Conheça as 7 principais matérias da graduação em Gestão Hospitalar!

gestora

Na hora de escolher um curso superior, é fundamental analisar alguns fatores. Alguns deles incluem o mercado de trabalho, as oportunidades de atuação, a modalidade de ensino disponível e a grade curricular.

Nesse sentido, você sabe quais são as principais matérias de Gestão Hospitalar? Essa graduação prepara os profissionais para administrar hospitais e estabelecimentos do campo da saúde. Assim, para saber se essa área realmente combina com você, vale a pena conhecer as suas disciplinas.

Ficou interessado no assunto? Então acompanhe a leitura e conheça as 7 matérias de Gestão Hospitalar!

Quais são as 7 principais matérias de Gestão Hospitalar?

A graduação em Gestão Hospitalar traz as matérias de análise e estudos de prestações de serviços, consultoria, planejamento financeiro, orçamentário e operacional. Assim, a matriz curricular é mais centrada em administração no ramo da saúde.

Veja algumas das principais disciplinas estudadas!

1. Gestão de Pessoas

Essa matéria tem como foco preparar os estudantes para liderar equipes multidisciplinares dentro do ambiente hospitalar, reconhecendo a importância dos profissionais de saúde no funcionamento eficaz de uma instituição desse tipo.

A abordagem da disciplina envolve conceitos e práticas de recursos humanos adaptados às particularidades do setor da saúde. Assim, ela aborda técnicas eficazes de treinamento e desenvolvimento, visando aprimorar as competências dos colaboradores.

Isso é essencial para garantir que a equipe esteja atualizada com as melhores práticas médicas e administrativas, promovendo a eficiência operacional. Além disso, são exploradas estratégias de motivação e engajamento, considerando a natureza desafiadora e emocional do trabalho hospitalar.

Por fim, a disciplina se dedica a iniciativas que buscam melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Isso envolve a implementação de políticas que promovem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, considerando o ambiente estressante do setor de saúde.

Além disso, são abordadas estratégias para criar e manter boas relações interpessoais, fundamentais para o bom funcionamento da equipe.

2. Biossegurança

A matéria de Biossegurança é essencial para conscientizar os alunos sobre os riscos associados às atividades na área da saúde e para desenvolver medidas preventivas visando a segurança dos profissionais, dos pacientes e a preservação do meio ambiente.

A biossegurança é uma abordagem multidisciplinar que busca evitar, controlar e mitigar riscos, garantindo ambientes hospitalares seguros e práticas de saúde responsáveis. A disciplina aborda a identificação de riscos inerentes às atividades hospitalares, tanto para os profissionais de saúde quanto para os pacientes.

O foco está em compreender e avaliar os perigos potenciais, desde a manipulação de materiais biológicos até a exposição a substâncias químicas. Assim, são ensinadas as boas práticas necessárias em instalações laboratoriais hospitalares, visando a proteção dos colaboradores envolvidos.

Isso inclui procedimentos adequados de manipulação, armazenamento e descarte de materiais biológicos e químicos, reduzindo os riscos de acidentes e contaminação. Além disso, o conteúdo enfatiza as medidas eficazes para evitar a transmissão de doenças, incluindo epidemias.

Esse processo abrange desde a correta utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) até protocolos de higienização e desinfecção de ambientes e instrumentos médicos.

3. Marketing de Produtos e Serviços

Essa disciplina visa proporcionar uma compreensão abrangente sobre como estratégias de marketing podem ser aplicadas de maneira ética e eficaz no contexto da saúde. 

Assim, o foco é utilizar as práticas de marketing para identificar oportunidades de melhoria, entender as demandas dos pacientes e aprimorar continuamente o atendimento hospitalar.

Nesse sentido, a disciplina destaca a evolução na percepção do marketing na área da saúde, se afastando da abordagem tradicional de explorar doenças e pacientes. Em vez disso, busca-se uma compreensão mais holística, considerando o marketing como uma ferramenta para aprimorar a experiência do paciente.

Os alunos aprendem a utilizar as ferramentas de marketing para identificar áreas de aprimoramento nos serviços hospitalares. Isso inclui a análise de processos internos, o entendimento das necessidades dos pacientes e a identificação de oportunidades para proporcionar um atendimento mais eficaz e humano.

Além disso, a disciplina aborda a ética no marketing hospitalar, enfatizando a responsabilidade de promover práticas transparentes e honestas.

4. Processos Logísticos

A disciplina de Processos Logísticos no curso de Gestão Hospitalar tem como objetivo fornecer aos alunos uma compreensão aprofundada dos aspectos logísticos específicos do contexto hospitalar.

Logo, a disciplina aborda os princípios da logística adaptados ao ambiente hospitalar, considerando as particularidades e demandas específicas desse setor. Os alunos são introduzidos aos conceitos essenciais de gestão logística aplicados a serviços de saúde.

Os conteúdos abrangem aspectos relacionados à gestão de estoques, considerando a diversidade de materiais necessários em um ambiente hospitalar. Isso inclui a otimização dos níveis de estoque, técnicas de armazenagem e controle de validade de medicamentos e insumos.

Os alunos também são instruídos sobre como organizar a distribuição interna de produtos nos diferentes setores hospitalares. A logística hospitalar envolve a entrega eficaz de insumos nos locais certos, contribuindo para a eficiência operacional.

Por fim, são abordados os aspectos regulatórios relevantes para a logística hospitalar, incluindo normas de segurança, rastreabilidade de produtos e regulamentações específicas da área da saúde. A ênfase na conformidade destaca a importância do alinhamento com padrões e regulamentos vigentes.

5. Auditoria e Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde

Essa disciplina tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos essenciais sobre práticas de auditoria e gestão da qualidade no contexto dos serviços de saúde. Logo, ela inicia fornecendo uma compreensão sólida dos princípios fundamentais da auditoria em serviços de saúde.

Isso inclui os objetivos da auditoria, os padrões regulatórios e as melhores práticas para avaliação e melhoria contínua. Além disso, o conteúdo aborda as principais normas e certificações relacionadas à qualidade em serviços de saúde.

Alguns exemplos incluem a análise de padrões reconhecidos internacionalmente, como a Acreditação Hospitalar, ISO 9001 para serviços de saúde, entre outros. A matéria também explora as diferentes ferramentas e metodologias utilizadas na realização de auditorias em serviços de saúde.

Isso pode envolver auditorias internas, externas e processos de avaliação de conformidade. Ainda, os alunos estudarão os processos de certificação e acreditação em saúde, destacando os requisitos necessários para a obtenção dessas certificações.

Eles podem incluir a análise de órgãos certificadores e a importância dessas certificações para a reputação e eficiência operacional das instituições de saúde.

6. Gestão de Planos de Saúde

Essa matéria de Gestão Hospitalar apresenta uma visão geral sobre o conceito, histórico e importância dos planos de saúde no contexto do sistema de saúde. Ela explora as características e modalidades de planos existentes.

Ademais, os estudantes estudam as principais leis, normas e regulamentações que regem a atuação dos planos de saúde. Isso inclui a análise de órgãos reguladores e suas atribuições, bem como as obrigações legais das operadoras.

O conteúdo explora a estrutura organizacional das operadoras de planos de saúde. Esse processo envolve a compreensão das diferentes áreas funcionais, papéis e responsabilidades dentro da gestão de planos de saúde.

A matéria também analisa os aspectos contratuais dos planos de saúde, incluindo a elaboração de contratos, cláusulas importantes e a definição da cobertura assistencial. Assim, ela explora as diferentes modalidades de cobertura e as suas implicações.

7. Saúde Pública

Na disciplina de Saúde Pública, você conhecerá os diferentes modelos de sistemas de saúde, com ênfase no sistema de saúde brasileiro. Nesse caso, será possível analisar a organização, financiamento e prestação de serviços de saúde.

Além disso, a matéria aborda os conceitos-chave de epidemiologia, incluindo a incidência, prevalência e fatores de risco de doenças. Ela explora a importância da vigilância em saúde para monitorar e controlar a propagação de doenças.

Outro ponto importante é que o conteúdo foca em estratégias para promover a saúde e prevenir doenças na comunidade. Isso inclui a discussão de campanhas de conscientização, programas de vacinação, educação em saúde e hábitos saudáveis.

Por fim, durante as aulas, serão discutidos questões éticas relacionadas à saúde pública, incluindo o respeito aos direitos individuais, a equidade no acesso aos serviços de saúde e dilemas éticos em situações de saúde pública.

Como é a rotina de estudo do aluno de Gestão Hospitalar?

Após conhecer as 7 principais matérias de Gestão Hospitalar, vale a pena entender como é a rotina de estudo dos alunos. Uma parte do aprendizado ocorre por meio de aulas teóricas, nas quais os alunos têm acesso a conteúdos importantes ministrados por professores especializados.

Além das aulas teóricas, a rotina inclui atividades práticas que visam aplicar os conceitos aprendidos em situações reais. Isso pode envolver estudos de caso, simulações de gestão hospitalar e projetos práticos.

A participação em estágios supervisionados em instituições de saúde é uma parte necessária para permitir que os alunos coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

A interação também desempenha um papel essencial na rotina de estudo, com a participação em fóruns online, discussões e grupos de estudo. Essas atividades proporcionam a oportunidade de trocar ideias e experiências com colegas e professores, enriquecendo o aprendizado.

A leitura de material complementar, como artigos, livros e recursos adicionais, é uma prática comum para aprofundar o entendimento sobre temas específicos. Pesquisas acadêmicas e a elaboração de trabalhos escritos são parte integrante do desenvolvimento do aluno como gestor hospitalar.

Por fim, a rotina inclui a preparação para avaliações e provas, que testam o conhecimento adquirido ao longo do curso. Também se destaca a participação em seminários, webinars e eventos relacionados à gestão hospitalar para se manter atualizado sobre as tendências e inovações do setor.

Qual é o perfil do estudante de Gestão Hospitalar?

O perfil do estudante de Gestão Hospitalar é caracterizado por uma combinação de habilidades, interesses e características pessoais que o capacitam a atuar de forma eficaz no ambiente complexo e dinâmico da gestão de instituições de saúde.

Confira algumas aptidões do estudante!

Interesse na área da saúde

O estudante de Gestão Hospitalar geralmente tem um interesse no setor de saúde e na prestação de serviços médicos. Ele compreende a importância do sistema de saúde e deseja contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos.

Os estudantes de Gestão Hospitalar geralmente têm interesse no setor de saúde e na prestação de serviços médicos. Fonte: Shutterstock.

Habilidades de gestão

O aluno deve ter habilidade inata ou desenvolvida para a gestão de pessoas, processos e recursos. Essa característica é essencial para coordenar equipes, otimizar operações e garantir eficiência nos serviços de saúde.

Capacidade analítica

Também é importante ter capacidade de análise crítica e raciocínio lógico para lidar com desafios específicos da gestão hospitalar, como otimização de processos, alocação de recursos e resolução de problemas complexos.

Comunicação eficaz

É necessário ter habilidade para se comunicar eficazmente, tanto verbalmente quanto por escrito. A comunicação clara é fundamental para interagir com equipes multidisciplinares, pacientes, fornecedores e outros profissionais de saúde.

O que faz um gestor hospitalar?

O gestor hospitalar desempenha um papel importante na administração de sistemas de saúde, sendo responsável por gerenciar equipes multidisciplinares e otimizar os recursos financeiros da instituição. Assim, a sua rotina dinâmica e intensa abrange diversas atribuições.

Veja!

Avaliação e controle do gerenciamento

O gestor hospitalar utiliza indicadores obtidos por meio de depoimentos de colaboradores, relatórios e sistemas para avaliar a efetividade da rotina hospitalar. A análise constante é essencial para tomar decisões informadas e aprimorar o seu desempenho profissional.

Planejamento e administração de negócios

Desenvolver estratégias para organizar a rotina hospitalar é uma responsabilidade central. O gestor precisa conhecer profundamente as normas dos setores, supervisionar atividades e implementar práticas que garantam o bom andamento das questões administrativas e burocráticas.

Organização do processo de Recursos Humanos

O gestor hospitalar enfrenta o desafio de organizar processos, considerando o impacto interno de cada setor. Por exemplo, ao informatizar o hospital, ele deve motivar a equipe, realizar a detecção precoce de imprevistos e garantir o treinamento adequado dos colaboradores para a efetivação de melhorias.

O gestor hospitalar enfrenta o desafio de organizar processos, considerando o impacto interno de cada setor. Fonte: Shutterstock.

Compras e almoxarifado

A gestão eficiente de compras e almoxarifado é fundamental para garantir um bom relacionamento com fornecedores e manter um controle adequado de medicamentos e materiais em estoque.

Play video
document.getElementById(‘videoThumbnail’).addEventListener(‘click’, function() { var videoUrl = ‘https://www.youtube.com/embed/uOKhyEEKBxs?autoplay=1’; var iframe = document.createElement(‘iframe’); iframe.setAttribute(‘src’, videoUrl); iframe.setAttribute(‘frameborder’, ‘0’); iframe.setAttribute(‘allow’, ‘accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share’); iframe.setAttribute(‘allowfullscreen’, ‘true’); iframe.style.width = ‘100%’; iframe.style.height = ‘100%’; iframe.style.position = ‘absolute’; iframe.style.top = ‘0’; iframe.style.left = ‘0’; var videoWrapper = document.getElementById(‘videoWrapper’); videoWrapper.removeChild(document.getElementById(‘videoThumbnail’)); videoWrapper.appendChild(iframe); }); { “@context”: “https://schema.org”, “@type”: “VideoObject”, “name”: “Faça Gestão Hospitalar EAD na Anhanguera!”, “description”: “Na Anhanguera, os cursos da modalidade Educação a Distância (EAD) têm currículo e qualidade iguais aos cursos presenciais. Além disso, só aqui, você tem à disposição o revolucionário Programa do Livro-Texto (PLT), que oferece livros dos melhores autores e editoras, com descontos de até 80%. Comece agora a transformação em sua vida, acesse e inscreva-se: www.vestibulares.br “, “thumbnailUrl”: “https://i3.ytimg.com/vi/uOKhyEEKBxs/maxresdefault.jpg”, “uploadDate”: “2014-12-19”, “duration”: “PT0H2M6S”, “embedUrl”: “https://www.youtube.com/embed/uOKhyEEKBxs” }

Faça já o curso de Gestão Hospitalar!

Agora que você já conhece as 7 principais matérias de Gestão Hospitalar, que tal se preparar e estudar em uma faculdade renomada e conceituada? Na Anhanguera, você poderá cursar a graduação em diferentes modalidades de ensino, escolhendo aquela que melhor se encaixa em sua rotina.

Além disso, o corpo docente é formado por mestres e doutores experientes. Sem contar a infraestrutura completa e de ponta, com laboratórios especializados.Gostou? Então não perca mais tempo. Inscreva-se no vestibular de Gestão Hospitalar da Anhanguera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima