Você sabe o que é Fisioterapia Hospitalar? Esse campo de atuação da Fisioterapia atua principalmente no tratamento de pacientes em unidades de terapia intensiva e na enfermaria. O objetivo principal é prevenir e avaliar problemas respiratórios e motores que podem surgir por conta de uma internação hospitalar.
Nesse ramo, você poderá atuar em hospitais, desenvolvendo diversas atividades importantes. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!
O que é Fisioterapia Hospitalar?
A Fisioterapia Hospitalar é a área responsável pelos cuidados com pacientes internados em hospitais e unidades de terapia intensiva. O objetivo principal é prevenir e tratar problemas relacionados ao sistema musculoesquelético, cardiorrespiratório e neurológico que possam surgir durante a hospitalização do paciente.
Quais são as funções desempenhadas pelo fisioterapeuta hospitalar?
Quem trabalha com Fisioterapia Hospitalar é responsável por efetuar o diagnóstico terapêutico e interpretar laudos e exames complementares. Além disso, os profissionais são responsáveis por determinar a quantidade de sessão e os procedimentos específicos para que o paciente consiga se reabilitar.
Confira algumas das principais atribuições desempenhadas por eles!
Previne e trata atrofias musculares
Pacientes hospitalares podem ficar um longo período parados e deitados, além de serem engessados em alguns casos. Assim, o fisioterapeuta hospitalar previne e trata atrofias musculares nessas pessoas, por meio de atividades leves, até que a devida reabilitação ocorra.
Previne e trata deformidades e contraturas
Existem diversos pacientes que sofrem contraturas nos ossos e ficam com deformidades ortopédicas aparentes. Nesse caso, o fisioterapeuta hospitalar é responsável por prevenir e tratar esses problemas decorrentes de cirurgias, quedas ou acidentes.
Trata e previne úlceras de decúbito
Quando os pacientes permanecem deitados por um longo período na mesma posição, é comum que apareçam feridas na pele ou úlceras por conta do atrito com a maca. Quando isso ocorre, o fisioterapeuta hospitalar é responsável por trocar a pessoa de posição para prevenir e tratar essas úlceras.
Previne e trata linfedemas
Linfedemas são acúmulos de líquido no sistema linfático que provocam um grande inchaço no corpo de determinados pacientes. Para prevenir e tratar o problema, os profissionais da área realizam massagens que proporcionam a drenagem linfática, auxiliando na reabilitação dessas pessoas.
Trata e previne complicações respiratórias
Na maioria dos casos, quando os pacientes retornam da intubação, eles necessitam de fisioterapia para reabilitar a musculatura que faz parte do processo respiratório. Assim, os fisioterapeutas hospitalares são profissionais responsáveis por esse procedimento de reabilitação.
Quais são as vantagens de atuar com a Fisioterapia Hospitalar?
A Fisioterapia Hospitalar é muito usada nos hospitais por proporcionar bons resultados aos pacientes. Confira, abaixo, as vantagens de atuar nessa área!
Impacto direto na vida dos pacientes
A Fisioterapia Hospitalar permite que os profissionais tenham um impacto direto na vida dos pacientes em momentos cruciais de suas jornadas de saúde.
Ao ajudar na recuperação e reabilitação de pessoas internadas, os fisioterapeutas têm a oportunidade de fazer a diferença e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes.
Diversidade de casos e desafios
Cada paciente é único, e a Fisioterapia Hospitalar oferece uma variedade de casos e desafios clínicos para os profissionais enfrentarem. Trabalhar com diferentes condições de saúde e diagnósticos estimula a capacidade de adaptação e o desenvolvimento de habilidades terapêuticas variadas.
Aprendizado contínuo
A área da Fisioterapia Hospitalar é dinâmica e em constante evolução. Os profissionais têm a oportunidade de aprender com equipes multidisciplinares e se manter atualizados com as últimas práticas e pesquisas científicas no campo da fisioterapia.
Trabalho em equipe
A Fisioterapia Hospitalar requer uma colaboração estreita com outros profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais e fonoaudiólogos. Trabalhar em equipe proporciona uma perspectiva abrangente do paciente e promove uma abordagem holística para a reabilitação.
Variedade de locais de trabalho
Os fisioterapeutas hospitalares podem trabalhar em diversos ambientes hospitalares, como unidades de internação, UTIs, setores de cirurgia, emergência e ambulatório. Isso oferece uma oportunidade de variedade e exposição a diferentes cenários clínicos.
Desenvolvimento de habilidades técnicas e de comunicação
A Fisioterapia Hospitalar exige tanto habilidades técnicas, para realizar intervenções terapêuticas adequadas, como habilidades de comunicação, para interagir com os pacientes e suas famílias de forma empática e compreensiva.
Senso de realização profissional
Atuar na Fisioterapia Hospitalar proporciona um senso de realização profissional ao ver a evolução e melhoria dos pacientes sob seus cuidados. Essa sensação de realização pode ser extremamente gratificante e motivadora para os profissionais.
Veja também: E aí? Gostou do post sobre a Fisioterapia Hospitalar? Então assista também ao vídeo que preparamos sobre as áreas de atuação de um Fisioterapeuta. Não deixe de conferir!
Agora é com você!
E aí, gostou de saber o que é Fisioterapia Hospitalar e a importância do profissional na área? Então saiba que você pode ser um destaque nesse mercado ao investir na sua formação superior.
Para isso, que tal fazer o curso de Fisioterapia em uma instituição de ensino reconhecida pelo MEC, renomada e com um corpo docente qualificado? Na Anhanguera, temos uma infraestrutura de ponta, com laboratórios bem equipados, salas de aula modernas e grade curricular atualizada!Não perca mais tempo e estude em uma boa faculdade. Inscreva-se no vestibular de Fisioterapia da Anhanguera e saia na frente!
Formada em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFMG. Tenho experiência em redação de textos desde 2018, e escrevo sobre diversos temas, como Educação, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia. Quando não estou trabalhando, gosto de ouvir música, ler livros policiais, cozinhar receitas vegetarianas e assistir séries de suspense.