Diversos profissionais fazem parte da rotina de uma escola, desde secretários, professores, diretor, auxiliares de limpeza, seguranças e gestores. O psicólogo escolar também está entre os colaboradores que desempenham um papel essencial nesse ambiente.
Além de acompanhar os alunos durante o dia a dia escolar, o profissional do ramo realiza várias funções. Nesse sentido, você sabe o que faz um psicólogo escolar?
Acompanhe o post para entender como funciona a atuação do profissional!
O que é a Psicologia Escolar?
A Psicologia Escolar é uma área de atuação que realiza pesquisas e atua tanto de forma individual quanto de maneira coletiva no ambiente escolar. O ramo deve considerar os desejos dos estudantes, da instituição de ensino e de todos os seus membros para que o local se torne mais agradável.
O psicólogo escolar ajuda no processo de ensino e contribui para que os estudantes melhorem o seu aprendizado. O foco é o bem-estar escolar, visando o respeito, à inclusão e às características únicas de cada aluno.
O que faz um psicólogo escolar?
Abaixo, veja as principais funções desempenhadas pelo psicólogo escolar!
1. Propõe melhorias para o sistema escolar
Uma das funções desempenhadas pelo psicólogo escolar é propor melhorias e tomar decisões no sistema escolar junto a equipe pedagógica. Algumas tarefas são:
- auxiliar nas atividades dentro da escola, como mediar os conflitos e participar da seleção de novos membros da equipe docente;
- usar os seus saberes em psicologia para realizar e ajudar os projetos com a equipe escolar;
- participar de programas que auxiliem os alunos a terem ideias sobre a sua carreira no futuro;
- buscar a inclusão de estudantes com necessidades especiais, dando sugestões de programas no ensino.
2. Acompanha os alunos
O psicólogo escolar também é responsável por avaliar os alunos para identificar problemas comportamentais, emocionais, de aprendizado ou desenvolvimento. Com base nesse acompanhamento, os profissionais podem desenvolver intervenções adequadas para auxiliar os estudantes a superar desafios e alcançar o seu potencial.
Assim, o psicólogo escolar pode ter pequenas sessões de conversa com os alunos, mantendo o sigilo. Isso serve para compreender o que cada um necessita, receber denúncias de abusos e oferecer conselhos.
Em relação ao acompanhamento dos estudantes, outras funções desenvolvidas são:
- utilizar testes psicológicos quando necessário;
- propor projetos pedagógicos e políticas educacionais;
- avaliar, montar e escolher os currículos escolares e o material didático.
3. Apoia professores e pais
Além de atuar diretamente com os alunos, o psicólogo escolar também colabora com os professores para desenvolver estratégias de ensino que atendam às necessidades individuais dos estudantes.
O profissional fornece orientações aos pais sobre como lidar com desafios de comportamento ou aprendizado em casa. Ademais, o psicólogo escolar realiza palestras que explicam sobre assuntos diversos, como a importância de pais ativos na vida dos filhos.
4. Incentiva programas de prevenção
A prevenção também é uma das funções desempenhadas pelo psicólogo escolar. Ele é responsável pela avaliação do ambiente escolar, aconselhamento e apoio para reduzir ou evitar problemas que possam comprometer o desempenho do aluno.
Também é de sua responsabilidade promover programas de combate ao uso de drogas, campanhas de conscientização sobre bullying e demais ações que visam o convívio saudável entre os alunos, professores e familiares.
5. Estimula as habilidades socioemocionais
As habilidades socioemocionais são parte de um conjunto de competências que as pessoas adquirem para lidar melhor com as próprias emoções. O psicólogo escolar contribui nesse processo com os estudantes, ensinando-os a administrar momentos de perdas, tensões e fracassos, bem como reconhecer suas forças, fraquezas e saber lidar com situações de ansiedade e estresse.
6. Promove um ambiente positivo
A promoção de um ambiente positivo também é uma das responsabilidades do psicólogo escolar. Isso envolve a criação de um clima escolar saudável, incluso e propício ao bem-estar emocional e ao sucesso acadêmico dos alunos.
Nesse sentido, quando surgem conflitos entre estudantes, os profissionais podem atuar como mediadores, auxiliando a encontrar soluções que sejam justas e satisfatórias para todas as partes envolvidas.
Também é possível trabalhar com os professores para criar um bom ambiente de aprendizado, em que os alunos se sintam apoiados e motivados a participar ativamente das atividades escolares.
7. Promove o bem-estar dos estudantes
A adaptação à escola não é um processo igual para todas as crianças e adolescentes. Inclusive, muitos deles podem passar por complicações durante esse período. Assim, o papel do psicólogo escolar é detectar essas dificuldades e trabalhar para promover o bem-estar e o ajustamento dos alunos.
Veja também: E aí? Curtiu o post sobre as funções do Psicólogo Escolar? Então assista também ao vídeo que preparamos com todas as informações sobre o salário de um Psicólogo. Não deixe de conferir!
Agora é com você!
Gostou de saber o que faz um psicólogo escolar em sua rotina de trabalho? Se você se interessou pela área e deseja seguir carreira nesse ramo, saiba que o primeiro passo é fazer a graduação em Psicologia em uma boa faculdade.
Na Anhanguera, por exemplo, você terá acesso a um ensino dinâmico e personalizado. Ainda, o corpo docente é formado por mestres e doutores experientes e os laboratórios são de ponta!Não perca mais tempo e estude em uma faculdade de excelência. Inscreva-se no vestibular de Psicologia da Anhanguera e saia na frente!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.