Você sabe o que é acidose metabólica? Esse problema pode ser causado por conta de uma alimentação inadequada ou por doenças preexistentes. Por isso, ela serve de alerta para manter um maior cuidado com a saúde.
Se o tratamento da doença for adequado, é possível reverter a acidose metabólica. Caso contrário, ela pode afetar os ossos, rins e músculos, além de levar à morte em casos graves.
Neste post, vamos apresentar as principais informações sobre acidose metabólica. Confira!
O que é acidose metabólica?
A acidose metabólica é uma doença caracterizada pelo excesso de acidez no sangue. O problema é provocado pela perda de bicarbonato ou pelo acúmulo de diferentes tipos de ácido.
Como ocorre a acidose metabólica?
Para entender como a acidose metabólica ocorre, é importante conhecer um conceito importante estudado na escola: o pH. Ele consiste em uma escala que mede o nível de acidez de uma solução ou sistema.
O ideal é que o pH do sangue fique em torno de 7,35 ou 7,45, entre alcalino e neutro. Se houver alterações nessa escala e ele se tornar muito alcalino ou muito ácido, podem surgir diversos problemas de saúde.
Por exemplo, um pH ácido sobrecarrega os órgãos, como rins e pulmão, na tentativa de equilibrar a acidez. Logo, a respiração pode ficar mais profunda e rápida para excretar uma maior quantidade de ácido.
No entanto, se a pessoa tiver problemas respiratórios e renais, as funções dos órgãos ficam limitadas. Diante disso, pode ocorrer a acidose metabólica, que deixa o pH menor ou igual a 7,35.
Quais são as causas da acidose metabólica?
A acidose metabólica pode ser causada por diferentes fatores. Veja quais são eles:
- ingestão prolongada de medicamentos específicos, como anticoagulantes;
- desidratação grave, que prejudica o funcionamento dos rins e a excreção da urina;
- consumo excessivo de substâncias ácidas ou que se transformam em ácidos quando ingeridas, como refrigerante, cerveja, açúcar branco, embutidos etc;
- doenças metabólicas, como diabetes;
- problemas renais;
- problemas respiratórios.
Quais são os tipos de acidose metabólica?
Após entender o conceito de acidose metabólica e quais são as suas causas, vale a pena conhecer os tipos existentes. Confira!
Cetoacidose diabética
A cetoacidose diabética ocorre quando os níveis de açúcar no sangue da pessoa estão muito altos e a quantidade de insulina está baixa. Quando isso ocorre, a glicose presente na corrente sanguínea aumenta e as células sofrem com a falta de energia.
Para evitar que as células parem de funcionar, o organismo utiliza estoques de gordura para gerar energia e, durante esse processo, formam-se as cetonas. Essa condição leva à cetoacidose diabética, gerando sintomas como micção frequente e sede em excesso.
Acidose metabólica hiperclorêmica
A acidose metabólica hiperclorêmica é caracterizada pela alteração do pH do sangue causada pela perda de bicarbonato de sódio, substância que auxilia a neutralizar os ácidos no sangue. Uso de laxantes, diarreia grave e problemas renais podem causar baixos níveis de bicarbonato.
Acidose lática
Quando as células do corpo não têm oxigênio suficiente para uso, é produzido o ácido lático. Ele pode se acumular no sangue, causando a acidose láctica. Hipertensão, gota, insuficiência cardíaca, infecção generalizada e exercícios físicos em excesso podem causar esse acúmulo.
Acidose tubular renal
Pessoas com doenças renais podem ter dificuldade para filtrar as toxinas naturalmente presentes no sangue, que deveriam ser eliminadas pela urina. Isso pode causar um acúmulo de toxinas na corrente sanguínea, levando à acidose metabólica.
Quem sofre com distúrbios do sistema imunológico e genéticos podem ter os rins danificados, ficando mais suscetível ao problema.
Quais são os sintomas da acidose metabólica?
De modo geral, a pessoa com acidose metabólica pode não apresentar sintomas, embora a respiração fique mais profunda ou ligeiramente rápida. Conforme o quadro se agrava, é possível sentir cansaço e sonolência.
Confira outros sintomas da doença:
- dor de cabeça;
- fadiga;
- perda de apetite;
- confusão mental;
- náusea e vômito;
- batimento cardíaco acelerado;
- dificuldade para respirar;
- icterícia.
Como é feito o tratamento da doença?
O tratamento para acidose metabólica depende das causas do problema. Os mais comuns são:
- reposição de fluidos por via intravenosa;
- desintoxicação;
- aplicação de bicarbonato por via intravenosa.
Como prevenir o problema?
Nem sempre é possível prevenir a acidose metabólica, mas é importante identificar os seus sinais e buscar ajuda médica o mais rápido possível. No entanto, existem algumas medidas que podem evitar o surgimento do problema, como:
- mantenha a diabetes controlada;
- beba água em quantidades adequadas e limite o consumo de álcool;
- siga as instruções médicas para tomar medicamentos.
Quer ficar por dentro das novidades sobre saúde? Siga-nos no TikTok @academia.health e assista a vídeos esclarecedores como este abaixo!
Agora é com você!
Agora que você já sabe o que é acidose metabólica, saiba que é possível entender mais sobre o assunto ao cursar uma graduação na área da saúde. Na Anhanguera, os alunos têm acesso a um ensino de excelência, tendo aulas com professores mestres e doutores renomados.
Além disso, a infraestrutura é de ponta e completa, com laboratórios bem equipados para as aulas práticas.
Invista no seu futuro. Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e saia na frente!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.