Entenda o que é Impetigo, e como essa infecção afeta a pele do rosto

impetigo boca

As doenças de pele são problemas muito comuns e que podem afetar pessoas de todas as idades. Nesse sentido, você sabe o que é impetigo ou já ouviu falar? Essa infecção é bastante contagiosa e pode atingir diferentes partes do corpo, principalmente o rosto.

Por isso, é muito importante ficar de olho nas causas e sintomas da doença. Com isso, é possível reconhecê-la e buscar ajuda médica adequada.

Ficou interessado no assunto? Neste post, você entenderá o que é impetigo e como prevenir essa infecção. Acompanhe!

O que é impetigo?

O impetigo é uma infecção bacteriana que atinge as camadas superficiais da pele. A doença é mais comum em crianças entre 2 e 5 anos, mas também pode surgir em adultos.

Quais são as causas do impetigo?

O impetigo consiste em uma infecção que pode ser causada por dois tipos de bactérias: Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes. Ambas costumam viver em nossa pele sem provocar nenhum dano.

No entanto, por meio de lesões cutâneas, como picadas de insetos, arranhões ou cortes preexistentes na região, elas podem alcançar as camadas internas da pele e provocar a doença.

O período de incubação pode durar de 4 a 10 dias. Além disso, a pessoa pode transmitir o impetigo antes mesmo de desenvolver as úlceras na pele.

Quais são os tipos de impetigo?

O impetigo pode ser dividido em 3 tipos, dependendo do agente infeccioso e dos sintomas que são causados por ele. Confira, abaixo, quais são eles!

Impetigo bolhoso

O impetigo bolhoso é causado pelo Staphylococcus aureus e é caracterizado pela formação de bolhas cheias de líquido amarelado na pele. Esse tipo é bastante comum, principalmente em crianças em idade pré-escolar, e pode vir acompanhado de mal-estar e febre.

Impetigo crostoso

O impetigo crostoso é provocado pela bactéria streptococcus. Ele é caracterizado pelo aparecimento de feridas na pele, parecidas com espinhas. Quando secam, as bolhas dão lugar a crostas cor de mel, que caem sem deixar cicatrizes.

Ectima

O ectima é caracterizado pelo surgimento de úlceras pequenas e que, às vezes, contêm pus. Esse tipo pode ser causado pela Streptococcus pyogenes, embora possa ser provocado também pelo Staphylococcus aureus, simultaneamente.

A crosta que se forma por cima da úlcera costuma ser mais espessa do que a do impetigo crostoso, além de mais escura.

Quais são os sintomas do impetigo?

O surgimento das feridas e bolhas são os principais sintomas do impetigo, sendo muito comuns em regiões ao redor da boca, pernas, braços e narinas. De modo geral, as bolhas apresentam pus e quando estouram formam crostas na pele.

Os tipos mais comuns da doença não costumam causar dor, mas podem provocar desconforto e coceira. Caso não tenha cuidado, a pessoa pode estourar as bolhas. As lesões do impetigo ainda podem:

  • ficarem doloridas;
  • coçar;
  • ficar maiores;
  • espalhar para outras partes do corpo.

É importante lembrar que não é preciso esperar até que as lesões se agravem para buscar orientação médica. Por isso, fique atento aos sinais e sintomas, que são:

  • uma ou mais bolhas cheias de pus que estouram com facilidade, deixando a pele vermelha;
  • bolhas com coceira contendo líquido que vaza e forma uma crosta;
  • lesões de pele no nariz, lábios, orelhas, braços e pernas;
  • caroços perto da região infectada;
  • erupção que se espalha.

Como é feito o diagnóstico do impetigo?

O diagnóstico do impetigo ocorre por meio da observação da pele e das características da erupção cutânea. No entanto, o médico pode solicitar exames que auxiliam a diagnosticar o problema e para delinear o plano de tratamento mais adequado.

medica crianca
O diagnóstico do impetigo ocorre por meio da observação da pele e das características da erupção cutânea. Fonte: Shutterstock.

Eles podem incluir, por exemplo, a análise laboratorial do pus retirado de uma bolha para que seja possível determinar qual é o tipo de bactéria responsável pela infecção.

Como é feito o tratamento do impetigo?

Os antibióticos são a principal forma de tratamento contra o impetigo. Eles podem ser aplicados diretamente nas feridas por meio de pomadas ou cremes, ou podem ser ministrados oralmente, em doses definidas pelo especialista.

Além disso, é importante manter a higienização das feridas com água e sabão para acelerar o processo de cura.

Como prevenir o impetigo?

Existem algumas medidas que podem ser feitas para prevenir o impetigo. Elas são:

  • usar roupa limpa;
  • evitar a partilha de objetos pessoais;
  • tomar banho após a prática de esportes;
  • tratar as lesões o mais rápido possível.
banho bebe
Para prevenir o impetigo, é importante dar banho regularmente nas crianças e ensiná-las a manter uma boa higiene pessoal. Fonte: Shutterstock.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que é impetigo e quais são os sintomas dessa doença, saiba que é possível aprofundar os conhecimentos nesse tema ao cursar uma graduação na área da saúde.

Para isso, é importante escolher uma faculdade renomada e reconhecida pelo MEC para ter acesso a um ensino de excelência. Na Anhanguera, por exemplo, você terá aulas em laboratórios de ponta e salas de aula multimídia.

Além disso, a infraestrutura é completa e a grade curricular é atualizada com frequência para apresentar todas as novidades da profissão.

Então não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular da Anhanguera e saia na frente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima