Que tal aprender tudo sobre Psicologia? Atualmente, essa profissão é considerada protagonista na construção da sociedade. Com salários atrativos, os profissionais formados são valorizados e reconhecidos, principalmente por quem deseja entender melhor a si e ter mais saúde mental.
Por isso, o curso de Psicologia é uma excelente escolha para quem está em busca de um mercado de trabalho aquecido. Como psicólogo, você ajudará as pessoas a superar traumas, enfrentar crises de saúde mental, lidar com doenças ou atingir os objetivos pessoais.
Neste post, vamos mostrar tudo sobre Psicologia, como a graduação, grade curricular, perfil do estudante etc. Confira!
Como é o curso de Psicologia?
A faculdade de Psicologia é a escolha certeira para quem gosta de lidar com pessoas e tem interesse em desvendar os segredos do comportamento humano e da mente. Apesar de ser um curso que faz parte das Ciências Humanas, a Psicologia é uma profissão da área da saúde.
Portanto, os estudantes também entram em contato com diversas disciplinas do campo das Ciências Biológicas. A duração total do curso é de 5 anos, ou seja, 10 semestres.
Após a obtenção do tão sonhado diploma, você receberá o título de bacharel. Durante esse período, além da grande carga teórica, os alunos também passam por estágios supervisionados para adquirir conhecimentos práticos da profissão.
A prioridade do curso de Psicologia é a formação de pessoas com nível profundo de conhecimento e consciência, dispostas a trazer melhorias para o mundo. Por consequência, você vai adquirir habilidades para lidar com a complexidade das situações reais.
Com base em noções teóricas, combinadas a práticas variadas, o profissional tem a chance de desenvolver uma boa inserção no mercado e no mundo.
Como é a grade curricular do curso de Psicologia?
A matriz curricular da faculdade de Psicologia varia de acordo com a instituição de ensino. Contudo, a grade sempre deve estar de acordo com o núcleo comum da formação em Psicologia — definido pela Proposta de Diretrizes Curriculares do MEC como um “conjunto de competências, habilidades e conhecimentos, organizados em torno de eixos estruturantes”.
Durante os 5 anos de curso, você entrará em contato com conteúdos das Ciências da Saúde, Ciências Humanas e até mesmo de Exatas (com conhecimentos de Estatística aplicada aos Testes Psicológicos).
Abaixo, você vai conhecer a grade curricular completa da faculdade de Psicologia da Anhanguera. Veja!
1º Semestre:
- Análise Experimental do Comportamento (70 horas);
- Desenvolvimento Humano I (70 horas);
- Ed – Cultura Digital (5 horas);
- Neuroanatomofisiologia (70 horas);
- Psicologia, Ciência e Profissão (70 horas).
2º Semestre:
- Bases Biológicas do Comportamento (70 horas);
- Ed – Projeto de Vida (5 horas);
- História da Psicologia (70 horas);
- Processos Psicológicos Básicos (70 horas);
- Saúde Pública (70 horas).
3º Semestre:
- Desenvolvimento Humano II (70 horas);
- Ed – Marketing Digital (5 horas);
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Psicanálise (70 horas);
- Medidas e Avaliação em Psicologia I (70 horas);
- Metodologia da Pesquisa em Psicologia (70 horas);
- Métodos Quantitativos (70 horas).
4º Semestre:
- Ed – Construindo uma Carreira de Sucesso – Psicologia (5 horas);
- Est. Básico I – Investigação Científica – Ética, Observ. e Registro Profissional (50 horas);
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Behaviorismo (70 horas);
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Existencial Humanista (70 horas);
- Medidas e Avaliação em Psicologia II (70 horas);
- Psicologia Social – Noções Introdutórias (70 horas);
- Psicopatologia I (70 horas).
5º Semestre:
- Diagnóstico e Intervenção em Psicologia (70 horas);
- Ed – Mindset Ágil (5 horas);
- Est. Básico II – Planejamento de Ações e Projetos de Intervenção Contextualizada (50 horas);
- Matrizes do Pensamento em Psicologia – Cognitiva Comportamental (70 horas);
- Medidas e Avaliação em Psicologia III (70 horas);
- Psicologia Social – Avançada (70 horas);
- Teoria e Técnicas de Grupo (70 horas).
6º Semestre:
- Ed – Design thinking (5 horas);
- Est. Básico III – Indiv., Grupo e Instit. – Instrum. e Téc. de Coleta de Dados (50 horas);
- Psicofarmacologia (70 horas);
- Psicologia e Comunidade (70 horas);
- Psicologia e Políticas Públicas (70 horas);
- Psicologia Escolar e Educacional (70 horas);
- Psicologia Organizacional e do Trabalho I (70 horas).
7º Semestre:
- Aconselhamento e Orientação em Psicologia (70 horas);
- Ed – Empregabilidade (5 horas);
- Est. Básico IV – Intervenções Grupais e Individuais em Contextos Específicos (50 horas);
- Psicologia Organizacional e do Trabalho II (70 horas);
- Psicopatologia II (70 horas);
- Teorias e Técnicas Psicoterápicas Gerais (70 horas).
8º Semestre:
- Disciplina Específica I – Ênfase A ou B (70 horas);
- Ed – Desenvolvimento de Carreira (5 horas);
- Estágio Específico I – Ênfase A ou B (120 horas);
- Orientação Profissional (70 horas);
- Psicologia Hospitalar (70 horas);
- Sociedade Brasileira e Cidadania (80 horas);
- Terapia Familiar Sistêmica (70 horas).
9º Semestre:
- Disciplina Específica II – Ênfase A ou B (70 horas);
- Ed – Empreendedorismo (5 horas);
- Estágio Específico II – Ênfase A ou B (140 horas);
- Optativa I (70 horas);
- Psicologia e Educação Especial (70 horas);
- Responsabilidade Social e Ambiental (70 horas);
- Trabalho de Conclusão de Curso I (70 horas).
10º Semestre:
- Disciplina Específica III – Ênfase A ou B (70 horas);
- Ed – Responsabilidade Social (5 horas);
- Estágio Específico III – Ênfase A ou B (140 horas);
- Optativa II (70 horas);
- Temas Emergentes em Psicologia (70 horas);
- Trabalho de Conclusão de Curso II (70 horas).
Agora, você vai conhecer os principais conteúdos estudados em algumas matérias da faculdade de Psicologia. Veja!
Desenvolvimento Humano
Nessa disciplina, as aulas são direcionadas a mostrar como os processos psicológicos estão envolvidos na evolução do homem. É comum a abordagem da constituição histórica, cultural e social da infância.
O objetivo da matéria é analisar a interação dos processos psicológicos e físicos em várias etapas do desenvolvimento humano, como social, afetivo-emocional e intelectual.
Psicologia Social
Esse conteúdo avalia a maneira como as pessoas agem e pensam, além dos modos de influenciar e serem influenciadas pelas demais. Logo, é uma disciplina dedicada aos estudos sobre como diferentes indivíduos se relacionam para compreender de que forma isso interfere na estrutura da sociedade.
Psicologia, Ciência e Profissão
Essa matéria está relacionada com os princípios éticos da profissão. O foco se dá nas práticas e condutas que motivam as ações humanas e que costumam determinar os valores e as normas de uma realidade social.
É muito importante que os futuros psicólogos considerem a moral vigente (em determinado local e tempo) sempre que estiverem realizando qualquer tipo de atendimento aos seus pacientes.
Qual é o perfil do estudante de Psicologia?
Os alunos e futuros profissionais de Psicologia passam por um grande processo de evolução pessoal durante os anos de curso. Desse modo, seu perfil é moldado com habilidades necessárias para atender as demandas da carreira.
Características como mente aberta e empatia são essenciais para o perfil do psicólogo. Isso porque os profissionais lidam com pessoas de diferentes tipos, que revelam questões muito pessoais, o que requer uma postura livre de julgamentos.
Visão analítica, atenção aos detalhes e senso apurado de observação são outros pilares desse perfil profissional. Da mesma maneira, os psicólogos devem ter um olhar abrangente e capacidade para interpretar uma situação por diversos ângulos.
Logo na graduação, o aluno de Psicologia aprende que não existem verdades absolutas e únicas. Cada pessoa enxerga o mundo por meio de suas próprias lentes e experimenta as emoções com os recursos internos que desenvolveu desde a infância.
Assim, uma das palavras de ordem é: flexibilidade. Esse traço é um dos pilares do perfil dos psicólogos. Os profissionais precisam ser flexíveis para analisar as pessoas de modo individualizado, sem seguir receitas invariáveis e prontas.
Qual a modalidade de ensino o curso de Psicologia é oferecido?
A faculdade de Psicologia é oferecida apenas na modalidade de ensino presencial, já que, infelizmente, ainda não é possível cursar essa graduação EAD. Para que haja a oferta de um curso superior no formato a distância, é preciso que ele passe pela avaliação e autorização do MEC.
Uma das razões pelas quais ainda não existe essa autorização é que esse Bacharelado exige muitas atividades práticas, com aulas em laboratórios, estágios, treinos e observações presenciais.
Contudo, especializações e pós-graduações na área são autorizadas no formato EAD. Logo, após obter o diploma de graduação, você pode cursar uma pós a distância em Psicologia Hospitalar, Neuropsicologia ou Psicologia Organizacional, por exemplo.
Mas, afinal, como funciona um curso de Psicologia presencial? Nesse caso, você deve comparecer presencialmente à unidade da faculdade escolhida na matrícula em um ritmo diário.
É possível usufruir de toda a infraestrutura física da instituição, que pode incluir salas de multimídia, salas climatizadas e bibliotecas. Também pode tirar dúvidas e interagir com professores e colegas de turma.
Veja também: Está gostando do conteúdo sobre a faculdade de Psicologia? Então assista também o vídeo que preparamos sobre o tempo da faculdade de Psicologia na Anhanguera. Não deixe de conferir!
Como funcionam os estágios em Psicologia?
Para quem ainda não sabe o que fazer no mundo da Psicologia, a oportunidade de realizar estágios é o primeiro passo. Com diferentes necessidades, há uma chance de encontrar uma área pela qual você se apaixone enquanto trabalha na prática.
O estágio é o momento da graduação em que o aluno vivencia as diversas responsabilidades de sua futura profissão. Nesse caso, o estágio curricular, previsto na matriz curricular da faculdade, é obrigatório e geralmente deve ser feito nos últimos períodos de curso.
Nesse caso, toda a atuação do estagiário é monitorado e orientado por um supervisor. Contudo, o estudante não precisa esperar até lá para aplicar as habilidades vistas em sala de aula.
Empresas, consultórios, clínicas, escolas e hospitais oferecem vagas para estágios não obrigatórios, disponíveis para quem ainda está no início ou no meio da graduação.
Quais são os tipos de Psicologia?
Como a oferta de serviços necessários pode variar bastante, não é de se estranhar que existam tantas áreas diferentes da Psicologia. Se você quer seguir carreira nesse campo, lembre-se de fazer uma pesquisa aprofundada.
Veja, abaixo, quais são os principais tipos de Psicologia!
Psicologia Clínica
A Psicologia Clínica é um ramo que oferece serviços de aconselhamento para cuidados de saúde comportamental e mental para famílias e pessoas. Os profissionais da área diagnosticam, avaliam e tratam muitos tipos de doenças mentais, como:
- distúrbios do sono;
- depressão pós-parto;
- problemas familiares e de relacionamento;
- distúrbios alimentares;
- transtorno dismórfico corporal;
- ansiedade;
- transtorno por uso de álcool e outras substâncias.
Os psicólogos clínicos podem ter uma prática geral ou se especializarem em uma faixa etária, como idosos ou crianças.
Psicologia Hospitalar
Apesar de compartilharem algumas semelhanças, a Psicologia Hospitalar e a Psicologia Clínica se diferem em relação ao local de trabalho e às funções desempenhadas pelo profissional.
Os psicólogos que atuam nos hospitais focam na adaptação de um paciente frente a um diagnóstico, enquanto o psicólogo clínico lida com questões pessoais e mais profundas.
O papel da Psicologia no ambiente hospitalar é manter o foco na saúde como um todo. O psicólogo utiliza habilidades de comunicação e relacionamento para ampliar o olhar dos familiares, pacientes e outros profissionais de saúde às diferentes necessidades ou demandas envolvidas no tratamento.
Psicologia Esportiva
O psicólogo do esporte está interessado nos componentes psicológicos do atletismo e dos esportes. Geralmente, os profissionais desse ramo se concentram em tópicos como desempenho atlético e motivação.
Eles usam seus conhecimentos em psicologia para auxiliar os atletas a terem um melhor desempenho ou para ajudar as pessoas a se recuperarem de lesões esportivas.
Psicologia Forense
A Psicologia Forense aplica princípios psicológicos ao sistema de justiça criminal. Ela explora como o conhecimento psicológico pode ser utilizado para investigar e avaliar questões legais e aquelas relacionadas a resolução de crimes.
Os profissionais que decidem seguir carreira nesse campo atuam em diferentes ambientes, como consultórios particulares, prisões, departamento de polícia, tribunais etc.
Psicologia Clínica Infantil
É um campo que auxilia a fornecer serviços psicológicos para crianças e adolescentes. O psicólogo infantil é treinado para entender as necessidades únicas dos jovens e ajudá-los a superar os obstáculos que podem bloquear os seus caminhos.
Exemplos são testes vocacionais, autoconfiança e autoestima. É possível trabalhar em escolas, centros de reabilitação, hospitais, clínicas, entre outros locais.
Agora é com você!
Agora que já sabe tudo sobre Psicologia, saiba que essa graduação é uma excelente opção para quem deseja melhorar a saúde mental da população, contribuindo para o bem-estar das pessoas.
Para encontrar as melhores oportunidades do mercado, é essencial estudar em uma faculdade conceituada. Na Anhanguera, você encontrará diversas vantagens, como infraestrutura de ponta, corpo docente especializado, laboratórios estruturados e formas de ingresso facilitadas!
Gostou do post e quer fazer o curso de Psicologia em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!
Perguntas Frequentes
Se você tem dúvidas se o curso de Psicologia é difícil, saiba que essa graduação não é complicada. Contudo, para se dar bem nas disciplinas, é importante se dedicar aos conteúdos e estudar bastante.
O salário médio de um psicólogo é de R$ 3.132,90 para uma jornada de trabalho de 33 horas semanais. Essa remuneração pode ser ainda maior, dependendo da experiência do profissional, do local de trabalho e da região de atuação.
O curso de Psicologia tem aulas de Estatística, uma disciplina que faz parte das Ciências Exatas. Contudo, a carga horária é pequena e será estudada em, no máximo, dois semestres.
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.