Definir o objeto de estudo da psicologia é uma tarefa bastante complicada, já que cada perspectiva teórica também modifica sua conclusão. Levando isso em conta, fica mais desafiador entender o que é Psicologia da Personalidade à primeira vista, mesmo sendo um campo amplo e bastante estudo.
Se você quer atuar na área de psicologia, então deve entender suas principais vertentes e como elas se orientam em relação umas às outras. Especialmente por que esses estudos, teorias e abordagens se intercalam facilmente.
Acompanhe e entenda o que é a Psicologia da Personalidade, como ela surgiu, as principais teorias sobre a formação da personalidade, entre outras questões relevantes.
O que é Psicologia da Personalidade?
A Psicologia da Personalidade é um campo de estudos dentro da psicologia, focado na formação e modificação de traços de personalidade, os fatores que influenciam nesse processo e seu reflexo no comportamento. Mas, o que seria personalidade?
Dentro da psicologia, entende-se como “personalidade” a combinação de características que influenciam os padrões de comportamento e pensamento de uma pessoa. Esses traços, por sua vez, são influenciados por vários fatores, como a interação social, a cultura, características físicas, entre outros.
Como são feitos os estudos na Psicologia da Personalidade?
O primeiro contato que muitas pessoas têm com essa área da psicologia é através dos testes de personalidade. Algumas teorias usam testes padronizados para categorizar indivíduos em certos perfis de personalidade, os quais têm características gerais e compartilhadas entre várias pessoas.
Outro formato comum que você pode encontrar é o uso de indicadores psicológicos. Nesses testes, o indivíduo é avaliado em uma escala com múltiplas características. Essas variáveis, por sua vez, são analisadas com o intuito de prever padrões de comportamento.
Claro, além desses testes padronizados, também é comum realizar entrevistas individuais. As ferramentas de avaliação quantitativa devem ser apenas isso, ferramentas. Elas são feitas para auxiliar o psicólogo em seu trabalho, seja qual for a sua abordagem.
Quais são as teorias sobre a formação da personalidade?
O melhor caminho para entender o que é Psicologia da Personalidade é conhecer algumas de suas teorias. A personalidade foi tomada como objeto de estudo em várias teorias, seja como foco principal ou secundário. E cada uma delas oferece uma perspectiva diferente sobre como o ser humano desenvolve esses traços.
Veja aqui alguns dos principais teóricos da história da psicologia e como suas vertentes informam os estudos sobre personalidade.
Sigmund Freud
Famoso fundador da psicanálise, a teoria freudiana se baseia em dois pontos principais: a sexualidade infantil e o conflito entre Id e Superego. Para Freud, a expressão da sexualidade começa logo nos primeiros anos de vida, mas ainda sem o filtro do comportamento social. A mediação entre as pressões sociais (Superego) e os impulsos individuais (Id) é um dos principais fatores na formação dos traços de personalidade.
Carl Jung
Um dos vários estudantes e críticos de Freud, Carl Jung introduziu a perspectiva do Subconsciente e do Inconsciente Coletivo na psicanálise. Para Jung, existe uma série de padrões de personalidade e comportamento, ou arquétipos, que são repetidos em várias culturas ao redor do mundo. Independente de seu contexto, toda sociedade desenvolve personalidades que se encaixam nesses diferentes arquétipos.
Erik H. Erikson
Erikson traz a perspectiva psicossocial para sua teoria, resultado do seu contato com a cultura dos Estados Unidos em meados do século XX. Há dois pontos para destacar aqui: primeiro, a formação da personalidade como um processo contínuo; segundo, seu desenvolvimento a partir das interações sociais. Ou seja, para Erikson, a personalidade está em desenvolvimento constante, resultado tanto de fatores internos ao indivíduo quanto de seu contato com o mundo ao seu redor.
O que é um transtorno de personalidade?
Os transtornos de personalidade são conjunto de doenças psiquiátricas que levam a um desvio de comportamento em relação à norma, ou seja, que prejudica o controle de impulsos e a autonomia do indivíduo.
O tratamento também muda de acordo com a abordagem do psicólogo, mas ele não pode receitar remédios. Essa tarefa cabe ao psiquiatra.
Quantas personalidades tem o ser humano?
O número de tipos de personalidades do ser humano varia de acordo com a teoria utilizada e o tipo de teste. O teste Myer-briggs, criado por Katherine Cook Briggs e sua filha, Isabel Briggs Myers, por exemplo, estabelece 16 personalidades.
Vale lembrar que essas classificações teóricas não são rígidas. A mesma pessoa pode apresentar traços de diferentes tipos de personalidade ou mudar seu resultado em diferentes testes.
Conte com a Anhanguera em sua formação!
Aprender o que é Psicologia da Personalidade é só o primeiro passo na sua jornada para se tornar um psicólogo profissional. E com a ajuda da faculdade Anhanguera, você tem todas as oportunidades possíveis para crescer e se aprofundar na área.
Não deixe de contar com nossa excelente infraestrutura e professores renomados!
Quer dar o primeiro passo em direção ao seu futuro? Então inscreva-se no vestibular online Anhanguera!
Redator por vocação. A experiência em contar histórias também é um diferencial e uma forma de enriquecer toda a trajetória na escrita. Para isso, tudo contribui: meu gosto por leitura, games e conversas, principalmente. Com formação em Psicologia, tenho muita experiência em escrever sobre temas relacionados à saúde e bem estar.