Para fazer o tratamento correto de uma pessoa, é necessário ir além do biológico, levando em conta também seu estado emocional, como ele afeta o corpo e vise-versa. Para suprir a demanda por esse tipo de atendimento, é necessário ter profissionais dedicados, os quais nem sempre recebem destaque. Por exemplo, você sabe o que é Psicologia Hospitalar?
Esse é um segmento relativamente recente dentro da psicologia, mas que vem ganhando maior importância ao longo dos anos. Em grande parte porque hoje sabemos mais sobre a relação entre mente e corpo e como isso afeta diversos tratamentos. Especialmente de pacientes com longo período de internação.
Se você pretende seguir essa formação, então vale a pena entender o que é Psicologia Hospitalar e qual é o papel desse profissional. Acompanhe e veja o que precisa saber sobre o tema.
O que é Psicologia Hospitalar?
A Psicologia Hospitalar é uma especialidade da psicologia que diz respeito à atuação do psicólogo em instituições de saúde, auxiliando nos tratamentos e na recuperação dos pacientes, além de trazer uma visão holística para todo o processo. Em outras palavras, é um especialista que une a saúde da mente à saúde do corpo.
Como mencionamos, essa é uma especialidade relativamente recente, sendo oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia em 2001 e devidamente regulamentada em 2007. Hoje, há cada vez mais demanda por profissionais na área, especialmente para lidar com tratamentos complexos e que podem impactar o estado psicológico dos pacientes.
Como é a atuação do psicólogo hospitalar?
O dia a dia desse profissional varia bastante de acordo com o ambiente onde atua, o tipo de paciente que recebe e suas próprias inclinações. Se você pensa em seguir essa formação, então vale a pena entender o que é Psicologia Hospitalar na prática.
Confira aqui alguns dos principais exemplos de sua atuação no dia a dia.
Acompanhamento prolongado de pacientes
Uma das aplicações mais comuns da Psicologia Hospitalar é o monitoramento e acompanhamento de pacientes internados ou que passam por um tratamento prolongado. Quanto mais longo é o processo de recuperação, maior tende a ser seu impacto no bem-estar do paciente, seja por restrições alimentares, ter que consumir muitos remédios ou o simples fato de sua vida ter sido interrompida temporariamente.
Visão holística do paciente
Uma das principais contribuições desse psicólogo para o ambiente hospitalar é ajudar a equipe de saúde a ter uma visão mais ampla sobre o paciente e suas necessidades. Por exemplo, durante o acompanhamento, o psicólogo avalia como esse paciente reage emocionalmente ao tratamento, se tem outros efeitos inesperados em sua rotina e ajuda a determinar se é possível fazer alguma adaptação que facilite a transição.
Assistência no processo de reabilitação
Após um tratamento complexo e invasivo, como nos casos de cirurgias, é natural que o paciente precise de mais tempo para recuperar sua mobilidade e independência. Um processo que pode ser física e mentalmente bastante exaustivo.
O Psicólogo Hospitalar atua aqui na construção de recursos de enfrentamento. O objetivo aqui é evitar que o paciente abandone o tratamento, para que possa se recuperar mais rápido e recuperar sua qualidade de vida.
Atenção aos familiares
Durante esse período, as famílias também passam por uma série de outras dificuldades, seja com a separação, custos de tratamento, mudanças na rotina ou outros fatores. Esse estresse, por sua vez, também impacta no bem-estar do paciente, mesmo que de forma indireta.
Para garantir a melhor qualidade de vida tanto para o paciente quanto seus familiares nesse momento, é importante que ambos recebam acompanhamento. Isso também ajuda a envolver mais a família em todo o tratamento, o que serve como reforço positivo para o paciente.
Preparo psicológico para a alta
Digamos que o paciente passou por um longo processo de reabilitação, o tratamento foi um sucesso e ele está pronto para retornar à sua vida normal depois de vários dias, semanas ou mesmo meses. Esse retorno à rotina também pode ser fonte de desconforto e precisa receber a devida atenção.
Antes de receber alta, é ideal que o Psicólogo Hospitalar acompanhe o paciente e o prepare para essa nova mudança. Quanto mais longo foi o período de internação, mais importante é ter essa atenção extra.
Conte com a Anhanguera para crescer na sua formação
Agora que você entende o que é Psicologia Hospitalar, pode decidir se esse é o caminho que você quer seguir em sua carreira. A psicologia tem uma série de especializações, todas muito importantes para a manutenção do bem-estar e saúde mental em diferentes contextos.
Independentemente da sua escolha, você deve contar com uma instituição de ensino de alto nível para sua formação. Com a Anhanguera, você recebe aulas de professores renomados, além de contar com uma metodologia de ensino em constante renovação e evolução.
O que está esperando para dar o primeiro passo? Então inscreva-se no vestibular online Anhanguera conte conosco em sua formação!
Redator por vocação. A experiência em contar histórias também é um diferencial e uma forma de enriquecer toda a trajetória na escrita. Para isso, tudo contribui: meu gosto por leitura, games e conversas, principalmente. Com formação em Psicologia, tenho muita experiência em escrever sobre temas relacionados à saúde e bem estar.