Entenda o que é febre reumática, seus sintomas, causas e tratamento!

dor-na-garganta

Quem atua na área de saúde e bem-estar sempre se acostuma a encontrar todo tipo de doença e condição física. E muitas delas são complicações de outros problemas de saúde, que podem se desenvolver por falta de cuidado ou predisposição do paciente. Um exemplo disso é a febre reumática, que pode ocorrer em praticamente qualquer paciente, mesmo que não seja tão comum.

Enquanto você se prepara para o seu vestibular na área de saúde, vale a pena se familiarizar um pouco mais com certas doenças, suas causas e como se desenvolvem.  Isso te dá um entendimento melhor não apenas sobre essa condição, mas também uma ideia do tipo de trabalho com o qual você terá que lidar ao longo dessa carreira.

Acompanhe e entenda melhor o que é a febre reumática, seus sintomas, causas e como é feito o tratamento.

O que é a febre reumática?

Trata-se de uma doença inflamatória que afeta diferentes partes do corpo e ocorre como uma complicação da amigdalite bacteriana. Quanto um paciente tem essa infecção de garganta, pode ser que ela se espalhe e atinja outros órgãos, provocando várias dores e inflamações que podem deixar sequelas.

Por ser resultado de uma complicação de outra infecção, ela pode ocorrer a qualquer momento ao longo da vida. Porém, é mais comum em crianças de 5 a 15 anos. Isso não significa também que qualquer caso de amigdalite tem alto risco de levar à febre reumática. Na maioria dos casos, há uma predisposição hereditária para desenvolver a doença, mas suas causas específicas não são conhecidas.

Quais são seus sintomas?

Além da característica febre e dor na garganta, essa doença também pode se manifestar de outras formas em todo o corpo. Raramente ela fica muito tempo sem ser detectada, já que é possível notar seus estágios iniciais na amigdalite bacteriana.

Veja aqui quais são os principais sintomas aos quais você deve se atentar.

Artrite

Um dos primeiros sintomas que podem aparecer são dores nas articulações, principalmente nos joelhos e tornozelos. A dor costuma ser intensa e acompanhada de inchaços. Como resultado, pode haver bastante dificuldade para se locomover.

Se esse sintoma persistir por muito tempo, há também o risco de desenvolver algum problema de longo prazo nas articulações. Por exemplo, tentar se forçar a caminhar, mesmo com os inchaços, pode causar má-formação durante o crescimento e piorar seu estado. Por isso é necessário ter cuidado redobrado no caso das crianças.

artrite
A artrite é um dos principais sintomas da febre reumática, causando inflamação, dor e rigidez nas articulações dos pacientes. Fonte: Shutterstock.

A tendência é que essas dores não fiquem apenas em uma articulação, passando de uma para outra a cada dois ou três dias. Mas vale lembrar que essas dores não são associadas apenas à febre reumática. Se não houver outros sintomas, elas podem ser causadas por outras doenças.

Inflamações cardíacas

Além das articulações, também é possível que diversas camadas e regiões do coração também sofram uma inflamação. Isso pode levar a uma série de outros sintomas, como aceleração do batimento cardíaco ou perda de disposição.

De todos os sintomas, esse é o que mais exige atenção, pois possui o maior risco de deixar sequelas de longo prazo. Uma criança que fique muito tempo com inflamações cardíacas durante seu desenvolvimento tem maior risco de desenvolver sequelas, as quais vão afetar sua capacidade cardíaca ao longo da vida.

Coreia

Na área da saúde, coreia é o nome dado a um sintoma caracterizado por movimentos involuntários abruptos, repetitivos e irregulares, os quais passam de uma parte do corpo para outra. Geralmente envolve os músculos da face, o tronco e membros.

O maior perigo desse sintoma é o risco de acidentes. Uma criança que comece a ter movimentos involuntários e bruscos pode sofrer uma queda e se machucar. Nem sempre isso acontece, mas é necessário ter mais atenção para estes casos.

mulher-dor-nas-costas-
A Coreia é um dos principais sintomas neurológicos associados à febre reumática, caracterizada por movimentos involuntários e descoordenados. Fonte: Shutterstock.

Fraqueza nos membros

A combinação da inflamação nas juntas e do coração quase sempre provoca fraqueza muscular nos membros. Pode ser desde uma simples perda de disposição até algo que dificulta mais drasticamente a movimentação.

Assim como a coreia, esse sintoma também pode criar o risco de quedas durante a movimentação. Mesmo nos casos mais amenos, o desconforto pode ser suficiente para limitar as possibilidades de deslocamento e interação no dia a dia.

Eritema Marginado

Eritema é o nome científico dado à manifestação de manchas vermelhas na pele, algumas se assemelhando a feridas. No caso da febre reumática, as manchas se manifestam majoritariamente no tronco e nos membros, sendo facilmente visíveis.

Esse é considerado um dos sintomas de maior alerta, pois é sinal de manifestação mais aguda da doença. Quando estas manchas são detectadas, é sinal de que o paciente precisa de atenção redobrada para auxiliar em sua recuperação.

Quais são as principais causas da febre reumática?

Como já mencionamos, ela é uma complicação da amigdalite, que ocorre quando a infecção fica mais intensa e começa a afetar outras partes do corpo. Uma criança pequena pode começar manifestando a dor de garganta e mostrar sinais de febre reumática em duas ou três semanas após os primeiros sintomas.

Apesar de não ser uma doença tão rara, não há uma forma clara de prever como ou quando ela se manifesta. O mais comum é que haja uma predisposição do corpo, já que muitos dos casos costumam ocorrer em crianças cujos pais também tiveram a doença. Porém, ainda faltam evidências para comprovar sua causa principal.

Como é feito o tratamento?

Para tratar a febre reumática, o paciente deve ser levado a um reumatologista, um médico especialista nesse tipo de doença. Na maioria dos casos, o tratamento começa pela infecção de garganta, eliminando os sinais da bactéria no organismo. Isso evita que a condição se desenvolva. O tratamento dos sintomas envolve o uso de antiinflamatórios e descanso até que o corpo se recupere.

medico-dando-remedio
O tratamento da febre reumática envolve o uso de antibióticos para combater a infecção e o uso de medicamentos anti-inflamatórios para aliviar os sintomas. Fonte: Shutterstock.

Como a Anhanguera ajuda na sua carreira?

A febre reumática é apenas um exemplo das várias doenças que os profissionais de saúde podem encontrar. Se você pretende seguir essa carreira, o ideal é chegar preparado, já com todo o conhecimento que precisa para começar a atuar.

Nesse ponto, a Anhanguera tem uma importante contribuição a fazer. Com nossos cursos da área de saúde e bem-estar, você conta com toda a infraestrutura que precisa para aprender tanto na teoria quanto na prática antes de entrar no mercado de trabalho.

Visite o HUB do Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera e veja como podemos te ajudar nessa jornada.
Perguntas

Perguntas Frequentes

Quanto tempo dura a febre reumática?

Na maioria dos casos, os sintomas persistem por aproximadamente 6 meses. Há casos em que a doença desaparece em 3 meses, mas também pode durar até 2 anos.
Sempre busque auxílio de um profissional da saúde, principalmente se houver persistência dos sintomas.

Quem tem febre reumática pode se aposentar?

Dependendo da gravidade do caso, é sim possível conseguir auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez.
Isso ocorre porque se trata de uma doença incapacitante do ponto de vista laboral. O doente deverá seguir à perícia para avaliar seu caso.

Quem tem reumatismo pode tomar café?

Em moderação, a cafeína pode ser benéfica para o organismo e não tem efeitos adversos em uma pessoa com febre reumática.
Em todo caso, é preciso seguir as orientações médicas, pois somente o profissional da saúde poderá avaliar qual tipo de efeito que haverá em cada situação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima