O que um Terapeuta Integrativo faz? Conheça as 6 funções principais!

terapia

A saúde do corpo, da mente e do espírito estão profundamente interligadas. Mesmo que você tenha bastante cuidado com um desses aspectos, seu bem-estar e qualidade de vida dependem de todos os três em igual medida. É a partir dessa necessidade que surge a terapia integrativa. Mas, você sabe o que faz um terapeuta integrativo?

Para ajudar você a entender melhor, listamos aqui as principais funções de um terapeuta integrativo. Confira!

O que significa ser terapeuta integrativo?

Essa denominação é relativamente nova, mas já é reconhecida pelas organizações de psicologia e algumas modalidades de tratamento até estão disponíveis pelo SUS. Como resultado, há cada vez mais procura por profissionais especializados nesse campo, o que abre várias oportunidades para quem está entrando nesse mercado.

As funções de um terapeuta integrativo podem ser bem amplas, de acordo com suas técnicas de atuação e o tipo de paciente com o qual está lidando. Porém, todos eles seguem princípios similares. Algo que você pode aprender em um curso de especialização ou pós-graduação

Quais as principais funções do terapeuta integrativo?

Promover o equilíbrio entre corpo, mente e espírito

A principal característica da terapia integrativa em comparação com outras abordagens mais tradicionais da psicologia ocidental está em sua visão do ser humano. Enquanto outros tratamentos têm suas raízes principalmente na medicina, o terapeuta integrativo opta por métodos que levem em conta todos os aspectos do ser humano, não apenas seu corpo ou seu estado mental no momento.

Ao longo das sessões, a intenção desse profissional é fazer com que o seu paciente traga seus aspectos físicos, mentais e espirituais ao mesmo tempo, encontrando os pontos de maior dificuldade em cada um desses ângulos. Com base nessa perspectiva, as terapias integrativas vão formando abordagens mais amplas, não se restringindo apenas a uma forma de pensamento da medicina.

Analisar o paciente de forma holística

Ainda na mesma linha de pensamento, para que esse terapeuta seja capaz de aplicar os tratamentos adequados, ele precisa conhecer de perto esse paciente. Além de ouvir suas queixas e analisar sua fala, também deve ficar atento aos sinais de sua saúde física, padrões de comportamento e outras questões de seu dia a dia que possam impactar em seu equilíbrio.

Apenas com uma visão mais ampla e holística do paciente é possível aplicar tratamentos que tenham melhores chances de atender às suas necessidades. É preciso levar em conta não só o resultado esperado de uma técnica, mas também as características individuais do paciente e como elas podem interagir com todo o processo.

Aplicação de técnicas de terapia alternativa

Outro aspecto característico da terapia integrativa é o uso de terapias alternativas entre suas técnicas de tratamento. Como mencionamos, em vez de se basear na medicina ocidental, os métodos adotados aqui buscam seus princípios em outras áreas, não apenas na lógica da medicina. Como resultado, o terapeuta integrativo deve ser versado em técnicas que adotam outros princípios.

São tratamentos que incluem acupuntura, homeopatia, yoga, arteterapia, entre outras abordagens que seguem essa linha. A intenção aqui é auxiliar o indivíduo a trabalhar o bem-estar de seu corpo, mente e espírito ao mesmo tempo, sem negligenciar um ou outro. Além, é claro, de garantir que suas particularidades sejam respeitadas e suas necessidades bem atendidas.

acupuntura
O terapeuta integrativo de acupuntura atua em diversas funções essenciais para promover a saúde e o bem-estar através dessa terapia milenar. Fonte: Shutterstock.

Promover um clima organizacional positivo

Algumas empresas já estão usando as terapias integrativas como parte de suas estratégias de RH, principalmente para facilitar a introdução de novos indivíduos dentro dos grupos de trabalho. Mais do que instrução para cumprir suas funções dentro da empresa, esses novos colaboradores precisam se sentir bem-vindos entre seus colegas de trabalho para garantir sua qualidade de vida.

rh
O terapeuta integrativo do clima organizacional promove um ambiente de trabalho saudável e positivo, incentivando a comunicação e o equilíbrio emocional dos colaboradores. Fonte: Shutterstock.

Para isso, o terapeuta integrativo pode aplicar algumas técnicas que auxiliem na aproximação do grupo, como yoga, algumas formas de meditação, entre outras. O objetivo final aqui é criar um ambiente mais acolhedor e receptivo, onde todos tenham a oportunidade de interagir e formar laços. Quanto mais essas relações se fortalecerem, maior tende a ser a eficiência da equipe e menor o seu burnout.

Auxiliar no cuidado com idosos

A terceira idade é um momento bastante delicado da vida, mas não apenas pelas questões de saúde. É também uma época em que muitas pessoas perdem sua autoestima, têm medo de serem abandonadas pelos seus familiares ou se sentem culpadas por se tornarem tão mais dependentes dos outros. Algo que afeta drasticamente o bem-estar físico, mental e espiritual.

psicologa
O terapeuta integrativo de idosos desempenha um papel fundamental em cuidar da saúde e do bem-estar dos idosos. Fonte: Shutterstock.

Por isso que alguns asilos e casas de cuidados paliativos costumam contratar a ajuda de terapeutas integrativos. Com abordagens mais holísticas, o foco está menos no prolongamento da vida, mas sim em fazer com que o tempo disponível seja melhor aproveitado. Assim, a pessoa idosa pode envelhecer com mais saúde e sem perder seu bem-estar.

Facilitar a integração do indivíduo em um grupo

Criar ligações pode ser bem difícil para algumas pessoas, especialmente à medida que você envelhece. É menos comum fazer amigos de forma orgânica, com maiores possibilidades de apenas manter um círculo mais íntimo de amigos e conhecidos. Porém, em certos ambientes, vale a pena ter uma ajuda extra para formar essas ligações.

Muitas das técnicas usadas pelo terapeuta integrativo são feitas para serem aplicadas em grupos, como empresas, escolas, asilos e outros espaços de convivência comuns. A partir desses métodos, é possível relaxar todas as pessoas presentes e facilitar a formação de novos laços. Algo indispensável para manter a saúde mental e espiritual em qualquer local.

Conte com a Anhanguera em sua carreira!

Agora que você entende melhor o que faz o terapeuta integrativo, pode decidir se esse é o tipo de carreira que você deseja seguir. Seja você um psicólogo já formado ou alguém que ainda está para entrar na faculdade, esse pode ser um excelente caminho para sua carreira.

Claro, para alcançar seus objetivos, o mais importante é ter uma formação adequada. Aqui na Anhanguera, você conta com ampla infraestrutura para aprender tanto na teoria quanto na prática, graças à combinação de excelentes materiais de estudos e professores renomados.

Não deixe sua carreira esperando! Inscreva-se hoje mesmo no vestibular online para Psicologia na Anhanguera!

Perguntas Frequentes

O que o terapeuta integrativo pode prescrever?

Considerando sua função, o terapeuta integrativo não pode prescrever nenhum tipo de medicação. Essa função cabe aos médicos e psiquiatras, os quais lidam com a parte física do paciente.

O que o terapeuta integrativo pode fazer é indicar certas atividades que possam contribuir com o bem-estar do paciente. Por exemplo, a prática de exercícios, meditação ou uso de certos aromas para relaxamento.

Onde atua o terapeuta integrativo?

O profissional de terapia integrativa pode atuar em vários espaços dedicados ao bem-estar de pacientes. Tem um papel importante em centros de terapia ocupacional, casas de repouso e creches, por exemplo.

A variedade de ambientes de atuação se deve à abrangência do seu trabalho, já que suas atividades buscam um entendimento holístico do paciente e suas necessidades.

Quanto custa uma sessão de terapia integrativa?

Como muitos outros trabalhos na área de saúde, o custo da terapia integrativa por sessão pode variar bastante, levando em conta a duração, especificidade e nível de especialização do profissional.

O valor médio costuma ser de R$80 até R$300 por sessão. Lembrando que alguns profissionais podem cobrar menos de pacientes em condições financeiras ruins, ou mais para trabalhos mais especializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima