A Psicologia é um campo amplo e cada vez mais importante nos dias atuais. O profissional da área pode atuar em diversos tipos de ambientes, montando o próprio consultório, auxiliando em hospitais, escolas e até empresas. Nesse sentido, você sabe o que faz um psicólogo organizacional?
Esse profissional trabalha em empresas e instituições, principalmente associado ao ramo de Recursos Humanos. Logo, é uma função essencial para assegurar o melhor desempenho do negócio e o envolvimento da equipe.
Neste post, você conhecerá as principais funções exercidas pelo psicólogo organizacional. Acompanhe!
O que faz um psicólogo organizacional?
Um dos principais objetivos do psicólogo organizacional é manter os colaboradores saudáveis e contribuir para o seu bem-estar. Desse modo, eles podem desempenhar melhor as suas funções e aumentar os resultados.
Para isso, além de olhar para aspectos emocionais, o profissional também procura entender como contribuir com a saúde física dos funcionários. Logo, ele é responsável por cuidar de processos na empresa relacionados ao dia a dia do negócio.
Portanto, o psicólogo organizacional pode desenvolver diversas atividades dentro de uma empresa. Veja quais são as principais!
Recrutamento e seleção
O psicólogo organizacional pode ser responsável pelo recrutamento e seleção de candidatos em uma companhia. Ele realiza a triagem de currículos, entrevistas, aplicação de testes etc.
Ademais, o profissional pode cuidar do início do processo e apresentar opções de candidatos para os líderes da área selecionarem, ou fechar uma vaga a partir da própria análise.
Do mesmo modo, o psicólogo organizacional pode estruturar e validar um tipo de processo seletivo para o negócio, ou contar com a ajuda de outras partes envolvidas. No entanto, a formatação desse processo varia conforme a empresa.
Por isso, cabe avaliar como um psicólogo organizacional pode ajudá-la da melhor forma.
Gestão do clima organizacional
O clima organizacional consiste em diferentes fatores que afetam a qualidade de vida e de convívio da equipe no dia a dia da empresa. Um clima favorável geralmente facilita a comunicação interpessoal, reduz o número de conflitos e promove a cooperação.
O psicólogo organizacional também é responsável por acompanhar o clima corporativo e implementar estratégias que ajudem a torná-lo mais positivo.
Treinamento e desenvolvimento
Com o treinamento e desenvolvimento, é possível aumentar resultados, desenvolver talentos e promover a cultura da empresa. Logo, quando essa é uma prática da empresa, o psicólogo organizacional é o responsável por definir o calendário de treinamentos internos, desenvolver dinâmicas de grupos, montar planos de desenvolvimento etc.
Planos de salário e de carreira
Outra responsabilidade do psicólogo organizacional é pensar na evolução dos colaboradores dentro da empresa. Para isso, ele elabora os planos de salário e carreira.
Como o próprio nome sugere, os planos de salário são aqueles voltados à remuneração. Dependendo de alguns critérios, cada cargo pode ter um aumento proporcional no salário.
Desse modo, o mesmo ocorre com os planos de carreira, que mapeiam como cada funcionário pode crescer na corporação. Em geral, eles também estão relacionados a outro processo que conta com o auxílio do psicólogo organizacional: a criação do organograma da empresa.
Ele consiste no mapeamento das funções da companhia e os seus cargos hierárquicos. Logo, o profissional pode contar com a ajuda de outras áreas para essa atividade, como o departamento financeiro e a diretoria em alguns casos.
Avaliação da saúde mental e do bem-estar
Um dos benefícios das práticas da Psicologia Organizacional é a capacidade de melhorar o bem-estar. Isso porque, dentro dos indicadores de RH acompanhados por esses profissionais, estão aqueles associados à saúde ocupacional.
Por isso, o psicólogo organizacional também é responsável por acompanhar a situação da saúde física e emocional da empresa. Esse processo é fundamental, pois o número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais aumentou nos últimos anos.
Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho é uma análise que o psicólogo organizacional realiza com os funcionários para entender como está a sua performance na empresa. Essa avaliação permite que a corporação estruture um plano de ação com base em seus objetivos e, desse modo, faz com que o colaborador cresça e amplie os seus resultados.
Orientação profissional
Com os anos, é comum que alguns profissionais, principalmente os mais jovens, queiram experimentar novas funções dentro da empresa. Nessa situação, o psicólogo organizacional também pode ajudar com a orientação profissional.
Ele esclarecerá as características de cada perfil e oferece opções de como se reposicionar.
Agora é com você!
Agora que você já sabe o que faz um psicólogo organizacional, saiba que é possível aprofundar os conhecimentos no assunto ao fazer o curso de Psicologia. Para isso, nada melhor do que estudar em uma faculdade de referência, não é mesmo?
Na Anhanguera, você terá aulas com professores mestres e doutores experientes. Além disso, a grade curricular é atualizada com frequência, com o objetivo de apresentar todas as novidades da área.
Não perca mais tempo e estude em uma boa instituição de ensino. Inscreva-se no vestibular de Psicologia da Anhanguera e saia na frente!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.