O que é Hemocentro? Entenda a importância desse órgão!

hemocentro

A doação de sangue é um ato nobre e de cuidado com o próximo. Mas, para que isso ocorra de modo seguro e correto, é fundamental contar com o auxílio dos hemocentros. São esses locais que recebem os doadores e realizam o processo para que as bolsas sejam destinadas a hospitais e, por consequência, usadas para transfusões.

Mas, afinal, qual é a sua importância e como funcionam? Neste post, vamos explicar o que é hemocentro. Confira!

O que é hemocentro e qual a sua importância?

O hemocentro é um local onde todo o sangue coletado durante as doações fica armazenado, preservado e pronto para ser utilizado em transfusões.

Todas as doações têm como foco principal auxiliar e salvar vidas. Os hemocentros realizam rotinas hemoterápicas de modo seguro, para que as ações voltadas à saúde ocorram de maneira positiva.

Além disso, eles têm papel essencial no atendimento a pacientes da rede SUS, vítimas de queimaduras, leucemia, traumas, hemofilia e anemia profunda. Também são nos hemocentros que pesquisas são feitas sobre o uso do sangue em doenças, com base nas propriedades do sangue.

Como funciona um hemocentro?

Nos hemocentros, os doadores são recebidos para a realização da coleta. Após isso, o sangue é fracionado de acordo com seus hemocomponentes, ou seja, concentrados de plasma, plaquetas, hemácias e crioprecipitados.

Depois que os materiais são separados em bolsas específicas, os exames são liberados para detectar doenças e o tipo sanguíneo. Quando o processo é finalizado, as bolsas são transportadas para os bancos de sangue de cada hospital.

pessoa doando sangue
O hemocentro é fundamental para garantir o suprimento de sangue e seus componentes para transfusões e tratamentos médicos. Fonte: Shutterstock.

O objetivo é fazer com que esses locais de armazenamento estejam sempre abastecidos, com todos os tipos sanguíneos. Quando a reserva está baixa, são feitas campanhas com doadores cadastrados e novos para que se dirijam ao ponto de coleta e auxiliem no abastecimento do estoque.

Como é feito o processo de doação de sangue?

O processo de doação de sangue leva cerca de 40 minutos a 1 hora. Nesse período, o doador realiza o cadastro, verifica os sinais vitais, faz teste de anemia, passa pela triagem clínica e, por fim, faz a doação. Todos os voluntários recebem um lanche para repor as energias depois desse processo.

mulher doando sangue
Na doação de sangue, o doador realiza o cadastro, verifica os sinais vitais, faz teste de anemia, passa pela triagem clínica e, por fim, faz a doação. Fonte: Shutterstock.

O doador pode voltar para casa após finalizar a doação. É importante lembrar que é possível realizar esse procedimento mais de uma vez por ano. Para isso, basta seguir as regras impostas para uma doação segura e correta:

  • mulheres podem doar sangue 3 vezes por ano, com intervalo de 90 dias;
  • homens podem doar sangue até 4 vezes por ano, com um intervalo mínimo de 60 dias.

Veja também: Gostou do post sobre a importância dos Hemocentros? Então assista também o vídeo que preparamos sobre como é o curso de Enfermagem da Anhanguera. Confira!

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é hemocentro e a sua importância, saiba que você poderá conhecer mais sobre esse local ao fazer um curso na área da saúde. Na Anhanguera, você encontrará diversas opções interessantes e que oferecem um mercado de trabalho amplo.

Além disso, os cursos são reconhecidos pelo MEC e contam com professores qualificados e especializados!

Gostou de saber o que é hemocentro e quer investir no seu futuro? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual a função de um hemocentro?

As funções de um hemocentro incluem a realização de atividades de hematologia e hemoterapia com o intuito de fornecer sangue aos hospitais. Além disso, são responsáveis pelo atendimento ambulatorial das doenças relacionadas com o sangue.

Quais exames faz no hemocentro?

Os hemocentros são responsáveis por realizar diversos tipos de exames. Alguns deles incluem tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares, hepatites B e C, doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.

Quantos hemocentros existem no Brasil?

No Brasil, existem cerca de 32 hemocentros públicos, sendo, pelo menos um, em cada estado, bem como outras instituições que recebem doadores de sangue e auxiliam a manter os serviços de saúde abastecidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima