O que é Psico Oncologia? Entenda os aspectos psíquicos dos pacientes com câncer!

paciente cancer

Algumas das especializações dentro da psicologia são pensadas para atuar em áreas bem específicas, reconhecendo a necessidade de certos grupos de pacientes. Pacientes diagnosticados com câncer, por exemplo, precisam de uma equipe multidisciplinar para lidar melhor com seu quadro. Por exemplo, você sabe o que é Psico Oncologia?

Se você está pesquisando diferentes opções de carreira e especializações dentro da psicologia, esse é um campo importante a se considerar. A demanda por profissionais na área aumentou nos últimos anos, além de haver maior exigência com relação à formação e nível de conhecimento.

Acompanhe e entenda melhor o que é Psico Oncologia, qual é o papel desse profissional e sua importância.

O que é Psico Oncologia?

A Psico Oncologia é um campo da psicologia dedicado ao atendimento de pacientes diagnosticados com câncer. O objetivo dessa área é reconhecer o impacto da saúde mental tanto na realização do tratamento quanto em sua recuperação.

O diagnóstico de câncer é um dos mais graves que existem. Mesmo nos casos em que é possível tratar e até curar a doença, o procedimento pode ser longo, cansativo e envolver uma série de imprevistos. Algo que também afeta diretamente sua saúde mental.

Nesse contexto, o psicólogo ajuda o paciente a lidar com a ansiedade causada pela doença e pelo tratamento. Algo que, a longo prazo, também contribui com suas chances de se recuperar adequadamente.

Como atua o psicólogo dessa área?

A Psico Oncologia pode ser aplicada em vários pontos do tratamento. Veja aqui alguns exemplos de como esse profissional pode atuar para prestar a melhor assistência ao paciente com câncer.

Diagnóstico humanizado

Infelizmente, muitos médicos não têm uma boa postura no momento de comunicar o diagnóstico de câncer ao paciente. Alguns são excessivamente diretos e secos, apenas relatando tudo como um fato, enquanto outros tentam esconder a severidade da situação.

É nesse ponto que entra a Psico Oncologia. O primeiro passo para conseguir a cooperação do paciente no tratamento é entender a melhor forma de dar essa notícia, por mais difícil que ela seja.

medico
O Psico oncologista pode atuar dando o diagnóstico humanizado da doença. Fonte: Shutterstock.

Preparação para os procedimentos

Uma vez feito o diagnóstico, o próximo passo é preparar o paciente para o tratamento, tanto de forma física quanto psicológico. E procedimentos como a quimioterapia ou cirurgias de remoção, comuns nos casos de câncer, podem ser bem difíceis de lidar para algumas pessoas.

O psicólogo aqui é preparado para transmitir essa informação ao paciente, entender quais são suas principais dores e como lidar com elas durante o tratamento. Quanto mais esclarecido for o procedimento, mais fácil será segui-lo.

Acompanhamento durante o tratamento

Uma vez que o tratamento é iniciado, já começam os efeitos colaterais, como a perda de cabelo, de disposição, possíveis dores, entre outros. Mesmo nos casos mais brandos, onde os sintomas são menos notáveis, eles ainda têm um impacto severo na saúde mental do paciente. Por isso, é ideal contar com a ajuda do psicólogo ao longo de todo o procedimento, ajudando na construção de métodos de enfrentamento e resiliência.

Envolvimento dos familiares

Quando uma pessoa é diagnosticada com câncer, seus familiares também passam por uma série de dificuldades emocionais. A possibilidade de perder um ente querido, além de todo o processo de tratamento e lidar com os sintomas, tem sempre um impacto visível em seu estado mental.

Sendo assim, o melhor caminho é envolver os familiares nesse processo, evitando que fiquem desamparados também. O psicólogo escuta suas necessidades e auxilia na hora de lidar com essa ansiedade. Algo que também pode ajudar o próprio paciente em seu tratamento.

Auxílio na recuperação

Em condições ideais, o tratamento do câncer é um sucesso e o paciente apenas precisa lidar com a recuperação após todos os procedimentos. Porém, dependendo de cada caso, esse processo pode ser mais demorado ou envolver algumas complicações. E quanto mais tempo essa pessoa leva para retornar à sua rotina normal, maiores são os impactos em sua vida.

psicologia
O psico oncologista também pode atuar no auxílio na recuperação. Fonte: Shutterstock.

Por isso, mesmo após o tratamento, ainda é importante contar com a presença de um profissional de Psico Oncologia para facilitar essa adaptação. Com sua ajuda, haverá menos dificuldade para retomar um senso de normalidade e aumentar a efetividade dos tratamentos de reabilitação.

Como a Anhanguera prepara você para atuar no mercado?

Agora que você entende melhor o que é Psico Oncologia, fica mais fácil reconhecer seu papel e sua importância no tratamento do câncer. Doenças graves não afetam apenas a saúde física, mas também a mental, especialmente se o procedimento for longo e difícil.

Se você quer ajudar pacientes nessa situação, deve começar com uma boa formação, a qual vai dar todas as ferramentas necessárias para prestar a assistência certa. Com a Anhanguera, você tem acesso a alguns dos melhores professores da área, além de infraestrutura de ponta para aprender tanto na teoria quanto na prática.Quer ajuda para encontrar a carreira certa para alcançar seus objetivos? Então inscreva-se no vestibular online Anhanguera e conheça mais sobre nossos cursos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima