Psicogerontologia: Entenda os processos psíquicos do envelhecimento!

idoso psico

Crescer e envelhecer são uma parte normal da vida, mas isso não significa que ela seja isenta de dificuldades. As mudanças pelas quais o corpo passa ao longo dos anos têm impacto não apenas na saúde física, mas também na mental. Por isso, existem tantas áreas de conhecimento dedicadas a cuidar da população idosa. Por exemplo, você já sabe o que é Psicogerontologia?

Considerando que a população está caminhando para um número cada vez maior de idosos, é natural que áreas como essa ganhem mais atenção. Lidar com o processo de envelhecimento é um desafio mais complexo do que aparenta, ainda mais com a expectativa de vida da população ainda crescendo.

Se você está procurando um segmento para se especializar dentro da psicologia, essa é uma das opções mais promissoras. Acompanhe e entenda melhor o que é Psicogerontologia e sua importância.

O que é Psicogerontologia?

A Psicogerontologia é um campo da psicologia que lida com a terceira idade, o envelhecimento e seus efeitos na saúde mental. Seu papel é auxiliar a população idosa na transição para esse estágio da vida, levando em conta tanto os fatores psicológicos quanto mudanças no seu papel social.

É importante destacar aqui que o envelhecimento não é apenas um processo físico, mas também algo que atravessa as relações sociais, a saúde, o estado psicológico, entre outros fatores. O trabalho do psicólogo aqui é justamente entender essas conexões e auxiliar o idoso nessa transição.

Qual é a importância desse campo hoje?

Como mencionamos, a expectativa de vida continua aumentando, resultado dos avanços na medicina e infraestrutura. O resultado disso é um aumento também no número de idosos em todo o país, o qual já é bem alto.

Essa combinação de uma maior população de terceira idade com uma velhice mais prolongada destaca mais as dificuldades desse período da vida. Além da redução de certas funções do corpo, também há toda a mudança nas expectativas sociais e na rotina.

idosos
A importância desse campo hoje reside na compreensão e promoção do bem-estar mental de uma população envelhecida em crescimento. Fonte: Shutterstock.

A Psicogerontologia estuda esses desafios e como cada indivíduo pode lidar com eles no dia a dia. Algo que envolve desde a preparação do indivíduo para sua nova rotina até sua adaptação ao seu novo lugar dentro da família.

Onde pode atuar o psicólogo desse segmento?

Ao entender o que é Psicogerontologia, você já deve imaginar em quais ambientes esse profissional pode atuar. De forma geral, qualquer ambiente onde o principal público-alvo sejam idosos pode tirar proveito desse campo de estudo.

Confira aqui alguns dos principais locais de atuação e qual é o papel do psicólogo.

Hospitais

Um dos locais que mais faz uso da Psicogerontologia são os hospitais, especialmente aqueles que lidam com internações longas. Pessoas idosas são mais vulneráveis a doenças, quedas e acidentes, o que aumenta sua presença em vários serviços de saúde.

Nesses espaços, o psicólogo auxilia com a adaptação do indivíduo às rotinas do hospital, aos diferentes tratamentos e no processo de alta. Também é um profissional indispensável para acompanhar as demandas do paciente idoso.

idoso
O psicólogo desse segmento pode atuar em hospitais geriátricos, oferecendo apoio emocional e tratamento psicológico a pacientes idosos. Fonte: Shutterstock.

Uma atuação comum aqui é na manutenção das funções físicas e mentais do idoso. Com a aplicação adequada de exercícios psicológicos e aprendizado de certas técnicas, pode contribuir com a recuperação da memória, raciocínio e maior autonomia.

Comunidades de cuidados paliativos

O uso dos asilos como principal destino para idosos que necessitam de cuidados especiais já está perdendo força há alguns anos. Em grande parte devido ao impacto negativo que esse ambiente pode ter para o indivíduo, já que envolve a perda de grande parte de sua autonomia.

Em resposta a isso, tem crescido o número de comunidades de cuidados paliativos, ambientes destinados a permitir que os idosos tenham o máximo possível de autonomia o maior tempo possível. Naturalmente, há uma equipe multidisciplinar presente para prestar assistência aos idosos que têm necessidades especiais.

O psicólogo, por sua vez, presta assistência continuada aos moradores dessas comunidades. É bem comum que sejam montados grupos de apoio, por exemplo, onde todos podem compartilhar suas dificuldades com esse novo estágio da vida.

Atendimento clínico

Como ocorre em várias outras vertentes da psicologia, a Psicogerontologia também pode ser usada como perspectiva no atendimento clínico individual. Nesse caso, o profissional se especializa em atender pacientes da terceira idade e auxiliar em suas dificuldades mais comuns.

Conte com a Anhanguera para crescer em sua carreira

Entender o que é Psicogerontologia é também reconhecer as várias dificuldades da terceira idade e a necessidade de lidar com elas. E com o número de idosos aumentando a cada dia, a demanda por profissionais capazes de cuidar dessa população também continuará a crescer.

Se você pensa em atuar nesse segmento, então o primeiro passo é contar com a melhor formação profissional e acadêmica. Aqui na Anhanguera, oferecemos a melhor infraestrutura e metodologia de ensino para ajudar a ter mais sucesso em sua carreira!Quer contar com toda a assistência que precisa para alcançar suas metas? Então inscreva-se no vestibular online Anhanguera e veja como podemos ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima