O que faz um Cirurgião Dentista? Veja 6 funções desse especialista!

dentista sorrindo

Você sabe o que faz um cirurgião dentista? Esse profissional é preparado para atuar em várias frentes da Odontologia, desde o diagnóstico até a prevenção e o tratamento de doenças bucais. Para isso, é fundamental investir na formação superior.

A graduação tem uma abordagem humanista, mas, ao mesmo tempo, o cirurgião dentista deve ser analítico e sempre se manter atualizado das inovações da área. Continue a leitura para descobrir o que faz um cirurgião dentista em seu dia a dia de trabalho!

Como é a rotina do cirurgião dentista?

Além da administração do consultório, o cirurgião dentista deve se preocupar com a manutenção e a conservação dos equipamentos usados nos tratamentos bucais. As equipes são de caráter multidisciplinar e atuam em conjunto no ambiente profissional.

Portanto, saber trabalhar bem com outras pessoas é fundamental para a carreira. Os tratamentos nem sempre são complexos, pois muitos pacientes procuram os serviços odontológicos para prevenir problemas bucais.

O que faz um cirurgião dentista?

Veja, a seguir, as principais atividades desempenhadas por um cirurgião dentista. Acompanhe!

1. Realiza a extração de dentes

Uma das principais funções desempenhadas pelo cirurgião dentista é a extração de dentes. O procedimento pode ser realizado em qualquer dente, sendo mais comum quando há algum problema no crescimento do siso.

Nesse caso, o profissional deve analisar a situação do paciente para entender quando é necessário fazer a extração. Alguns casos são:

  • dentes com cáries;
  • dente quebrado ou partido em alguma estrutura;
  • dentes do siso semi-incluso ou incluso.

Para fazer a extração, o cirurgião dentista deve solicitar ao paciente a realização de radiografia para avaliar a arcada dentária. Após isso, no dia do procedimento, ele aplica anestesia local e extrai o dente com alguns instrumentos, como o fórceps dentário e a alavanca.

raio x
O cirurgião dentista faz uma radiografia para a extração de dentes. Fonte: Shutterstock.

Por fim, o profissional realiza a sutura do alvéolo dentário para evitar hemorragias e infecções.

2. Faz bichectomia

Assim como todo o mercado de estética, a Odontologia vem ganhando destaque e recebe cada vez mais clientes. Um dos procedimentos mais comuns feitos pelo cirurgião dentista nesse ramo é a bichectomia.

O objetivo principal é reduzir as bochechas, deixando o rosto mais alongado e fino. Nessa técnica, ocorre a retirada parcial ou total das bolas de Bichat, estruturas gordurosas que ficam localizadas entre a mandíbula e o maxilar e conferem o formato arredondado do rosto.

Para realizar o procedimento, o cirurgião dentista aplica uma anestesia local para realizar uma pequena incisão dentro da boca em cima da bola de Bichat em cada lado da face.

Depois, ele pressiona o lado externo da bochecha para que a gordura atravesse o corte, removendo-a com uma pinça. Depois disso, o cirurgião dentista faz a sutura, sem deixar cicatrizes externas.

3. Coloca implante de próteses dentárias

O cirurgião dentista que se especializa em prótese dentária é apto para realizar esse procedimento, com função de substituir um ou mais dentes na boca. Nesse caso, o profissional faz uma avaliação completa do quadro de saúde do paciente e de sua estrutura óssea para saber se o tratamento é indicado.

Depois, o cirurgião dentista faz um molde da boca da pessoa ou utiliza uma impressora 3D. O equipamento agiliza o processo e ainda cria próteses com alta precisão.

Por fim, o profissional deve escolher o método de fixação da prótese sobre implante na boca do paciente: parafusada ou cimentada. Nesse caso, ele deve avaliar qual a melhor opção, de acordo com o caso do paciente.

4. Realiza cirurgias bucomaxilofaciais

Em vez de trabalhar em clínicas e consultórios especializados em Odontologia, o cirurgião dentista que realiza cirurgias bucomaxilofaciais atua em ambulatórios e hospitais. Nesse caso, o profissional realiza procedimentos que envolvem:

  • malformações congênitas;
  • lesões e fraturas;
  • tumores e cânceres;
  • reconstrução da face;
  • traumas faciais.
dentista
O cirurgião dentista também realiza cirurgias bucomaxilofaciais. Fonte: Shutterstock.

Além desses procedimentos, o cirurgião dentista ainda é responsável por outras funções, como:

  • trata de problemas de apneia do sono;
  • trata as dores faciais (na ATM);
  • trata casos mais complexos de reconstrução facial;
  • realiza implantes dentários;
  • faz enxertos para reposição de osso atrofiado na boca (mandíbula e maxilar);
  • cuida dos enxertos para reposição de osso perdido.

5. Realiza o tratamento de cânceres bucais

O cirurgião dentista também é responsável por diagnosticar e tratar possíveis doenças que se desenvolvem na boca ou na região mandibular e maxilar. Logo, ele é apto para fazer o diagnóstico de alguns tipos de câncer, como o de língua e o de boca.

Além disso, o cirurgião dentista é o profissional que diagnostica, previne e trata as enfermidades relacionadas com lábios, boca, dentes, glândulas salivares, mucosa oral, tonsilas palatinas e faríngeas e demais estruturas da orofaringe.

Eles são, por exemplo, os profissionais indicados para analisar e, se necessário, realizar biópsias das lesões de boca e dos ossos maxilares. Por isso, o cirurgião dentista é um verdadeiro aliado no diagnóstico precoce do câncer de boca.

6. Faz procedimentos emergenciais

Todo cirurgião dentista é preparado para atender e realizar procedimentos emergenciais em seu consultório. Alguns exemplos são um fármaco que gerou uma reação alérgica ou uma condição de risco que pode fazer com que o paciente tenha alergias, convulsões ou até mesmo parada cardíaca.

Logo, é fundamental que o profissional tenha conhecimentos em socorrer e entenda mais a fundo o que são e quais podem ser as emergências em Odontologia. As principais são:

  • fratura de dente;
  • deslocamento da coroa;
  • dor de dente intensa;
  • objetos presos entre os dentes;
  • abscessos dentários;
  • dor na gengiva;
  • mordida ou trauma nos lábios, nas bochechas ou na língua.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que faz um cirurgião dentista, saiba que o profissional tem papel fundamental em diversas modalidades, como emergências, tratamento de câncer bucal e cirurgias na boca.

Portanto, se você se interessou pela área e deseja atuar nessa profissão, saiba que o primeiro passo consiste em fazer a graduação em Odontologia em uma boa faculdade. Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino completo, tendo aulas com professores especialistas.

Além disso, os laboratórios de aulas práticas são de ponta e apresentam todos os materiais necessários para o bom aprendizado dos estudantes!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Odontologia em uma ótima faculdade? Então é só se inscrever no vestibular de Odontologia da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre um dentista e um cirurgião dentista?

A diferença entre o dentista e um cirurgião dentista é que o primeiro concluiu a faculdade de Odontologia e passou a atuar de forma mais generalista, como clínico geral. Já o cirurgião dentista deve concluir o curso de Odontologia e fazer uma especialização em alguma área da Odontologia.

Qual é o salário de um cirurgião dentista?

Um cirurgião dentista recebe, em média, R$ 4.181,15 para uma jornada de trabalho de 35 horas semanais. No entanto, dependendo da experiência e do local de atuação, é possível receber um salário de R$ 8.489,11.

Quais as áreas que um cirurgião dentista pode atuar?

O cirurgião dentista pode optar por atuar em diversas áreas da Odontologia, como Implantodontia, Odontopediatria, Ortodontia, Odontogeriatria e Endodontia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima