O estudante que escolher uma carreira a partir do curso de Enfermagem ingressará em um mundo com muitas oportunidades. O enfermeiro pode trabalhar em diversas áreas e buscar especializações em segmentos que mais combinem com a sua personalidade e objetivos profissionais.
Uma das possibilidades é a Enfermagem Pediátrica, área que cuida de crianças e pré-adolescentes. Mas você sabe o que faz uma enfermeira pediátrica em sua rotina de trabalho?
Acompanhe a leitura do post para descobrir as funções dessa profissional!
O que faz uma enfermeira pediátrica?
A enfermeira pediátrica é a profissional que ajuda a promover a saúde do paciente, sendo responsável por trabalhar com pediatras e outros profissionais em função da saúde da criança.
Veja, abaixo, as principais atribuições da profissional!
1. Cuidados gerais de Enfermagem
Uma enfermeira pediátrica fornece cuidados de enfermagem básicos, incluindo administração de medicamentos, curativos, controle de sinais vitais, coleta de amostras de sangue, cuidados com sondas e cateteres, e outras intervenções necessárias para manter a saúde das crianças.
2. Avaliação e monitoramento
A enfermeira pediátrica avalia o estado de saúde das crianças, monitorando sinais de melhora ou deterioração. Isso pode envolver a identificação de problemas de saúde em estágio inicial e a tomada de medidas para prevenir complicações.
3. Educação e orientação
Uma parte essencial do papel da enfermeira pediátrica é educar os pais e cuidadores sobre a saúde, cuidados e desenvolvimento das crianças. Isso inclui orientações sobre nutrição, higiene, vacinação, prevenção de acidentes e outras questões relevantes.
4. Preparação para procedimentos médicos
A enfermeira pediátrica ajuda a preparar as crianças e suas famílias para procedimentos médicos, cirúrgicos ou diagnósticos, explicando o que acontecerá e oferecendo suporte emocional durante esses momentos.
5. Suporte emocional
As enfermeiras pediátricas lidam com crianças e suas famílias em momentos difíceis, fornecendo suporte emocional e tranquilizando as crianças durante estadias hospitalares, procedimentos dolorosos ou situações estressantes.
6. Cuidados especiais
Algumas enfermeiras pediátricas podem se especializar em áreas específicas, como cuidados intensivos pediátricos, oncologia pediátrica, Enfermagem Neonatal, entre outras, para atender as necessidades de crianças com condições médicas complexas.
7. Promoção da saúde
Além de tratar doenças, as enfermeiras pediátricas também trabalham na promoção da saúde e prevenção de doenças, fornecendo informações sobre imunizações, dieta saudável, higiene e estilo de vida.
8. Acompanhamento contínuo
A enfermeira pediátrica pode acompanhar crianças durante o tratamento de condições crônicas, garantindo que recebam o apoio necessário ao longo do tempo.
Onde a enfermeira pediátrica pode trabalhar?
A enfermeira pediátrica pode atuar em qualquer local nos quais exista o atendimento à criança e ao pré-adolescente. Eles incluem:
- escolas e creches;
- abrigos e orfanatos;
- organizações não governamentais (ONGs);
- Unidades Básicas de Saúde (UBS);
- clínicas particulares;
- maternidades;
- hospitais.
Como atuar na área de Enfermagem Pediátrica?
O campo em Enfermagem Pediátrica é promissor e oferece boas oportunidades a quem escolhe. Mas quais são os passos para atuar na área? Veja abaixo!
Escolha uma boa faculdade
O primeiro passo para ter uma carreira de sucesso no ramo de Enfermagem Pediátrica é escolher uma boa faculdade. Alguns pontos de atenção que devem ser considerados são:
- corpo docente qualificado;
- infraestrutura adequada para o aprendizado;
- preocupação com a inserção dos alunos no mercado de trabalho;
- inovações na forma de ensinar;
- certificações para o currículo;
- boa grade curricular.
Faça estágios
A realização de estágios também é fundamental para adquirir experiência e, ainda, verificar se a área é realmente para você. Eles permitem que você aplique os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula em situações do mundo real.
Além disso, você terá a oportunidade de desenvolver e aprimorar habilidades práticas e técnicas relacionadas com a Enfermagem.
Construa bons relacionamentos com colegas
Outra dica para atuar no ramo é construir, desde a faculdade, um bom relacionamento com os colegas. Aqui, estamos falando de professores, estagiários e pessoas que estudam com você.
Esses contatos são muito importantes para a sua vida profissional. Com eles, você terá acesso a ainda mais oportunidades.
Faça uma especialização
Após todos esses passos, chegou a hora de realizar a sua especialização em Enfermagem. Ela é oferecida por instituições de ensino privadas e públicas e tem duração de, em média, 1 a 3 anos. Algumas alternativas são:
- Enfermagem em Pediatria e UTI Pediátrica;
- Enfermagem em Cuidados Intensivos ao Recém-Nascido;
- Enfermagem Pediátrica e Neonatal.
Com a especialização, é possível atuar diretamente no setor da pediatria em hospitais, clínicas e diversos outros lugares. Lembre-se de que essa etapa só pode ser feita após a conclusão do curso de Enfermagem.
Invista no seu futuro!
Agora que você já sabe o que faz uma enfermeira pediátrica, saiba que o campo está em alta e oferece ótimas oportunidades de trabalho. Por isso, é fundamental se preparar em uma faculdade conceituada e renomada.
Na Anhanguera, você terá acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores mestres e doutores especializados. Além disso, temos formas de ingresso facilitadas e laboratórios de ponta.
Gostou? Então inscreva-se no vestibular de Enfermagem da Anhanguera e saia na frente!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.