Como ser Professor de Educação Física? Entenda o caminho para chegar lá!

professora ed fis

Você sabe como ser professor de Educação Física? Essa é uma dúvida comum de quem deseja trabalhar em escolas com a prática de atividades físicas. Afinal, a docência chama a atenção de muitas pessoas pelo impacto que ela causa na sociedade, contribuindo para a evolução e humanização dela.

E nada melhor para fazer diferença no ramo educacional do que ser professor de um conteúdo muito importante para o currículo escolar, não é mesmo? Neste post, vamos explicar como ser professor de Educação Física. Acompanhe!

Como ser professor de Educação Física?

Não tem como ser professor de Educação Física sem diploma de ensino superior. Afinal, os educadores físicos lidam com as pessoas, e as ações influenciam na saúde e integridade delas.

Portanto, o profissional deve estar preparado para conhecer a anatomia humana e as necessidades de cada um. Esses conhecimentos são adquiridos no curso de Licenciatura em Educação Física.

Qual é a importância da graduação para ser professor de Educação Física?

Como você viu, para ser professor de Educação Física, é necessário fazer o curso superior na área. A graduação proporciona uma base sólida de conhecimentos teóricos em anatomia, fisiologia, biomecânica, psicologia do esporte, entre outras disciplinas.

Isso é fundamental para compreender os fundamentos científicos por trás das atividades físicas e do movimento humano. Além disso, os cursos de Educação Física incluem disciplinas que abordam metodologias de ensino específicas para a área.

Assim, os futuros professores saem preparados para desenvolver planos de aula eficientes, adaptados às diferentes faixas etárias e necessidades dos alunos. Ainda, a graduação geralmente inclui estágios supervisionados.

Nesse sentido, os estudantes têm a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Essa experiência é necessária para desenvolver habilidades pedagógicas e lidar com situações reais de ensino.

Como é o curso de Educação Física?

O curso de Educação Física é uma formação abrangente que visa capacitar os estudantes para diversos campos de atuação no mercado de trabalho. Ao longo da graduação, os alunos adquirem conhecimentos teóricos e práticos essenciais para desempenhar papeis como personal trainer, instrutor de academia e professor de Educação Física escolar.

A faculdade busca integrar teoria e prática, oferecendo uma visão holística do campo. Além disso, estágios supervisionados e práticas profissionais proporcionam aos estudantes a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em situações reais.

A abordagem multidisciplinar do curso visa não apenas formar profissionais tecnicamente competentes, mas também conscientes da importância da promoção da saúde, da prevenção de lesões e do incentivo à prática regular de atividades físicas em diferentes faixas etárias e contextos.

Quais são as matérias do curso de Educação Física?

No início da graduação em Educação Física, você estudará disciplinas básicas e focadas na Licenciatura, como:

  • Educação a Distância;
  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Metodologia Científica;
  • Psicologia da Educação e da Aprendizagem;
  • Ética, Política e Cidadania.

A matriz curricular também é composta por conteúdos específicos da área da Saúde e das Ciências Biológicas, que são ministrados durante todo o curso, desde o primeiro semestre:

  • Saúde Coletiva;
  • Primeiros Socorros;
  • Fundamentos do Movimento Humano;
  • Crescimento e Desenvolvimento Humano;
  • Jogos, Brinquedos e Brincadeiras;
  • Atividade Física, Lazer e Saúde;
  • Aprendizagem Motora e Psicomotricidade;
  • Atividades Físicas e Esportes Adaptados;
  • Anatomia Aplicada à Educação Física;
  • Ciências Moleculares e Celulares;
  • Fisiologia do Exercício I e II;
  • Cinesiologia Aplicada à Educação Física;
  • Medidas e Avaliação em Educação Física;
  • Tópicos em Movimento Humano.

Há também matérias voltadas ao ensino da Metodologia, que apresentam aspectos teóricos e didáticos de cada modalidade esportiva:

  • Metodologia do Ensino da Ginástica;
  • Metodologia do Ensino do Atletismo;
  • Metodologia do Ensino da Atividade Rítmica e Dança;
  • Metodologia do Ensino do Voleibol;
  • Metodologia do Ensino do Handebol;
  • Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol;
  • Metodologia do Ensino do Basquetebol.

Para se tornar um professor licenciado, o aluno deve cursar disciplinas próprias da Educação, oferecidas a partir do 4º período:

  • Libras – Língua Brasileira de Sinais;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Didática: Planejamento e Avaliação;
  • Fundamentos da Educação;
  • Educação e Diversidade;
  • Políticas Públicas da Educação Básica;
  • Educação e Tecnologias;
  • Educação Formal e Não Formal;
  • Gestão Educacional;
  • Projeto de Ensino em Educação Física.

Ao fim da faculdade, espera-se que o licenciado tenha compreendido a importância da Educação Física como disciplina curricular e saiba aliar a fundamentação teórica à prática no contexto educacional.

Como é a rotina do estudante de Educação Física?

O estudante de Educação Física tem disciplinas teóricas que abrangem áreas como anatomia, fisiologia, psicologia da educação, pedagogia, didática, entre outras. Elas são responsáveis por proporcionar a base teórica necessária para a compreensão dos fundamentos da Educação Física e do processo de ensino.

Já as disciplinas práticas incluem atividades que desenvolvem habilidades específicas, como técnicas de ensino, prática de modalidades esportivas, atividades recreativas e dinâmicas de grupo. Essas aulas visam preparar o futuro professor para a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

prof ed fis
A rotina do estudante de Educação Física é dinâmica e variada, envolvendo aulas teóricas, práticas, atividades físicas, estágios e estudos autônomos. Fonte: Shutterstock.

Uma parte do curso envolve estágios supervisionados em escolas, onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar a rotina docente. Eles são fundamentais para aplicar os conhecimentos teóricos, desenvolver habilidades pedagógicas e interagir com os alunos.

O estudante de Licenciatura em Educação Física também precisa aprender a planejar aulas eficientes e alinhadas com os objetivos educacionais. Isso inclui a elaboração de planos de ensino, seleção de atividades, criação de estratégias de avaliação e adaptação de conteúdos conforme as características da turma.

Quais são as modalidades de ensino do curso de Educação Física?

A Licenciatura em Educação Física é oferecida na modalidade de ensino semipresencial. Assim, ela oferece uma abordagem flexível que combina elementos presenciais e a distância.

Nesse formato, os estudantes têm a oportunidade de realizar parte de suas atividades acadêmicas de forma presencial, frequentando a instituição de ensino em determinados momentos, enquanto outras atividades são conduzidas remotamente.

Essa modalidade busca conciliar a conveniência do estudo a distância com a interação presencial e práticas específicas do curso.

Além disso, essa opção oferece flexibilidade nos horários de estudo, permitindo que os alunos conciliem suas atividades acadêmicas com outras responsabilidades pessoais ou profissionais.

Mesmo em um contexto semipresencial, o curso de Educação Física garante a realização de atividades práticas e estágios, possibilitando que os estudantes desenvolvam habilidades essenciais para a sua atuação profissional.

Por que fazer o curso de Educação Física?

Fazer o curso de Educação Física Licenciatura oferece uma série de benefícios e oportunidades para os futuros profissionais. Isso porque a graduação prepara os estudantes para se tornarem professores qualificados na área.

Logo, a formação pedagógica é um diferencial, proporcionando as habilidades necessárias para lecionar em escolas de ensino fundamental e médio. Ainda, o licenciado em Educação Física tem a flexibilidade de atuar em diversos contextos educacionais, como escolas públicas e privadas, academias, clubes esportivos, projetos sociais, entre outros.

treinador
Fazer o curso de Educação Física proporciona conhecimentos essenciais sobre saúde, atividade física e bem-estar. Fonte: Shutterstock.

Portanto, em um mundo em que a importância da atividade física e da promoção da saúde está em destaque, o profissional de Educação Física licenciado está alinhado com as necessidades da sociedade.

Dessa forma, ele contribui para a formação de uma geração mais saudável e ativa.

Agora é com você!

Agora você já sabe como ser professor de Educação Física. Então, lembre-se de que, para se destacar na área e conquistar as melhores vagas do mercado, é necessário investir na formação superior.

Nesse caso, a instituição de ensino também faz toda a diferença, concorda? Na Anhanguera, você terá acesso a um aprendizado de excelência, tendo aulas com professores experientes.

Além disso, a infraestrutura, tanto digital quanto presencial, é completa. Os laboratórios são de ponta e equipados para a realização de aulas práticas.

Faça o curso de Educação Física Licenciatura na Anhanguera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima