Você sabe o que é arteriosclerose? Essa doença afeta a camada interna das artérias e provoca a formação de placas que obstruem a circulação sanguínea. A alteração pode causar problemas cardiovasculares que ocorre, principalmente, por conta do envelhecimento.
No entanto, independentemente da idade, o dano vascular acontece com o envelhecimento das artérias. Esse processo está relacionado com fatores de risco genético, além de outras doenças como diabetes, tabagismo e hipertensão.
Neste post, vamos explicar o que é arteriosclerose, suas causas, sintomas e tratamentos. Confira!
O que é arteriosclerose?
A arteriosclerose é caracterizada pelo espessamento das artérias, responsáveis por transportar sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para o restante do corpo. Esse processo pode restringir o fluxo sanguíneo para tecidos e órgãos.
Artérias saudáveis costumam ser elásticas e flexíveis, mas com o passar do tempo, podem endurecer. Com isso, os vasos sanguíneos e o coração precisam trabalhar mais para receber e bombear sangue, tornando-as mais suscetíveis ao acúmulo de placas, condição chamada de aterosclerose.
A arteriosclerose pode acontecer em qualquer parte do corpo, sendo mais grave quando acomete a região das pernas, as coronárias e as carótidas.
Quais são as causas da arteriosclerose?
A arteriosclerose é uma doença progressiva e lenta, que ocorre por conta do envelhecimento. Contudo, a condição também pode surgir com um dano ou lesão na camada interna de uma artéria, provocada por:
- inflamação por doenças como infecções, lúpus e artrite;
- diabetes, obesidade ou resistência à insulina;
- triglicerídeos alto;
- colesterol alto;
- pressão alta.
Quais são os sintomas da doença?
Os sintomas da arteriosclerose não são perceptíveis até que ocorra um bloqueio da artéria. Assim, os sinais mais comuns são:
- fraqueza muscular nas pernas por falta de circulação;
- confusão, que ocorre se o bloqueio afetar a circulação para o cérebro;
- fadiga;
- falta de ar;
- dor na perna, no braço e em qualquer outra área que tenha uma artéria bloqueada;
- dor no peito ou angina.
Como é feito o diagnóstico da arteriosclerose?
O diagnóstico da doença é realizado por meio de uma avaliação dos sintomas, com exames laboratoriais e de imagem, como a ultrassonografia, angiograma, tomografia etc. Eles são fundamentais para confirmar a arteriosclerose.
Qual é o tratamento da arteriosclerose?
O tratamento da arteriosclerose é feito com base no restabelecimento do fluxo de sangue para a região obstruída. Nesse caso, o médico poderá indicar o uso de alguns medicamentos, como antiagregantes plaquetários, que evitam a formação de trombos, além de procedimentos cirúrgicos.
Os fatores de risco também devem ser tratados, como hipertensão, diabetes e obesidade. Lembre-se de que é fundamental consultar um médico especializado para que ele indique o melhor tratamento para você.
Como prevenir a arteriosclerose?
A melhor maneira de prevenir a arteriosclerose é adotar hábitos saudáveis. Confira algumas dicas práticas:
- faça exercícios físicos com regularidade;
- controle o colesterol ruim (LDL);
- evite o fumo;
- mantenha uma alimentação saudável e variada.
Agora é com você!
Agora que já sabe o que é arteriosclerose, saiba que você pode se aprofundar no assunto ao cursar uma graduação da área da saúde. Na Anhanguera, você encontrará diversas opções, como Farmácia, Fisioterapia, Ciências Biológicas etc.
Em todas elas, você terá aulas com professores renomados, infraestrutura de ponta e matriz curricular atualizada!
Gostou? Então, não deixe de investir no seu futuro. Inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!
Perguntas Frequentes
A arteriosclerose pode gerar várias consequências para a saúde. Por obstruir as artérias, a pessoa pode desenvolver outras doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Também surgem embolias e trombos.
Na arteriosclerose, as artérias se tornam mais espessas e rígidas, o que restringe o fluxo sanguíneo. Na aterosclerose, há um estreitamento das artérias provocadas pelo acúmulo de placas, como colesterol e gordura.
É possível reverter a arteriosclerose. Nesse caso, a pessoa precisa mudar os hábitos alimentares, praticar atividades físicas e consultar um médico especializado. Assim, ele poderá indicar os melhores tratamentos para desobstruir as artérias.
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.