O que é Auriculoterapia? Conheça esse tratamento da medicina alternativa!

orelha mulher

Você sabe o que é auriculoterapia? Apesar de não ser um termo novo, muitas pessoas não sabem para que serve essa técnica. Ela atua em âmbito mental, físico e emocional e, por isso, pode ser recomendada em vários casos, seja para prevenir sintomas ou atuar na reabilitação do indivíduo.

Assim, a sua aceitação vem aumentando consideravelmente entre as pessoas, principalmente por conta dos seus benefícios. Continue a leitura e descubra o que é auriculoterapia e sua importância!

O que é auriculoterapia?

A auriculoterapia é uma técnica derivada da acupuntura. Ela realiza pressões em pontos específicos da orelha para diagnosticar e tratar diversos problemas emocionais, mentais e físicos.

Como funciona a auriculoterapia?

Nessa técnica, é criado um microssistema no pavilhão auricular, ou seja, na parte externa da orelha. Os estímulos podem ser feitos por meio da técnica francesa, que utiliza agulhas filiformes nos pontos.

Também é possível posicionar esferas magnéticas e sementes de mostarda, que permanecem coladas na pele por cerca de alguns dias. Existem, ainda, outras opções de materiais e estímulos que podem ser aplicados, como laser, cristais e agulhas intradérmicas.

De acordo com a auriculoterapia, todos os órgãos e regiões do corpo estão representados na orelha, como se ela fosse um feto disposto de cabeça para baixo. Assim, ela reflete todas as mudanças fisiopatológicas que possam acometer:

  • vísceras;
  • tecidos;
  • tronco;
  • membros;
  • órgãos.
auriculoterapia
A Auriculoterapia estimula pontos na orelha para influenciar o equilíbrio e o bem-estar do corpo. Fonte: Shutterstock.

Quando surge qualquer doença, ela reflete na orelha e em locais diferentes, chamados pontos auriculares. Estima-se que existam cerca de 200 pontos em ambas as faces da orelha.

Para que o tratamento faça efeito, a pessoa deve estimular as esferas várias vezes ao dia, evitando deslocá-las. Elas devem permanecer na orelha em, no máximo, 7 dias, sendo indicado ter 24 horas de descanso para refazer o tratamento.

Para que serve a auriculoterapia?

A auriculoterapia é ideal para aliviar dores e para sintomas emocionais e físicos, atuando como coadjuvante no tratamento de várias doenças e condições clínicas. As principais indicações dessa terapia são:

  • problemas motores;
  • alergias;
  • patologias funcionais urogenitais;
  • retenção de líquido;
  • compulsão alimentar;
  • distúrbios funcionais digestivos;
  • vícios, incluindo o tabagismo;
  • transtornos emocionais, como depressão e ansiedade;
  • insônia;
  • enxaqueca;
  • dores agudas e crônicas.

A técnica também pode ser útil para perda de peso e, portanto, também é recomendada para pessoas obesas. Além disso, a auriculoterapia não tem nenhuma contraindicação e costuma ser usada como complemento ao tratamento tradicional, principalmente nos casos em que a pessoa é acometida por problemas mais graves.

Como a auriculoterapia surgiu?

A auriculoterapia é uma técnica milenar com suas raízes na acupuntura. Contudo, registros do século IV a.C. mostram que os princípios aplicados nesse tipo de terapia já eram praticados por Hipócrates, considerado o pai da Medicina.

No século IV a.C. Hipócrates registrou, em seu livro “Geração”, que pequenas áreas atrás da orelha, quando cauterizadas, poderiam curar a esterilidade. Além disso, no século XVII, o médico português Zacutus Lusinatus prosseguiu com os estudos de Hipócrates, tratando com essa mesma técnica as dores no quadril.

Já no século XVIII, o médico e anatomista italiano Antônio Maria Valsava, cuja principal pesquisa era a anatomia do ouvido humano, descreveu que as cauterizações na orelha seriam uma alternativa de tratamento para a dor de dente.

Quem pode fazer a auriculoterapia?

A técnica pode ser feita em qualquer pessoa, independentemente da idade, sendo indicada para crianças, adultos e idosos. Os efeitos colaterais são praticamente nulos.

Contudo, pacientes imunodeprimidos, diagnosticados com AIDS ou diabetes, em uso de anticoagulantes ou com alguma infecção ativa devem ser tratados com cautela.

Quais são os benefícios da técnica?

Os benefícios da auriculoterapia incluem a melhora dos sintomas tratados, em especial da dor. Esse tipo de terapia também contribui para o alívio dos sintomas emocionais relacionados a diversas doenças, podendo agir diretamente nos casos de ansiedade e depressão.

Além disso, a prática de cuidados pessoais, como no caso da auriculoterapia, aumenta a autoestima. Entre as principais vantagens, podemos destacar:

  • raros efeitos colaterais;
  • método indolor;
  • fácil aplicação;
  • ampla indicação.
orelha
A técnica oferece benefícios como alívio do estresse, redução da dor e promoção do relaxamento. Fonte: Shutterstock.

Quantas sessões são necessárias?

A quantidade de sessões varia conforme as necessidades do paciente. Alguns podem precisar de um tempo maior de estímulo para promover o efeito esperado. Já outros, com quadros mais leves, percebem bons resultados com uma quantidade menor delas.

Em geral, podem ser realizadas até dez sessões, o que varia também de acordo com o método escolhido. Ainda, a pessoa pode se submeter a essa terapia periodicamente, como a cada seis meses ou um ano, também conforme a sua necessidade.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que é auriculoterapia, saiba que você pode aprender mais sobre o assunto ao fazer uma graduação na área da saúde. Na Anhanguera, você encontrará diversas opções, com diferentes modalidades de ensino.

Além disso, o corpo docente é especializado e a infraestrutura é completa, com o objetivo de oferecer o melhor ensino aos alunos!

Gostou? Então não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e saia na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima