O que é distúrbio alimentar? Entenda esse transtorno

prato-vazio

Com padrões de beleza cada vez mais inalcançáveis, pessoas do mundo todo sofrem com transtornos, tentando atingir a estética estipulada como ideal pela sociedade. Pensando nisso, você sabe o que é distúrbio alimentar?

Como ele pode trazer consequências ruins para a saúde física e mental, é preciso prestar atenção aos sinais e buscar tratamento. Assim, é possível reverter o quadro e ter uma relação mais saudável com a comida.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira! 

O que é um distúrbio alimentar?

Um distúrbio alimentar é uma alteração na forma de comer, que torna disfuncional a relação do indivíduo com a alimentação. Desse modo, ele pode se manifestar como excesso ou restrição na ingestão de alimentos, uso de medicamentos laxantes, preocupação excessiva com calorias, entre outros comportamentos.

Embora os distúrbios alimentares possam acontecer em qualquer período da vida e em pessoas de ambos os sexos, eles são mais frequentes em adolescentes e jovens adultos do sexo feminino.

Quais são os principais tipos de distúrbios alimentares?

Como você viu, os distúrbios alimentares podem se manifestar de diversas maneiras. Assim, eles são diferenciados de acordo com os comportamentos apresentados pelo paciente. 

A seguir, veja os principais tipos de transtornos alimentares:

  • anorexia: a pessoa se enxerga com mais peso do que realmente tem e busca a magreza por meio de dietas extremamente restritivas;
  • bulimia: o indivíduo apresenta períodos de restrição na alimentação intercalados com episódios de compulsão alimentar. Então, como forma de compensar a ingestão excessiva de calorias, provoca vômitos e utiliza laxantes;
  • compulsão alimentar: a pessoa tem episódios em que consome uma grande quantidade de comida em um curto intervalo. Nesse caso, não há comportamentos compensatórios, mas pode haver culpa e vergonha.
compulsao-alimentar
O distúrbio alimentar também pode se caracterizar como uma compulsão. Fonte: Shutterstock.

Como identificar um distúrbio alimentar?

De modo geral, as pessoas que sofrem com distúrbios alimentares não costumam perceber a relação conturbada com a comida e se sentem no controle da situação. Além disso, elas escondem os sintomas dos familiares e amigos, dificultando a identificação do transtorno.

Dessa maneira, é comum que os indivíduos com transtorno alimentar tenham ajuda quando o quadro está mais avançado. Em todo caso, a qualquer sinal de algum tipo de distúrbio alimentar, é necessário buscar ajuda médica!

mulher-comendo-pepino
O distúrbio alimentar é uma doença séria que pode levar até mesmo à morte do indivíduo. Fonte: Shutterstock.

Veja também: E aí? Se interessou pelo assunto e quer saber mais sobre isso? Preparamos esse vídeo para te ajudar a decidir se a Psicologia é a área ideal para você. Não deixe de conferir!

Entenda mais sobre saúde!

Você sabia que a Anhanguera tem um Hub exclusivo da área da Saúde e Bem-estar? Nele, é possível tirar dúvidas sobre o tema, conhecer os cursos voltados para o setor e muito mais!

Neste post, você entendeu o que é um distúrbio alimentar, quais são os tipos e como identificar um. Se esse assunto o interessa, saiba que Medicina, Nutrição e Psicologia são carreiras aptas a ajudar pessoas com esses transtornosQue tal saber mais sobre esses cursos? Acesse o Núcleo de Saúde e Bem-estar da Anhanguera entenda!

Perguntas Frequentes

Que médico trata distúrbio alimentar?

O tratamento de distúrbios alimentares é realizado pelo especialista em Psiquiatria. Afinal, essa alteração na relação com a comida é um tipo de transtorno mental e comportamental.

No entanto, outros profissionais podem ajudar no controle dos transtornos alimentares, como nutricionista, psicólogo e educador físico. Assim, o tratamento é realizado com equipe multidisciplinar.

Quais são as causas do distúrbio alimentar?

O motivo exato pelo qual uma pessoa pode apresentar o problema ainda é desconhecido. Isso porque as causas do distúrbio alimentar são complexas e podem ser uma mistura de diversos fatores sociais, ambientais, biológicos e mentais.

Contudo, é possível citar algumas condições que favorecem o aparecimento do transtorno alimentar, como genética, baixa autoestima e distorção da imagem corporal.

Quais são os sintomas de compulsão alimentar?

Os sintomas de compulsão alimentar são bem característicos. Geralmente, o indivíduo come muito mais rápido que o normal e até se sentir muito cheio, de forma desconfortável e mesmo sem fome. 

Além disso, ele não é seletivo e pode consumir alimentos em preparos não usuais, como feijão gelado, arroz cru e manteiga pura etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima