicações para o uso da fisioterapia aquática, destacando a importância de uma avaliação detalhada para determinar a abordagem mais adequada a cada paciente.

Quais são as contraindicações da Fisioterapia Aquática?

Apesar de a Fisioterapia Aquática ser indicada para diferentes pessoas, ela não pode ser feita por todas. Veja quais são as suas principais contraindicações abaixo!

Doenças de pele ou intolerância ao cloro

Pessoas com condições dermatológicas, como dermatites ou eczemas, podem ter a sua condição agravada pelo contato com a água clorada das piscinas. Da mesma forma, pessoas com intolerância ao cloro podem apresentar reações alérgicas.

Hidrofobia

Pacientes com medo intenso ou fobia de água podem sentir desconforto ou ansiedade durante as sessões de fisioterapia aquática, o que compromete a eficácia do tratamento.

Quadros de febre, epilepsia ou infecções

Em casos de febre, epilepsia ou infecções agudas, o recomendado é evitar a fisioterapia aquática, pois a imersão em água quente pode aumentar a temperatura corporal, desencadear convulsões em pacientes epilépticos ou agravar infecções.

Incontinência Urinária e/ou Fecal e Traqueostomia

Pacientes com incontinência urinária ou fecal podem enfrentar dificuldades durante as sessões de fisioterapia aquática devido à exposição à água. Da mesma forma, pessoas com traqueostomia requerem cuidados especiais para evitar complicações respiratórias durante o contato com a água.

Quais são os benefícios da Fisioterapia Aquática?

A Fisioterapia Aquática oferece diversos benefícios por conta das propriedades físicas e químicas da água. Veja mais sobre eles!

Diminui o impacto nas articulações

Por conta da presença da água, a força gravitacional sobre o corpo é reduzida, o que resulta em um impacto menor nas articulações durante os exercícios. Isso pode ser benéfico para pacientes com lesões musculoesqueléticas ou problemas de mobilidade.

Alívio de dores e edemas

A fisioterapia aquática também é eficaz no alívio de dores musculares e articulares, bem como na redução de edemas. Esse processo ocorre devido à pressão hidrostática exercida pela água sobre o corpo, que ajuda a diminuir a inflamação e promove a circulação linfática.

idosos hidro
A fisioterapia aquática alivia dores e edemas. Fonte: Shutterstock.

Promoção do relaxamento e autoconfiança

A imersão na água aquecida da piscina proporciona um ambiente relaxante, que contribui para reduzir o estresse, a ansiedade e promover o relaxamento muscular. Isso ajuda os pacientes a ganhar confiança em suas habilidades físicas.

Melhora do equilíbrio e da locomoção

Os exercícios realizados na água ajudam a melhorar o equilíbrio e a capacidade de locomoção, pois a resistência do líquido proporciona estabilidade e fortalece os músculos responsáveis pela postura e movimento.

Aumento da coordenação motora

A fisioterapia aquática envolve movimentos coordenados e controlados, o que ajuda a melhorar a coordenação motora, a propriocepção e a consciência corporal dos pacientes.

Melhora a circulação sanguínea

A água aquecida da piscina aumenta a circulação sanguínea periférica, o que contribui para a oxigenação dos tecidos e acelera o processo de cicatrização de lesões.

Quais são as principais técnicas utilizadas?

A Fisioterapia Aquática utiliza diferentes técnicas, cada uma com um objetivo específico. Desse modo, cada paciente é atendido de maneira mais adequada às suas necessidades.

Confira algumas técnicas usadas:

  • Watsu: é uma terapia que envolve alongamento e relaxamento muscular. Ele consiste em sequências de movimentos suaves e fluidos realizados na água, com o objetivo de promover o relaxamento físico e mental do paciente;
  • Water Pilates: adapta os princípios do pilates clássico ao ambiente aquático. A técnica foca na melhoria da postura, força, equilíbrio e flexibilidade, utilizando exercícios específicos realizados na piscina;
  • Bad Ragaz: tem como foco o fortalecimento, relaxamento muscular e o alongamento da coluna vertebral. Utiliza princípios de resistência da água para promover o fortalecimento muscular e melhorar a mobilidade articular.

Quem pode trabalhar com Fisioterapia Aquática?

Para trabalhar com Fisioterapia Aquática, é necessário concluir a graduação em Fisioterapia. No entanto, além da formação básica, você deve obter uma autorização da Associação Brasileira de Fisioterapia Aquática (ABRAFIA).

hidro
Profissionais de fisioterapia qualificados e certificados são capacitados para trabalhar com Fisioterapia Aquática. Fonte: Shutterstock.

Ter essa autorização demonstra que o fisioterapeuta tem habilidades e conhecimentos específicos necessários para realizar tratamentos eficazes na água. Além disso, é fundamental que o profissional busque uma especialização na área, a fim de aprimorar as suas habilidades e técnicas relacionadas à Fisioterapia Aquática.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que é Fisioterapia Aquática, saiba que essa especialidade está em alta, necessitando de profissionais qualificados e especializados. Portanto, o primeiro passo é investir na formação superior.

Você pode fazer o curso de Fisioterapia em uma instituição de ensino de excelência e com ótimos professores. Na Anhanguera, os alunos têm acesso a um aprendizado dinâmico, além de terem aulas em laboratórios de ponta.Faça já o curso de Fisioterapia na Anhanguera e saia na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima