O que faz um Podólogo? Conheça 5 funções desse profissional!

podologo pe

A área da saúde é muito ampla, com formações dedicadas a diferentes partes do corpo e seus sistemas. Afinal, o organismo é complexo demais para uma única pessoa o conhecer por inteiro. Um bom exemplo disso é a especialização em podologia. Mas, você sabe o que faz um podólogo exatamente?

Se você pretende seguir carreira em saúde, vale a pena explorar suas opções com antecedência e decidir onde você quer se aprofundar. A podologia é focada na saúde dos pés, com demanda em mais segmentos do que você imagina.

Acompanhe e entenda melhor o que faz um podólogo.

Quais funções o podólogo pode desempenhar?

Apesar de parecer um nicho bem específico, a saúde dos pés é uma área bem mais complexa e elaborada do que aparenta. Veja, a seguir, algumas das funções que o podólogo pode realizar.

Remover unhas encravadas

Sem dúvida, um dos exemplos mais comuns. Esse profissional está preparado para fazer a remoção de unhas encravadas. Se não são cortadas e removidas, elas podem rasgar a pele e causar infecções, além de provocarem bastante dor no dia a dia. Mas é bom lembrar que o podólogo não realiza nenhum procedimento cirúrgico nem receita remédios. Caso a unha apresente infecção, o procedimento se torna mais complexo.

Remoção de calos

Outra prática bem conhecida dos podólogos é a remoção de calos. Esses são acúmulos de pele morta causados pela pressão e desgaste persistentes, sendo bem comuns nos pés. Se crescerem muito, eles também podem causar dores, desconforto e levar a infecções. Nesses casos, o podólogo pode fazer sua raspagem e limpeza de forma adequada, ou indicar a melhor forma do paciente realizar o procedimento em casa, nos casos mais brandos.

podologa-
Entre as funções do Podólogo está a remoção de calos. Fonte: Shutterstock.

Ativação da circulação nos pés

A circulação sanguínea é fundamental para a manutenção de todas as partes do corpo, mas especialmente nos pés, que sofrem alta pressão diariamente. Atletas precisam que a musculatura dos pés e pernas esteja sempre bem oxigenada, enquanto idosos costumam ter problemas de circulação regularmente. O tratamento envolve uma massagem em pontos específicos do pé para promover a ativação do fluxo sanguíneo naquela área.

Melhoria estética

A podologia também pode ser usada para fins estéticos, ou seja, melhorar a aparência dos pés. Isso envolve vários aspectos, como a remoção de calos, de unhas encravadas, melhor circulação, limpeza adequada, entre outros procedimentos. O tratamento sempre é realizado priorizando a saúde e o bem-estar do paciente.

Tratamento e prevenção de fungos

Quando pensamos em saúde dos pés, um dos primeiros pontos que vêm à mente são os fungos. Se uma pessoa se movimenta muito, sua e não toma o cuidado adequado com seus calçados, meias e seus pés, é bem provável que desenvolva algum fungo. Sendo assim, o podólogo pode ajudar tanto na sua remoção quanto na prevenção, utilizando pomadas e outros métodos para reduzir seu risco de proliferação.

podologo-pe-enfaixado
O Podólogo atua no tratamento e prevenção de fungos para impedir sua ploriferação. Fonte: Shutterstock.

Quais são as áreas de atuação do podólogo?

Ainda dentro das funções listadas acima, há bastante espaço para pensar sobre o que faz um podólogo. Na prática, sua atuação é bastante ampla, ajudando tanto pacientes comuns no dia a dia quanto grupos mais específicos.

Confira, aqui, algumas das possíveis áreas nas quais o podólogo atua.

Podologia Geriátrica

Pessoas idosas requerem bem mais atenção com a saúde. Por isso recebem a assistência de vários tipos de profissionais em diferentes campos. A podologia geriátrica é um tipo de assistência bem relevante, pois a saúde dos pés influencia amplamente em sua qualidade de vida.

Já mencionamos um pouco sobre os problemas de circulação e como eles são mais comuns em idosos, mas há outros motivos para ter essa tensão. Os pés, quando não são bem tratados, podem prejudicar o equilíbrio e a postura, aumentando o risco de acidentes. O podólogo faz a avaliação do paciente e determina se os pés precisam de algum tratamento.

Podologia Preventiva

A prevenção de problemas nos pés é tão importante quanto seu tratamento. Evitar calos, unhas encravadas, fungos e problemas de postura faz uma grande diferença na qualidade de vida dos pacientes. A podologia também pode ser aplicada em caráter preventivo, desde a higienização adequada até massagens e melhor alinhamento da postura no dia a dia. Uma área com cada vez mais demanda, já que inúmeras pessoas se preocupam com a própria saúde hoje em dia.

Podologia Infantil

Crianças estão em uma posição bem específica com relação à saúde dos pés. Seus corpos ainda estão em formação, então uma postura adequada é fundamental para seu crescimento adequado. Ao mesmo tempo, qualquer problema mais grave pode ter um grande impacto no desenvolvimento dos pequenos. 

O podólogo infantil faz todos os exames necessários para saber se um bebê requer atenção especial com relação aos pés, além de indicar boas práticas para manter sua saúde e integridade. Também pode orientar pais e crianças mais velhas sobre como cuidar dos próprios pés.

bebe-podologa
O Podólogo pode se especializar em Podologia Infantil. Fonte: Shutterstock.

Podologia de Risco

Muitas doenças e condições físicas aumentam o risco de desenvolver problemas graves nos pés, os quais podem se tornar recorrentes. Problemas vasculares, neurológicos ou, mesmo, diabetes podem impactar a saúde dos pés, exigindo um pouco mais de atenção e prevenção. O podólogo aqui pode identificar os chamados “pés de risco” e começar seu tratamento com antecedência.

Podologia Desportiva

Os atletas são bem conhecidos por ter problemas com fungos, circulação e calos nos pés. Ao mesmo tempo, dependem bastante de sua saúde para conseguir realizar suas atividades de alto nível. A podologia desportiva é uma área que se especializa nesse tipo de paciente, ajudando a melhorar sua performance de treinamento e prática.

Podologia Laboral

Também há muitos outros trabalhos que exigem bastante dos pés, como em construção civil ou entregas. Nesses casos, o ideal é contar com a ajuda de um podólogo profissional para indicar melhores métodos de prevenção e ergonomia no ambiente de trabalho.

Como a Anhanguera ajuda na sua formação?

Agora você já entende melhor o que faz o podólogo e qual tipo de atuação deve ter ao seguir essa especialização. Vale a pena se informar melhor sobre a área e como ela funciona, especialmente se você pretende entrar na faculdade. Aqui na Anhanguera, o que não falta são opções e infraestrutura para explorar as diferentes especializações possíveis.

Não deixe o futuro para depois! Inscreva-se hoje mesmo no Curso de Podologia da Faculdade Anhanguera!

Perguntas Frequentes

Qual é o valor de uma sessão de podologia?

O preço de cada sessão de tratamento pode variar bastante. A faixa mais comum é entre R$50 e R$150 por consulta.
O essencial é ter um profissional de confiança. Busque referências de antigos clientes, para que exista uma boa relação custo-benefício.

Quando se deve procurar um podólogo?

Sempre que sentir algum desconforto ou dor persistente nos pés, seja ela geral ou localizada. Também é importante para pessoas com maior risco, como diabéticos e idosos.

O tratamento preventivo pode auxiliar, principalmente, quem trabalha muito tempo em pé ou quem tem risco de desenvolver alguma doença nos pés.

Por que a podologia não usa anestesia?

A aplicação de anestesia não está inclusa no trabalho do podólogo e não faz parte do tratamento. 

O que costuma acontecer é o uso de cremes anestésicos em alguns procedimentos. Tudo deve ser sempre feito por um profissional qualificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima