A psicologia surgiu como um campo da medicina e da psiquiatria, mas transferindo o foco do tratamento do corpo para a mente. Porém, a relação entre esses dois aspectos do ser humano continua sendo estudada, avançando à medida que a ciência encontra novos instrumentos. Um bom exemplo disso hoje é o campo da Psicologia da Saúde, que tem grande peso na sociedade.
Nos últimos anos, ficou ainda mais claro como a saúde do corpo e da mente estão profundamente interligadas. Basta observar os efeitos da pandemia, a ansiedade com a doença e as consequências do isolamento social. Isso ajudou a fortalecer a presença da psicologia nos serviços de saúde, aumentando a demanda por profissionais da área
Se você está se preparando para o vestibular e quer saber mais sobre as possíveis áreas de atuação, acompanhe e entenda melhor o que é Psicologia da Saúde e qual é seu papel hoje.
O que é Psicologia da Saúde?
A Psicologia da Saúde é um campo que aplica a psicologia na manutenção da saúde física assim como a mental, tendo como princípio que ambos se influenciam mutuamente. Algo cada vez mais importante para o bem-estar da população.
Esse campo do modelo biopsicossocial, ou seja, a ideia de que a saúde do indivíduo depende de uma combinação de fatores físicos, sociais e psicológicos. Da mesma forma, doenças e deficiências em um desses aspectos podem gerar transtornos nos demais pontos, o que leva ao desenvolvimento de novos sintomas. O trabalho do psicólogo aqui é identificar esses fatores e auxiliar o paciente na busca desse equilíbrio.
Onde atua o psicólogo da saúde?
Ao entender o que é Psicologia da Saúde, você já deve imaginar alguns dos locais onde esse profissional pode trabalhar. De fato, suas possibilidades de atuação são bem amplas. Veja aqui algumas de suas principais aplicações.
Psicologia hospitalar
Hospitais são espaços dedicados ao tratamento de doenças, mas também podem gerar sintomas por si só. A forma como um paciente é recebido durante um exame afeta seu estado psicológico, enquanto as condições do ambiente impactam na própria equipe.
Dentro desse contexto, o psicólogo tem um papel importante na manutenção da saúde dentro dos hospitais. Ele garante que cada paciente e profissional tenha suas necessidades reconhecidas e respeitadas, melhorando assim seu bem-estar.
Saúde mental
O cuidado com a mente vem se tornando uma prioridade para muitas pessoas nos últimos anos. Isso inclui lidar com estresse, melhorar sua resposta a diferentes mudanças, processar traumas e reconhecer os próprios sentimentos e defeitos. E em todos esses aspectos, o psicólogo pode ser de grande ajuda.
No caso da Psicologia da Saúde, esse trabalho está ligado ao adoecimento psíquico e como ele impacta a vida de uma pessoa. Seja no atendimento público ou privado, esse especialista pode orientar os pacientes para que melhorem seu bem-estar no dia a dia.
Processo de reabilitação
Acidentes, processos cirúrgicos, doenças, entre outros incidentes, podem prejudicar algumas das funções do corpo. Uma complicação comum é que o processo de reabilitação pode ser psicologicamente exaustivo ou, até mesmo, adoecedor, o que prejudica sua recuperação.
Nesses casos, é comum ter um psicólogo da saúde presente ao longo de todo o processo. O objetivo é facilitar o tratamento físico do paciente, seja com maior incentivo para que insista nos procedimentos ou evitando outros sintomas decorrentes do estresse psicológico.
Atendimento clínico
Assim como acontece em outros segmentos, esse psicólogo também pode trabalhar com atendimento clínico individual. A forma como ele realiza o atendimento e o tipo de público no qual foca, por outro lado, podem variar bastante de acordo com sua abordagem teórica.
Nesses casos, seu serviço pode ser solicitado como uma forma de acompanhamento para outros tratamentos. Por exemplo, para alguém que está em processo de reabilitação, que passou por alguma mudança de vida profunda ou que desenvolveu algum transtorno psicológico.
Pesquisa acadêmica
Novamente, como ocorre em qualquer campo de conhecimento, a Psicologia da Saúde também envolve pesquisas e consolidação do conhecimento acadêmico. Nesses casos, os profissionais realizam entrevistas, analisam dados e fazem visitas de campo em diversos ambientes para conseguir responder certas questões sobre o tratamento e sua eficácia.
Com base nessas descobertas, novos artigos são escritos relatando seus achados, os quais podem ser usados como referência por outros psicólogos em seus estudos e seu preparo. Algo que contribui com o crescimento desse campo a longo prazo.
Como a Anhanguera pode contribuir em sua jornada?
Entender o que é Psicologia da Saúde é um bom primeiro passo para escolher a sua carreira ideal. Afinal, a formação de psicólogo é bastante ampla e exige um nível de especialização para trazer maior sucesso profissional.
Seja qual for o caminho profissional que você deseja tomar, a Anhanguera tem o conhecimento que você precisa para ser bem sucedido. A combinação de excelente infraestrutura, método de ensino eficaz e professores renomados vai equipar você completamente para a carreira.Está preparado para dar o próximo passo em sua jornada? Então inscreva-se no vestibular online Anhanguera!
Redator por vocação. A experiência em contar histórias também é um diferencial e uma forma de enriquecer toda a trajetória na escrita. Para isso, tudo contribui: meu gosto por leitura, games e conversas, principalmente. Com formação em Psicologia, tenho muita experiência em escrever sobre temas relacionados à saúde e bem estar.