Descubra quantos anos dura a Faculdade de Farmácia!

alunas

Você sabe quantos anos dura a faculdade de Farmácia? Se a sua intenção é seguir essa carreira, é importante ter em mente a resposta para essa pergunta. Assim, é possível realizar um planejamento mais consistente dos seus estudos.

A seguir, veja em quanto tempo é possível cursar Farmácia e o que afeta a conclusão desse curso!

A Faculdade de Farmácia dura 5 anos em média

O curso de Farmácia é tradicionalmente conhecido por ter uma duração média de 5 anos, quando realizado na modalidade presencial. Dessa maneira, a jornada acadêmica em Farmácia é dividida em semestres, cada um com seu próprio conjunto de disciplinas específicas.

Assim, a faculdade de Farmácia costuma ter 10 períodos, em que os alunos podem estudar química, biologia, saúde etc. Com isso, é possível aprender o desenvolvimento de medicamentos, controle de qualidade farmacêutica e farmacoterapia, por exemplo.

O que pode interferir na duração do curso?

É importante destacar que a duração do curso de Farmácia pode variar dependendo de determinados fatores.

Entenda o que pode afetar o tempo de conclusão dessa graduação!

Modalidade de ensino

Algumas universidades oferecem cursos de Farmácia na modalidade semipresencial, o que pode afetar significativamente a duração do curso, dependendo da disponibilidade de tempo do estudante. 

Aqueles que têm mais tempo livre para dedicar aos estudos podem avançar mais rapidamente, completando disciplinas de forma mais acelerada. Por exemplo, um estudante que pode se dedicar em tempo integral ao curso semipresencial pode concluir mais créditos por semestre e, portanto, concluir o curso em menos tempo.

aula farmacia
Algumas universidades oferecem cursos semipresenciais de Farmácia, o que pode variar a duração conforme a disponibilidade do estudante. Fonte: Shutterstock.

Eliminação de matérias

Além disso, os estudantes que já possuem graduações em áreas correlacionadas podem eliminar matérias, dependendo da avaliação da instituição. Por exemplo, se alguém já possui uma formação em Química, muitas das disciplinas introdutórias podem ser dispensadas, permitindo uma conclusão mais rápida do curso.

pessoas aula
Os estudantes que já possuem graduações em áreas correlacionadas podem eliminar matérias, dependendo da avaliação da instituição. Fonte: Shutterstock.

Estágios

Os estágios são uma parte essencial da formação em Farmácia, sendo obrigatório. Apesar disso, eles podem afetar a duração do curso, especialmente se o estudante enfrentar desafios na busca por oportunidades.

Por exemplo, considere um estudante com uma agenda lotada devido a compromissos pessoais e um trabalho de meio período para custear seus estudos. Embora ele entenda a importância do estágio para sua formação, sua rotina corrida dificulta encontrar tempo para as atividades. 

Como resultado, ele pode levar mais tempo para acumular as horas complementares necessárias para a graduação, o que impacta na duração total de seu curso.

Jubilamento

Por fim, outro fator relevante a ser observado é o prazo máximo para finalizar o curso de Farmácia antes de correr o risco de ser desligado da instituição, um procedimento chamado de jubilamento. Esse limite costuma variar de 7 a oito 8 contados a partir do início do curso, mas é essencial verificar as normas da instituição específica em que o estudante está matriculado.

Quer saber mais sobre o curso de Farmácia? Então siga nosso tiktok @academia.health para mais vídeos como esse!

Play video Play video

Após saber quantos anos dura o curso de Farmácia, que tal se juntar à Anhanguera para realizar a sua faculdade? Aqui, você encontra professores fera e uma infraestrutura incrível, que vão te ajudar a ter a melhor formação!

Então, não perca mais tempo e faça a sua inscrição no vestibular de Farmácia da Anhanguera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima